A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos, como o egoísta, o ingênuo, o espertalhão, o vaidoso, o mentiroso, etc. A fábula é uma das mais antigas formas de narrativa. Muitos escritores dedicaram-se às fábulas, mas três ficaram mundialmente famosos: o grego Esopo (século VI a.C.), o latino Fedro (15 a.C d.C.) e o francês Jean de La Fontaine ( ). No Brasil, Monteiro Lobato (século XX) foi quem as recriou. Millôr Fernandes é um escritor carioca que recriou as antigas fábulas de Esopo e La Fontaine, de forma satírica e engraçada. A fábula se divide em 2 partes: 1ª parte - a história (o que aconteceu) 2ª parte - a moral (o significado da história) A origem da fábula perde-se na antiguidade mais remota. Os gregos citavam Esopo como fundador da fábula.

5

6 Um cão vinha caminhando com um pedaço de carne na boca. Quando passou ao lado do rio, viu sua própria imagem na água. Pensando que havia na água um novo pedaço de carne, soltou o que carregava para apanhar o outro. O pedaço de carne caiu na água e se foi, assim como sua imagem. E o cão, que queria os dois, ficou sem nenhum. MORAL: "Quem tudo quer, tudo perde."

7 Havia uma casa completamente cheia de ratas. Um gato sou disso e foi até lá e pouco a pouco, ia devorando as ratas. Mas elas, vendo que estavam sendo caçadas rapidamente, resolveram ficar escondidas em suas tocas. Não podendo pegá-las, o gato planejou uma armadilha para que elas saíssem. Subiu no alto de uma viga e deitado nela se fingiu de morto. Porém, uma das ratas apareceu, o viu e lhe disse: - Escuta aqui, amiguinho! Mesmo que você fosse um saco de farinha eu não me aproximaria de você. MORAL: "Os malvados, quando não pode ferir suas vítimas diretamente, procuram um truque atraente para fazer isso. Tome sempre muito cuidado com o muito lindo e atraente que lhe oferecem."

8 Certo homem de bom coração encontrou na estrada uma cobra estanguida de frio. - Coitadinha! Se fica por aqui ao relento, morre gelada. Tomou-a nas mãos, aconchegou-a ao peito e trouxe-a para casa. Lá a pôs perto do fogão. - Fica-te por aqui em paz até que eu volte do serviço à noite. Dar-te-ei então um ratinho para a ceia. E saiu. De noite, ao regressar, veio pelo caminho imaginando as festas que lhe faria a cobra. - Coitadinha! Vai agradecer-me tanto... Agradecer, nada! A cobra, já desentorpecida, recebeu-o de lingüinha de fora e bote armado, em atitude tão ameaçadora que o homem enfurecido exclamou: - Ah, é assim? É assim que pagas o benefício que te fiz? Pois espera, minha ingrata, que já te curo... E deu cabo dela com uma paulada. Monteiro Lobato

9 Questões: 1. Levando em conta as morais das fábulas, escolha a que mais chamou sua atenção e por quê ? 2. Compare as fábulas com os contos maravilhosos estudados anteriormente e aponte as diferenças em relação a: a) Narrativa, curta ou longa? b) Narrador. c) Personagens. d) Tempo/Lugar – preciso ou impreciso? Explique. e) Linguagem empregada. f) Acontecimentos dos fatos – presente ou passado?Explique g) Apresenta diálogo? Qual é sua importância? h) Qual a finalidade do gênero textual fábula?

10

11 A partir do título e da primeira frase, dê continuidade a fábula. Não esqueça da Moral.

12

13 As árvores e o machado Um homem foi à floresta e pediu as árvores que estas lhe doassem um cabo para o seu machado. O conselho das árvores concordou com o seu pedido e deu a ele uma jovem árvore para este fim...


Carregar ppt "As fábulas são pequenas histórias que transmitem uma lição de moral. As personagens das fábulas são geralmente animais, que representam tipos humanos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google