A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vírus e Bactérias. Vírus e Bactérias PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS: Não possui estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vírus e Bactérias. Vírus e Bactérias PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS: Não possui estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.)."— Transcrição da apresentação:

1

2 Vírus e Bactérias

3 PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS:
Não possui estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.).  São formado basicamente por uma cápsula protéica denominada capsômero que contém em seu interior um só tipo de ácido nucléico: DNA ou RNA, nunca ambos.  Alguns vírus mais complexos podem apresentar também lipídios e glicídios presos à cápsula. É tão pequeno que podem penetrar no interior das células das menores bactérias  Só apresentam propriedades de vida quando estão no interior de células vivas.  Por isso são considerados parasitas celulares obrigatórios.

4 DENGUE FEBRE AMARELA Contágio Picada do mosquito Aedes aegipt
Ciclo de Vida Virose que provoca febres, dores musculares e hemorragias generalizas podendo ser fatal. NÃO HÁ TRATAMENTO NEM VACINA CONTRA A DENGUE. Profilaxia Único combate é a destruição das larvas do mosquito que se desenvolvem em água parada em pneus velhos, latas e caixas d'água destampadas . FEBRE AMARELA   Picada do mosquito Aedes aegipt. Virose grave que entra no corpo com a saliva do mosquito. O vírus entra no sangue e vai até o fígado, rins ou baço causa ndo erupção na pele, náuseas e hemorragias nos órgãos. VACINAÇÃO e combates aos focos que favorecem o desenvolvimento das larvas do mosquito(água parada).

5   CAXUMBA   Contágio Gotículas de saliva no ar expelidas pelo doente,ou pelas roupas e objetos contaminados. Ciclo de Vida Os vírus atacam principalmente as glândulas salivares que ficam inchadas. Pode haver agravamento da caxumba se os vírus atingirem os testículos, os ovários ou o cérebro. Profilaxia VACINAÇÃO é o melhor meio de se evitar a doença. POLIOMIELITE (Paralisia Infantil) Contágio Vírus penetram pela boca e se reproduzem no intestino. Os vírus chegam ao sistema nervoso pela corrente sangüínea afetando as células nervosas causando PARALISIA E ATROFIA DA MUSCULATURA geralmente nos membros inferiores. A vacinação está acabando com essa doença no mundo inteiro.

6  A I D S (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)
H I V (Vírus da Imunodeficiência Humana) Retrovírus que tem uma enzima especial chamada transcriptase reversa que permite a produção de DNA a partir de RNA. Contágio O contágio se dá por relações sexuais, transfusões de sangue e uso de seringas e agulhas compartilhadas. Ciclo de Vida O HIV ataca o LINFÓCITO T4(general de divisão). O vírus se liga á proteína CD4 presente no linfócito. Profilaxia NÃO HÁ VACINA CONTRA A AIDS. O mais novo tratamento da doença é o COQUETEL TRÍPLICE. Os doentes medicados obtiveram uma diminuição em 98,9% da quantidade de HIV no organismo. O coquetel é formado por AZT e 3TC (inibidores da enzima trascriptase reversa), e uma droga conhecida com inibidora da protease.

7 INFECÇÃO PELO PAPILOMAVIRUS HUMANO (hpv)
Contagio Doença infecciosa, de transmissão freqüentemente sexual, também conhecida como condiloma acuminado, verruga genital ou crista de galo. Ciclo de Vida O Papilomavírus humano (HPV) é um DNA-vírus não cultivável do grupo papovavírus. Atualmente são conhecidos mais de 70 tipos, 20 dos quais podem infectar o trato genital. Estão divididos em 3 grupos, de acordo com seu potencial de oncogenicidade. Os tipos de alto risco oncogênico, quando associados a outros co-fatores, tem relação com o desenvolvimento das neoplasias intra-epiteliais e do câncer invasor do colo uterino

8 Alguns Vírus e Principais sintomas
Gripe Gotículas de secreção expelidas pelas vias respiratórias. Sintomas: problemas respiratórios, febre, dores no corpo, cefaléia, anorexia, náusea, vômito. Hepatite  A e E Gotículas de muco, saliva e contaminação fecal de água e objetos. Sintomas: mal-estar, fraqueza, anorexia, náusea, dores abdominais, urina escura, pele amarelada. Herpes Tipo um por contato direto e tipo dois por contato sexual. Causa infecções e lesões na pele e infecções internas.

9 Raiva (hidrofobia) Saliva de animais infectados. Ataca primeiro o sistema nervoso periférico e progride ata atingir o sistema nervoso central; não há cura. Rubéola Contato direto e saliva Sintomas: exantema, febre, mal-estar, conjuntivite. Sarampo Contato direto e objetos contaminados. Sintomas: febre tosse seca, conjuntivite, fotofobia, exantema. Catapora (varicela) Contato direto, saliva e objetos contaminados. Sintomas: febre, anorexia (falta de apetite), náusea, exantema (pintinhas vermelhas), bolas com liquido claro.

10 Reino Monera

11 Célula bacteriana Membrana plasmática Citoplasma Parede celular
Mesossomo Cápsula Ribossomos Fímbrias Enzimas relacionadas com a respiração, ligadas à face interna da membrana plasmática Plasmídeos DNA associado ao mesossomo Nucleóide Flagelo

12 Parede celular: método de Gram
Bactéria gram-positiva Esquema de bactéria com parte da célula removida. Parede celular formada por camada espessa de peptidoglicano Esquema de parte da parede celular e da membrana plasmática de bactéria gram-positiva. Membrana plasmática

13 Parede celular: método de Gram
Bactéria gram-negativa Esquema de bactéria com parte da célula removida. Fosfolipídios Lipopolissacarídeo Camada lipoprotéica externa, espessa, semelhante à membrana plasmática, com lipopolissacarídeos Parede celular Proteína Esquema de parte da parede celular e da membrana plasmática de bactéria gram-negativa. Camada de peptidoglicano Lipoproteínas Membrana plasmática

14 Hanseníase (lepra): transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium lepra), causa lesões na pele, nas mucosas e nos nervos. O doente fica com falta de sensibilidade na pele. Quando o tratamento é feito a tempo, a recuperação é total. Difteria (crupe): muitas vezes fatal, é causada pelo bacilo diftérico, atacando principalmente crianças. Produz uma membrana na garganta acompanhada de dor e febre, dificuldade de falar e engolir. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (essa última com a coqueluche) na forma de vacina tríplice

15 Leptospirose: causada pela Leptospira interrogans, é transmitida pela água, alimentos e objetos contaminados por urina de ratos, cães e outros animais portadores da bactéria . Há febre alta, calafrios, dores de cabeça e dores musculares e articulares. É necessário atendimento médico para evitar complicações renais e hepáticas. Tracoma: inflamação da conjuntiva e da córnea que pode levar à cegueira, é causada pela Chlamydia trachomatis. Surgem bolhas nos olhos e granulações nas pálpebras. É necessário pronto atendimento médico. A prevenção inclui uma boa higiene pessoal e o tratamento é feito com sulfas e antibióticos.

16 Disenterias bacilares: constituem a principal causa de mortalidade infantil nos países subdesenvolvidos, onde as casses mais pobres vivem em péssimas condições sanitárias e de moradia. São doenças causadas por diversas bactérias, como a Shigella e a Salmonella, e pelos colibacilos patogênicos. Transmitidas pela ingestão de água e alimentos contaminados, exigem pronto atendimento médico. A profilaxia só pode ser feita através de medidas de saneamento e melhoria das condições socioeconômicas da população. Gonorréia ou blenorragia: causada por uma bactéria, o gonococo (Neisseria gonorrhoeae), transmite-se por contato sexual. Provoca dor, ardência e pus urinar. O tratamento deve ser feito sob orientação médica, pois exige o emprego de antibióticos.

17 Sífilis: provocada pela bactéria Treponema pallidum, é transmitida, geralmente, por contato sexual (pode passar também da mãe para o feto pela placenta). Um sinal característico da doença é o aparecimento, próximo aos órgãos sexuais, de uma ferida de bordas endurecidas, indolor (o "cancro duro"), que regride mesmo sem tratamento. Entretanto, essa regressão não significa que o indivíduo esteja curado, sendo absolutamente necessários diagnóstico e tratamento médicos. Sem tratamento, a doença tem sérias conseqüências, atacando diversos órgãos do corpo, inclusive o sistema nervoso, e provocando paralisia progressiva e morte.

18 Meningite meningocócica: infecção das meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula). Pode ser provocada por vírus, mas a forma mais comum de meningite é causada por uma bactéria - o meningococo. Os sintomas iniciais são febre alta, náuseas, vômitos e rigidez dos músculos da nuca. O doente não consegue encostar o queixo no peito e deve ser hospitalizado imediatamente, sendo submetido a tratamento por antibióticos, pois a doença pode ser fatal. Como é transmitida por espirro, tosse ou fala, é importante a notificação à escola caso uma criança a contraia.

19 Cólera: doença causada pela bactéria Vibrio cholerae (vibrião colérico), que se instala e se multiplica na parede do intestino delgado, produzindo substâncias tóxicas e provocando uma forte diarréia. As fezes são aquosas e esbranquiçadas (parecendo água de arroz), sem muco ou sangue. Ocorrem também cólicas abdominais, dores no corpo, náuseas e vômitos. O grande perigo está na rápida desidratação provocada pela diarréia: o doente pode perder de um a dois litros de líquido por hora. Como conseqüência, o doente apresenta muita sede, cãibras, olhos encovados e pele seca, azulada e enrugada. Se o processo continuar, pode haver rápida insuficiência renal e morte em 24 horas ou menos. Por isso, é preciso procurar logo atendimento médico para que a perda de água seja controlada através de reidratação endovenosa com soro e antibióticos.


Carregar ppt "Vírus e Bactérias. Vírus e Bactérias PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS VÍRUS: Não possui estruturas celulares (membrana plasmática, citoplasma, etc.)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google