A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A economia e a Terra Em 1543, Nicolau Copérnico publicou que a Terra girava em torno do sol, contestando Ptolomeu que defendia o contrário. Esta nova concepção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A economia e a Terra Em 1543, Nicolau Copérnico publicou que a Terra girava em torno do sol, contestando Ptolomeu que defendia o contrário. Esta nova concepção."— Transcrição da apresentação:

1 A economia e a Terra Em 1543, Nicolau Copérnico publicou que a Terra girava em torno do sol, contestando Ptolomeu que defendia o contrário. Esta nova concepção do sistema solar, deu-se o início de um extenso debate entre cientistas teólogos e outros. Hoje, precisamos também de uma nova visão, de como iremos nos relacionar economicamente com a Terra. A teoria econômica não explica como a relação predatória do homem está destruindo os sistemas naturais da Terra.

2 o gelo do mar ártico está derretendo. Os prados estão se transformando em desertos no noroeste da China. Os recifes de coral estão morrendo no Pacífico Sul. Aumento constante do dióxido de carbono. Aumento da temperatura ambiente do planeta. Elevação do nível do mar. Desaparecimento de espécies da fauna e flora.

3 a economia global cresceu de 6 trilhões de dólares em 1950 para 47 trilhões de dólares em Copérnico criou uma nova cosmologia astronômica, devemos criar também uma nova cosmologia econômica. Sumérios 250 a.c. criaram as primeiras cidades e a primeira língua escrita a cuneiforme. Falha no sistema de irrigação (excesso de sal). Os maias 250 d.c. Fracasso no suprimento de alimentos. População da ilha da Páscoa, 400 d.c. O aumento da produtividade do cultivo de graõs, de 1,1 toneladas por hectares em 1950 para 2,8 em 2000, supera o aumento de anos, deste o início da agricultura até 1950.

4 Emissões mundiais em bilhões de toneladas de carbono

5

6 Concentrações atmosféricas de dióxido de carbono – partes por milhão - ano

7 ÁGUA Total de água no planeta 1,4 bilhões de metros cúbicos. Só 2,5% da água do mundo é doce. Segundo a ONU um sexto da população mundial vivem sem água de boa qualidade. 40% da população do planeta vivem sem condições adequadas de saneamento básico. Nos países em desenvolvimento 90% do esgoto é lançado nas águas sem tratamento. 2 bilhões de toneladas de lixo são despejados em rios, lagos e riachos todos os dias. De todo a água utilizada, 10% vai para o consumo humano, 20% fica com a indústria e o restante, 70% é utilizado na agricultura. A água já movimento mais de 1 trilhão de dólares por ano. O Brasil representa 13% do volume fluvial mundial. A água hoje é uma commodity. Uma tonelada de grãos representa mil toneladas de água.

8


Carregar ppt "A economia e a Terra Em 1543, Nicolau Copérnico publicou que a Terra girava em torno do sol, contestando Ptolomeu que defendia o contrário. Esta nova concepção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google