A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012

2 Fortaleza Características: - Capital do Ceará - Localização: nordeste do Brasil - População: habitantes

3 A cidade de Fortaleza e a Participação Popular - Plano Plurianual Participativo (2005 e 2009) - Criação de 14 Conselhos Municipais de Políticas Públicas (Saúde, Meio Ambiente, Habitação etc) - Fortalecimento dos 99 Conselhos Locais de Saúde - Implantação de 141 Conselhos Escolares - Plano Diretor Participativo (2006) - Realização de Conferências Municipais (Educação, Cultura, Comunicação, Saúde Ambiental, Igualdade Racial, Segurança, Crianças e Adolescentes, Conferência da Cidade etc).

4 Participantes se manifestam em assembleia

5 . Orçamento Participativo (OP): instrumento de participação popular O Orçamento Participativo (OP) é um mecanismo da gestão municipal onde população e governo compartilham a responsabilidade de planejar, todos os anos, como serão investidos os recursos da cidade. Em Fortaleza, desde 2005, os fortalezenses decidem, através do OP, o que acreditam ser o melhor para a cidade.

6 Participantes da assembleia para pessoas com deficiência

7 OP Fortaleza Principais características - Promoção da Formação Cidadã - Promoção da participação de grupos historicamente excluídos dos espaços de decisão: Crianças e adolescentes, Mulheres, Pessoas com deficiência, LGBTT, Idosos(as), Negros(as) e Jovens - Processo deliberativo - Discussão e deliberação de obras e serviços - Autorregulamentação

8 Participante se manifesta em assembleia das Crianças e Adolescentes

9 Ciclo do Orçamento Participativo

10 Participação desde a infância

11 Reuniões preparatórias Democracia participativa, Controle Social e Orçamento Público são os temas mais discutidos nesses encontros Durante todo o ano, a equipe do OP divulga o ciclo e realiza momentos formativos nos diferentes bairros e comunidades da cidade.

12 Mobilização nas ruas da cidade

13 Assembleias Eletivas Momento de apresentação e escolha das prioridades de cada bairro e/ou segmento social. A cada quinze participantes uma proposta é classificada. Apresentação de propostas

14 Criança apresenta propostas na assembleia eletiva

15 Análise das propostas classificadas A prefeitura analisa cada uma das propostas classificadas nas Assembleias Eletivas. A análise diz respeito à viabilidade técnica, jurídica e financeira. Para promover a intersetorialidade das políticas de participação, garantir maior celeridade e melhor acompanhamento da execução das demandas do OP, foi instituído o Grupo de Trabalho da Participação Popular, formado por representantes de todas as Secretarias que executam demandas do OP.

16 Assembleias Decisivas Momento de decisão das demandas do OP que irão compor a Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano posterior. Nessa Assembleia também são eleitos os delegados e delegadas do OP, representantes da população responsáveis por fiscalizar a execução das demandas decididas. A cada 20 participantes, a assembleia elege um delegado/a.

17 Assembleia decisiva com crianças e adolescentes: hora de votar!

18 Fóruns de delegados(as) e Conselho do OP (COP) Os(as) conselheiros(as) do OPCA participam do mesmo conselho dos adultos. - Espaços de fiscalização e acompanhamento das demandas do OP; - Convocam o secretariado municipal para prestações de conta; - Acontecem mensalmente; - Realizam momentos formativos. O COP é responsável por deliberar as alterações no Regimento do OP, que regulamenta as regras do ciclo do Orçamento Participativo.

19 Reunião dos conselheiros(as) do OPCA com a Prefeita

20 Desde 2005, mais de 180 mil pessoas já participaram do Orçamento Participativo em Fortaleza - Mais de 2 mil pessoas se elegeram delegados e delegadas; - São mais de demandas decididas; - Dessas, 83%, já foram concluídas ou estão em andamento

21 Participantes da assembleia de Negros e Negras

22 Gráficos de execução

23 ProjetoLicitaçãoAguardando início Em andamento ConcluídasTotal

24 Segmento LGBTT: presente!

25 Registros de algumas demandas concluídas

26 Construção de Escola Acessibilidade e passe livre para pessoas com deficiência

27 Construção de Conjuntos Habitacionais

28 Centro de Referência Especializada de Assistência Social Fardamento gratuito

29 Construção do Hospital da Mulher Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

30 Construção dos Centro Urbanos de Cultura, Arte e Esporte (CUCA)

31 Fiscalização e Controle Social - Organização de Comissões de fiscalização nos Fóruns - Formação continuada de delegados(as), conselheiros(as) e Gestão; - Diálogo com os gestores(as) - Acompanhamento pela internet:

32 Sistema de Informações do Orçamento Participativo (SISOP)

33 Dona Irene (Pirapora), participante do OP desde 2005, registra depoimento para equipe do OP

34


Carregar ppt "Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google