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MCT/CNPq/PPG7 048/2005 JARARACA

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Apresentação em tema: "MCT/CNPq/PPG7 048/2005 JARARACA"— Transcrição da apresentação:

1 MCT/CNPq/PPG7 048/2005 JARARACA Ciência e tradição: Educação ambiental na Comunidade Jararaca, Bragança-PA.

2 CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA
OBJETIVO: Realizar atividades educativas na Comunidade enquanto preparação para experimentos das pesquisas laboratoriais de nossos parceiros na rede de projetos, e consequentemente, viabilizar transferências de tecnologias.

3 CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA

4 Tema transversal: Etnociência
CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA Tema transversal: Etnociência TRADIÇÃO Timbó:conhecimentos herdados dos indígenas sobre tipos de pescaria Cipó d’alho: Uso tradicional em rezas que buscam curar crianças com quebranto. CIÊNCIA Uso do timbó e do cipó d’alho para outros fins, introduzindo tecnologias e novos conhecimentos.

5 1. Levantamento das condições sócio-econômicas da Comunidade.
CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA METAS 1. Levantamento das condições sócio-econômicas da Comunidade. ATIVIDADES/ METODOLOGIAS a) Identificação das atividades produtivas/ Diagnóstico participativo, reuniões, visitas periódicas. b) Identificação das plantas medicinais utilizadas pelos moradores/ reunião com mulheres; coletas de amostras. c) Análise das dificuldades da produção e comercialização/ reuniões; acompanhamento dos agricultores que levam farinha da comunidade até a cidade de Bragança, identificando a cadeia de atravessadores até o consumidor final. d) Levantamento das condições de saúde e educação/ entrevista com professores da única escola da Comunidade; gravação de relatos sobre a ausência de posto médico.

6 2. Avaliação,planejamento e divulgação
CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA 2. Avaliação,planejamento e divulgação ATIVIDADES/ METODOLOGIAS a) Avaliação do andamento do projeto/ reuniões regulares entre a equipe de pesquisadores do projeto em Bragança. b) Planejamento com os coordenadores de projetos/ reunião com a rede em Belém; acompanhamento do desenvolvimento dos projetos. c) Criação de boletim informativo para a Comunidade/ Manter os moradores atualizados sobre as pesquisas; Ressaltar os moradores enquanto partes integrantes do boletim, através das informações transmitidas acerca do projeto. d) Divulgação de trabalhos em eventos científicos/ V Encontro Nacional de Educação Ambiental na Agricultura (IAC/Campinas).

7 3. Orientações sobre meio ambiente
CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA 3. Orientações sobre meio ambiente ATIVIDADES/ METODOLOGIAS a) Oficina de reciclagem/ uso de matéria prima descartável utilizada na Comunidade; envolvimento de jovens. b) Sessões de vídeos sobre a questão ambiental/ os temas são selecionados pelos próprios agricultores. c) Seminários com os agricultores/ discussão sobre organização social (Sindicato, Associação Cooperativa, ...) d) Brincadeiras educativas/ envolvimento das crianças da Comunidade.

8 TRÊS FRENTES DE TRABALHO
CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA TRÊS FRENTES DE TRABALHO TRABALHO COM AGRICULTORES

9 OFICINAS E BRINCADEIRAS
CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA OFICINAS E BRINCADEIRAS

10 IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS
CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS Unha de gato Aipo Nambu tutano Aguardente

11 CIÊNCIA E TRADIÇÃO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COMUNIDADE JARARACA, BRAGANÇA- PA
RESULTADOS PRELIMINARES a) A clareza com que os moradores tiveram acerca do projeto fez surgir uma grande expectativa acerca do sucesso do investimento. b) Percebemos maior preocupação com as questões ambientais da comunidade. Os próprios moradores indicam os temas das sessões de vídeos, como: lixo, poluição de rios e queimadas dentre outros. c) Favoreceu um grande envolvimento entre os moradores, desde os adultos até as crianças, sobre a importância da educação ambiental. d) O diagnóstico participativo aponta que a comunidade e essencialmente agrícola, pois 100% dos adultos desenvolvem o cultivo da mandioca para a fabricação da farinha, milho, arroz e feijão. As plantas medicinais são cultivadas pelas mulheres agricultoras.


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