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Projeto Bandeira Científica
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Histórico
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Histórico Remoto → Criação na década de 50: educação e pesquisa;
→ Interrompido em 1969 devido a problemas políticos; → Diversas publicações, nas áreas de microbiologia e parasitologia.
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Histórico Atual → Reativação do Projeto 30 anos depois;
→ Introdução da vertente assistencialista; → Número crescente de participantes e unidades da USP; → Multidisciplinaridade e Interdisciplinaridade; → Continuidade.
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Planejamento
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→ Escolha da cidade: IDH, cobertura PSF, população;
→ Patrocínio: privado e público; → Processo seletivo e treinamento dos alunos; → Preparação estrutural e planejamento operacional. → União das necessidades da Comunidade, da Universidade e dos Gestores;
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→ Pré-visita - Reuniões com autoridades locais; - Coleta de dados; - Abrangência e áreas de atuação; - Avaliação da infra-estrutura; - Agendamento de Consultas (ACSs).
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Execução
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Interdisciplinaridade
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Epidemiológico → Dados demográficos, sócio-econômicos, gineco-obstétricos; antecedentes pessoais, hábitos e vícios, comportamento sexual, saneamento básico. → Diagnóstico das condições e da infraestrutura de saúde e da população; → Grande quantidade de informações coletadas: - análise de acordo com sexo, renda, área e UBS de referência; → Importante ferramenta: elaboração do relatório final à cidade.
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Assistencialismo
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Atividades de Pesquisa
→ Criação de projetos de pesquisa pelos alunos, orientados por profissionais, a partir de demandas avaliadas em visitas prévias; → Geração de conhecimento de acordo com necessidades da cidade; → Levantamento e análise dos dados: - iniciação científica, relatório à cidade; → Medidas que possibilitem tomada de decisões para melhoria efetiva da qualidade de vida da população.
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Atividades Educativas
→ Atividades desenvolvidas a partir de demandas avaliadas durante visitas prévias; → Capacitação e atualização de profissionais e formação de multiplicadores: - ACSs, professores, equipes do PSF, Conselheiros de Saúde, Comunidades rurais - Crianças, Cuidadores, Gestantes e Nutrizes, Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), Idosos, Jovens
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Seguimento
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Continuidade → Atividades Educativas: transmissão e perpetuação de conhecimento - aluno – comunidade e comunidade – comunidade; → Encaminhamento para Referência e/ou Contra-referência; → Geração de conhecimento científico - auxílio na elaboração de estratégias públicas de saúde: - Epidemiológico e Pesquisas; → O aluno atua indiretamente na continuidade do Projeto: - cabe à diretoria a compilação e análise dos resultados; - cabe ao aluno todo o processo de coleta e atuação em campo, em contato direto com a população.
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Fim
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