A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA 2008/2.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA 2008/2."— Transcrição da apresentação:

1 1 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA 2008/2

2 2 FISIOTERAPIA PHYSIC = DO GREGO, PHYSIKÊ = DA NATUREZA. PHYSICAL = RELATIVO DO, OU PARA, O CORPO HUMANO.

3 3 FISIO - TERAPIA AGENTES FÍSICOS – TRATAMENTO AGENTES FÍSICO: ÁGUA, LUZ, CALOR, ELETRICIDADE, AÇÃO DA GRAVIDADE... FISIOTERAPIA = CIÊNCIA QUE UTILIZA AGENTE FÍSICO COMO FORMA DE TRATAMENTO.

4 4 CONCEITUAÇÃO A FISIOTERAPIA É O TRATAMENTO POR MEIOS FÍSICOS ( TIDY ). FISIOTERAPIA É UM RAMO DA TERAPÊUTICA MÉDICA QUE TRATA AS DOENÇAS POR MEIO DE AGENTES FÍSICOS ( ARAUJO LEITÃO ).

5 5 CONCEITUAÇÃO A FISIOTERAPIA PODE DEFINIR-SE COMO APLICAÇÃO DE CALOR, LUZ, ÁGUA, MASSAGEM, EXERCÍCIO, ELETRICIDADE E OUTROS AGENTES FÍSICOS PARA O TRATAMENTO (RAFAEL ESTEVE).

6 6 CONCEITUAÇÃO COFFITO CIÊNCIA APLICADA TENDO POR OBJETO DE ESTUDOS O MOVIMENTO HUMANO EM TODAS AS SUAS FORMAS DE EXPRESSÃO E POTENCIALIDADES, TANTO NAS ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS QUANTO NAS REPERCUSSÕES PSÍQUICAS E ORGÂNICAS.

7 7 CONCEITUAÇÃO COFFITO SEU OBJETIVO É: PRESERVAR, MANTER, DESENVOLVER OU RESTAURAR A INTEGRIDADE DE ÓRGÃOS, SISTEMA OU FUNÇÃO.

8 8 CONCEITUAÇÃO COFFITO COMO PROCESSO TERAPÊUTICO UTILIZA CONHECIMENTOS E RECURSOS PRÓPRIOS, UTILIZANDO-OS COM BASE NAS CONDIÇÕES PSICO-FÍSICO- SOCIAL, TENDO POR OBJETIVO PROMOVER, APERFEIÇOAR OU ADAPTAR O INDIVÍDUO A MELHORIA DE QUALIDADE DE VIDA.

9 9 CONCEITUAÇÃO COFFITO PARA TANTO UTILIZA-SE DA AÇÃO ISOLADA OU CONJUGADA DE FONTES GERADORAS: TERMOTERÁPICAS, CRIOTERÁPICAS, FOTOTERÁPICAS, ELETROTERÓPICAS, SONIDOTERÁPICAS E AEROTERÁPICAS...

10 10 CONCEITUAÇÃO COFFITO... ALÉM DE AGENTES CINÉSIO- MECANOTERÁPICOS E OUTROS MAIS ADVINDOS DA EVOLUÇÃO DOS ESTUDOS E DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA.

11 11 CONCEITUAÇÃO WCPT FISIOTERAPIA É O TRATAMENTO DE PACIENTES POR DIFERENTES MEIOS FÍSICOS COM O OBJETIVO DE RESTAURAR AO MÁXIMO A SUA CAPACIDADE FUNCIONAL E INDEPENDÊNCIA PARA O TRABALHO NO LAR E NA SOCIEDADE, CONJUNTAMENTE COM OUTROS PROFISSIONAIS DE SAÚDE...

12 12 CONCEITUAÇÃO WCPT POR MEIOS FÍSICOS ENTENDE-SE: EXERCÍCIOS ATIVOS, MOBILIZAÇÃO PASSIVA DE ESTRUTURAS ARTICULARES POR MEIOS MANUAIS E MECÂNICOS, MASSAGEM, ESTIMULAÇÃO ELÉTRICA DE TECIDO NEURO-MUSCULAR...

13 13 CONCEITUAÇÃO WCPT POR MEIOS FÍSICOS ENTENDE-SE: HIDROTERAPIA, REEDUCAÇÃO DA FUNÇÃO CARDIO- RESPIRATÓRIA E VÁRIAS FORMAS DE APLICAÇÃO DE FRIO E CALOR.

14 14 CONCEITUAÇÃO WCPT ELA INCLUI AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES INICIAIS DO PACIENTE E PROGNÓSTICO COMO PARTE ESSENCIAL DE 1 PROGRAMA TERAPÊUTICO QUE ALCANÇA O NÍVEL DE AUXILIO PARA SUBSISTÊNCIA E REEMPREGO. ELA REQUER HABILIDADE PARA RECONHECER E IMPEDIR RISCOS OCUPACIONAIS E INDUSTRIAIS.

15 15 CONCEITUAÇÃO FISIOTERAPIA PODE SER ENTENDIDA COMO UMA CIÊNCIA APLICADA CUJO OBJETO DE ESTUDO É O MOVIMENTO HUMANO. UTILIZA DE RECURSOS PRÓPRIOS COMO A LUZ, O CALOR, O FRIO, A ELETROTERAPIA, A MASSOTERAPIA, A CINESIOTERAPIA E OUTROS, COM OS QUAIS, CONSIDERANDO AS CAPACIDADES INICIAIS DO INDIVÍDUO TANTO FÍSICAS, COMO PSÍQUICAS E SOCIAIS, BUSCA PRESERVAR, MANTER OU RESTAURAR A CAPACIDADE FUNCIONAL, BEM COMO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA OU MESMO FACILITAR O PROCESSO DE REINTEGRAÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO, POR MEIO DE UM PROCESSO TERAPÊUTICO QUE ENVOLVE O TERAPEUTA, O PACIENTE E SUA FAMÍLIA E OS RECURSOS FÍSICOS E/OU NATURAIS.

16 16 CONCEITUAÇÃO É UMA ÁREA DO CONHECIMENTO EM SAÚDE, QUE ESTUDA OS DISTÚRBIOS CINÉTICOS E SINÉRGICOS FUNCIONAIS, QUE ACOMETEM OS ÓRGÃOS E SISTEMAS DO CORPO HUMANO, GERADOS POR ALTERAÇÕES GENÉTICAS, POR TRAUMAS E POR DOENÇAS ADQUIRIDAS...

17 17 CONCEITUAÇÃO SUAS AÇÕES PROFISSIONAIS ESTÃO FUNDAMENTADAS EM METODOLOGIAS E MECANISMOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS PRÓPRIOS, DECORRENTES DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS UNIVERSALMENTE CONSOLIDADOS, SISTEMATIZADOS PELOS ESTUDOS ACADÊMICOS...

18 18 CONCEITUAÇÃO ESTUDOS DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, DAS CIÊNCIAS MORFOLÓGICAS, DAS CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS, DAS PATOLOGIAS, DA ANATOMOPATOLOGIA, DA BIOFÍSICA, DA FISIOPATOLOGIA, DA BIOQUÍMICA; DA BIOMECÂNICA, DAS CINESIOPATOLOGIAS, DAS CINESIAS E DOS PROCESSOS SINÉRGICOS FUNCIONAIS DE ÓRGÃOS E SISTEMAS DO CORPO HUMANO E TAMBÉM DAS DISCIPLINAS COMPORTAMENTAIS E SOCIAIS.

19 19 CONCEITUAÇÃO DEFINIÇÕES COMO: É A CURA POR INTERMÉDIO DE AGENTES FÍSICOS É A TERAPIA POR MEIO DE RECURSOS NATURAIS É O RAMO DA MEDICINA QUE FAZ A REABILITAÇÃO FÍSICA DO PACIENTE

20 20 CONCEITUAÇÃO... ALÉM DE RESTRINGIREM (POR PRETENDEREM DAR A DETERMINAÇÃO EXATA) A PRÓPRIA PRÁTICA PROFISSIONAL, TRAZEM EM SI O AGRAVANTE DE ENTREMEAREM OUTROS CONCEITOS, COMO OS DE MEDICINA FÍSICA E REABILITAÇÃO.

21 21 CONCEITUAÇÃO CONSIDERAMOS, NESTE MOMENTO, QUE 1 CONCEITO DE FISIOTERAPIA DEVA CONTEMPLAR, PELO MENOS, TRÊS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E QUE NÃO PODEM SER CONFUNDIDOS ENTRE SI: FISIOTERAPIA É UMA CIÊNCIA... É UM PROCESSO TERAPÊUTICO... É UMA PROFISSÃO.

22 22 CONCEITUAÇÃO ASSIM TERÍAMOS O SEGUINTE CONCEITO: FISIOTERAPIA É UMA CIÊNCIA APLICADA, CUJO OBJETO PRINCIPAL DE ESTUDO É O MOVIMENTO HUMANO; USA DE RECURSOS PRÓPRIOS, COM OS QUAIS (CONSIDERANDO AS CAPACIDADES INICIAIS DO INDIVÍDUO, TANTO AS FÍSICAS, AS PSÍQUICAS, COMO AS SOCIAIS).

23 23 CONCEITUAÇÃO... BUSCA PROMOVER, APERFEIÇOAR OU ADAPTAR ESSAS CAPACIDADES, ESTABELECENDO ASSIM UM PROCESSO TERAPÊUTICO QUE ENVOLVE TERAPEUTA, PACIENTE E RECURSOS FÍSICOS E/OU NATURAIS, RACIONALMENTE EMPREGADOS.

24 24 CONCEITUAÇÃO COM ESSES RECURSOS, O PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA PODE ATUAR NA ATENÇÃO À SAÚDE, DESDE A FASE DE PREVENÇÃO ATÉ A REABILITAÇÃO.


Carregar ppt "1 HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA 2008/2."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google