A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO"— Transcrição da apresentação:

1 PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO
Dra CRISTIANE FERNANDA MAY PITELLI

2 QUEM É O IDOSO? A Organização Mundial da Saúde preconiza que idosos são pessoas com mais de 65 anos de idade em países desenvolvidos e com mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento.

3 PROCESSO DE ENVELHECIMENTO
Processo natural e gradativo. Diminuição de reservas funcionais (alterações orgânica, cognitiva, física e funcional). Mudança no papel social (aposentadoria, função importante na contribuição da renda da família).

4 Quedas: porque é tão importante preveni-las...
A cada ano, um terço da população idosa sofre uma queda e este risco aumenta progressivamente com a idade.

5 Quedas: porque é tão importante preveni-las...
As conseqüências de quedas podem ser graves. As fraturas ósseas (principalmente fêmur e punho) e traumas cranianos ocorrem em 5 a 10% dos casos.

6 Quedas: porque é tão importante preveni-las...
E mesmo quando os ferimentos são leves, as conseqüências psíquicas podem gerar sentimentos de menosvalia, vergonha e depressão, além do temor de andar e cair novamente, podendo levar o idoso a restringir sua mobilidade e progressivamente sua capacidade de deambular.

7 ABORDAGEM EQUIPE DE SAÚDE
A equipe multidisciplinar será capaz de promover a reabilitação e a redução dos riscos ao idoso. Profissionais envolvidos neste processo: médico, enfermeiro, fisioterapia e terapeuta ocupacional.

8 DADOS EPIDEMIOLOGICOS
As quedas têm relação causal com 12% de todos os óbitos na população geriátrica. São responsáveis por 70% das mortes acidentais em pessoas com 75 anos ou mais. Constituem a 6ª causa de óbito em pacientes com mais de 65 anos. Naqueles que são hospitalizados em decorrência de uma queda, o risco de morte no ano seguinte à hospitalização varia entre 15% e 50%. 60% das quedas em idosos acontecem dentro de casa (escadas, corredores, desnível do solo).

9 COMO REDUZIR QUEDAS NO IDOSO
A maioria das quedas ocorre dentro do próprio ambiente doméstico, causadas por fatores extrínsecos como tapetes, piso molhado, uso inadequado de chinelos... Tratamento adequado de distúrbios de equilíbrio (ocasionadas por medicamentos ou alterações biológicas), fraqueza, alteração de marcha, vertigem, hipotensão ortostática, lesão cerebral...

10 DICAS Não deixar os fios e objetos espalhados pelo chão.
Preste atenção nos movimentos inesperados de crianças e bicicletas. Atente-se a iluminação dos ambientes domésticos (principalmente as vias de acesso entre os cômodos). Fique atento a efeitos colaterais de medicamentos. Uso correto de medicações

11 QUEDAS: MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Coloque corrimão em banheiros, boxes de banho, escadas e rampas. Use roupas confortáveis, de acordo com o clima e sempre sapatos antiderrapantes. Manter postura adequada / Pratique exercícios de alongamento. Evite carregar peso, cuide da sua coluna. Mantenha pisos secos. Facilite o acesso a objetos de uso freqüente. Deixe sempre fonte de luz de fácil manejo e próxima ao leito.


Carregar ppt "PREVENÇÃO DE QUEDAS NO IDOSO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google