A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelo Entidade-Relacionamento Cardinalidade de Relacionamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelo Entidade-Relacionamento Cardinalidade de Relacionamentos."— Transcrição da apresentação:

1 Modelo Entidade-Relacionamento Cardinalidade de Relacionamentos

2 Cardinalidade - Conceito A Cardinalidade indica quantas ocorrências de uma Entidade participam no mínimo e no máximo de um relacionamento. Há duas cardinalidades a se considerar: ◦ Cardinalidade Máxima e ◦ Cardinalidade Mínima.

3 Cardinalidade Mínima Define se o relacionamento entre duas entidades é opcional (representado por “0”) ou obrigatório (representado por “1”).

4 Veja o exemplo a seguir Temos as entidades Funcionário e Dependente Funcionário Dependente Possui Vamos atribuir as cardinalidades correspondentes ao relacionamento entre a Entidade Funcionário e a entidade Dependente. Um Funcionário possui no mínimo Zero Dependentes. Portanto a ocorrência dessa relação é opcional! Colocaremos então do lado oposto a entidade a notação que expressa que o relacionamento é Opcional “0”. 0 Um Dependente pertence no mínimo a Um Funcionário Portanto o relacionamento é obrigatório! Colocaremos então a notação que expressa essa Obrigatoriedade “1” do lado oposto a Entidade. 1

5 Cardinalidade Máxima Define a quantidade máxima de ocorrências da Entidade que pode participar do Relacionamento (Uma ocorrência “1” ou várias “n”).

6 Veja o exemplo a seguir FuncionárioDependente Possui Temos novamente as entidades Funcionário e Dependente Vamos atribuir agora quantas ocorrências esse Relacionamento pode ter (Cardinalidade Máxima). Um Funcionário possui no máximo vários “n” Dependentes. Portanto, colocaremos a notação “n”. Lembrando que a notação é colocada do lado Oposto a entidade. N Um Dependente pode pertencer a no máximo Um Funcionário. Colocaremos então a notação “1” do lado Oposto a entidade. 1

7 Cardinalidade (Mínima, Máxima) - 1:n FuncionárioDependente Possui Vamos juntar agora as duas cardinalidades, Cardinalidade mínima e máxima. Podemos ler as cardinalidades portanto da seguinte maneira : Um Funcionário pode ter no mínimo zero Dependentes. (0, E no máximo vários “N” Depedentes. n) Um Dependente pode ter no máximo Um Funcionário. (1, E no mínimo Um Funcionário. 1)

8 Tipos de Relacionamentos Os relacionamentos podem ser classificados em: 1:n, 1:1, e n:n. O exemplo visto anteriormente é classificado como um relacionamento 1:n. Veja exemplos dos outros tipos de relacionamento a seguir.

9 Relacionamento 1:1 EmpregadoMesa alocação (1, 1 )(0,1) Um empregado pode estar alocado no mínimo em Uma Mesa E no máximo em Uma Mesa Uma mesa pode alocar no mínimo Zero Empregados E no máximo Um Empregado

10 Relacionamento n:n CursoDisciplina Tem (0,n)(0,n) Uma Curso pode ter no mínimo Zero Disciplinas E no máximo várias “n” Disciplinas Uma Disciplina pode pertencer no mínimo a Zero CursosE no máximo a vários “n” Cursos.


Carregar ppt "Modelo Entidade-Relacionamento Cardinalidade de Relacionamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google