A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comércio Eletrônico Unidade 3 – Parte 3 2014-1 Professor: Carmen Lucia Asp de Queiroz Esta apostila.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comércio Eletrônico Unidade 3 – Parte 3 2014-1 Professor: Carmen Lucia Asp de Queiroz Esta apostila."— Transcrição da apresentação:

1 Comércio Eletrônico Unidade 3 – Parte Professor: Carmen Lucia Asp de Queiroz Esta apostila foi desenvolvida para ajudar na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos na disciplina Comércio Eletrônico, da Universidade Castelo Branco. Seu conteúdo é uma pesquisa de vários autores, sendo em grande parte, transcrições dos mesmos. Ao final, será apresentada a bibliografia utilizada.

2 2 Conteúdo Programático Unidade 1 - História e características do comércio eletrônico Unidade 2 – O comércio eletrônico e o ambiente de negócios Unidade 3 – A implementação do comércio eletrônico Unidade 4 – A operação do comércio eletrônico.

3 3 SISTEMAS DE PAGAMENTO Sistemas eletrônicos especiais de pagamento têm sido desenvolvidos para que se possa pagar eletronicamente por mercadorias na Internet. Exemplos de sistemas digitais de pagamento: cartão de crédito; carteiras digitais; sistemas de pagamento de saldo devedor acumulado; sistemas de pagamento por valores pré-armazenados; dinheiro digital; sistemas de pagamento peer-to-peer (P2P); cheques eletrônicos; sistemas eletrônicos de apresentação e pagamento de faturas.

4 4 CARTÃO DE CRÉDITO Os cartões de crédito respondem por 80% dos pagamentos on-line nos Estados Unidos e por cerca de 50% das compras on-line em outros países.

5 CARTÃO DE CRÉDITO O comprador informa seu número, a data de validade e dados para cobrança e remessa. As informações são enviadas ao comerciante pela Internet [1]. O comerciante, então, envia as informações ao banco no qual mantém conta [2] O banco do comerciante verifica as informações sobre a conta do comprador junto ao banco no qual foi obtido o cartão de crédito e a administradora do cartão de crédito [3]. A conclusão da verificação é passada para o comerciante [4], que então despacha o produto [5].

6 6 CARTEIRAS DIGITAIS As carteiras digitais (digital wallets) tornam as compras pela Web mais fáceis, eliminando a necessidade de o usuário digitar novamente seu endereço e informações de cartão de crédito a cada compra. Elas armazenam com segurança informações de identificação do cartão de crédito e de seu portador e as fornecem à “caixa registradora” de um site de comércio eletrônico. Registram automaticamente o nome do comprador, o número de seu cartão de crédito e as informações de expedição assim que é dada a instrução para completar a compra. Exemplos: PayPal, PagSeguro.

7 7 SISTEMAS DE MICROPAGAMENTO Os sistemas de micropagamento têm sido desenvolvidos para compras de menos de 10 dólares. São muito utilizados para pagamentos de download de artigos individuais, jogos ou clipes musicais. Envolvem quantias que seriam muito pequenas para pagamento por cartões de crédito convencionais. Exemplos de sistemas de micropagamento: de saldo devedor acumulado; de valores pré-armazenados.

8 8 SISTEMAS DE PAGAMENTO DE SALDO DEVEDOR ACUMULADO Os sistemas de pagamento digital de saldo devedor acumulado permitem que os usuários façam micropagamentos e compras pela Web, acumulando um saldo devedor que deve ser pago periodicamente, por exemplo, em suas contas de telefone. Estes sistemas permitem, por exemplo, que consumidores sem fio paguem ringtones, jogos e outros produtos e serviços digitais em suas contas de telefone mensais.

9 9 SISTEMAS DE PAGAMENTO POR VALORES PRÉ- ARMAZENADOS Os sistemas de pagamento de valor pré-armazenado, permitem que os consumidores façam pagamentos instantâneos on-line a comerciantes e outros indivíduos com base em um valor pré-armazenado em conta digital. Esses sistemas dependem do valor existente nas contas bancárias, nas contas correntes ou nas contas de cartão de crédito do consumidor e alguns requerem o uso de uma carteira digital. Os cartões inteligentes são outro tipo de sistema de valor pré- armazenado usado para micropagamentos. Um cartão inteligente, pode armazenar históricos médicos, dados de identificação ou números de telefone, ou servir como 'carteira eletrônica', no lugar de dinheiro vivo. Ambos requerem a utilização de equipamentos especiais de leitura de cartões sempre que se quiser usá-los para transferir dinheiro a comerciantes on-line ou reais.

10 10 DINHEIRO DIGITAL O dinheiro digital (também conhecido como dinheiro eletrônico ou e-cash) também pode ser usado para micropagamentos ou para saldar compras maiores. É a moeda eletrônica movimentada fora da rede monetária normal (papel-moeda, moedas, cheques, cartões de crédito). Os usuários recebem software cliente e podem transacionar dinheiro pela Internet com outro usuário do e-cash ou com um varejista que o aceite. A eCoin.net é um exemplo de serviço de dinheiro digital. Além de facilitar os micropagamentos, ele pode ser útil para pessoas que não têm cartão de crédito e querem fazer compras pela Web.eCoin.net

11 11 SISTEMAS DE PAGAMENTO PEER-TO-PEER (P2P) Novos sistemas peer-to-peer (P2P) baseados na Web, como o PayPal, surgiram para atender às pessoas que querem enviar dinheiro a vendedores ou indivíduos que não estão equipados para aceitar pagamentos por cartão crédito. A parte que remete o dinheiro usa seu cartão de crédito para criar uma conta para o pagamento em um site dedicado a pagamentos peer-to-peer (P2P). O recebedor 'recolhe' o pagamento acessando o site e informando para onde quer que seja enviado (conta bancária ou endereço físico). PayPal é um sistema de pagamento peer-to-peer que permite aos usuários fazer pagamentos a qualquer pessoa com um endereço de , ou enviar uma cobrança pessoal ou coletiva on-line.

12 12 CHEQUES ELETRÔNICOS Os sistemas de pagamento por cheque digital, como o Western Union MoneyZap e o eCheck, ampliam a funcionalidade das contas correntes, de modo que elas possam ser usadas para pagamentos de compras on-line. Os cheques digitais são menos caros do que os cartões de crédito e muito mais rápidos do que os cheques tradicionais em papel. São criptografados com uma assinatura digital que pode ser conferida, e usados para pagamentos no comércio eletrônico. Os sistemas de cheque eletrônico são úteis para o comércio eletrônico B2B.

13 13 SISTEMAS ELETRÔNICOS DE APRESENTAÇÃO DE PAGAMENTO DE FATURAS Os sistemas eletrônicos de apresentação e pagamento de faturas são usados para saldar contas mensais rotineiras. Permitem que os usuários verifiquem suas contas eletronicamente e efetuem os pagamentos por meio transferências eletrônicas de fundos de contas bancárias ou de cartão de crédito. Esses serviços apóiam pagamentos de compras ou serviços realizados em lojas on-line ou reais após a realização da compra. Eles notificam aos compradores as contas a vencer, apresentam as faturas e processam os pagamentos. Alguns desses serviços, o CheckFree, consolidam as contas dos assinantes provenientes de várias fontes, de modo que possam pagá-las todas ao mesmo tempo.

14 14 Trabalho 1 1.Cite 2 formas de pagamento utilizadas no comércio eletrônico e explique como elas funcionam. 2.“Abra sua carteira e examine com atenção o conteúdo. Nela há cédulas de diferentes valores, moedas, algumas folhas dobradas de um talão de cheques quase nunca usado, cartões de débito e de crédito de um ou dois bancos, cartões-fidelidade de restaurantes, cafeterias e lojas, recibos de compras e muitos papeizinhos com variadas anotações. Por mais útil que pareça você leva no bolso ou na bolsa um objeto ultrapassado, com um amontoado de plástico e papel que não fará muito sentido num futuro bem próximo. Ainda este ano, as velhas carteiras de couro perderão sua exclusividade na hora de fazer pagamentos ou transferências. Em seu lugar entram os celulares.” Por Marcus Vinícius Brasil, de INFO - Quarta-feira, 24 de abril de h13 Levando em consideração o texto acima, preencha a lacuna abaixo indicando a forma eletrônica de pagamento adequada. Para que os celulares ou qualquer dispositivo móvel com acesso à Internet possam funcionar como _____________________ eles deverão rodar um aplicativo que permita aos usuários movimentar dinheiro, seja nas transferências de pequenos valores para outras contas, seja nos pagamentos feitos por meio de cartões de débito, crédito, etc.

15 15 Trabalho 2 Com base no texto “T10 - MasterCard lança carteira digital para compras”, responda: 1.O que é o PayPass Wallet Services? 2.O que diferencia o sistema da MasterCard dos sistemas das outras companhias (Visa, Google, PayPal, etc.)?

16 16 Referências Bibliográficas Deitel, H.M. e-Business e e-Commerce para Adiministradores. São Paulo: Pearson Education do Brasi, 2004


Carregar ppt "Comércio Eletrônico Unidade 3 – Parte 3 2014-1 Professor: Carmen Lucia Asp de Queiroz Esta apostila."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google