A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bruna Lopes Gomes RA: A32902-1 Felipe FabrinoRA: A325AF-1 GilmarRA: A266AI-0 Inaiê SzarinRA: A333CD-2 Keila CristinaRA: A26FAC-1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bruna Lopes Gomes RA: A32902-1 Felipe FabrinoRA: A325AF-1 GilmarRA: A266AI-0 Inaiê SzarinRA: A333CD-2 Keila CristinaRA: A26FAC-1."— Transcrição da apresentação:

1

2 Bruna Lopes Gomes RA: A Felipe FabrinoRA: A325AF-1 GilmarRA: A266AI-0 Inaiê SzarinRA: A333CD-2 Keila CristinaRA: A26FAC-1

3 Sumário Introdução O que é? Função História Modelos Cuidados Conclusão

4 Introdução Os processadores (ou CPUs, de Central Processing Unit) são chips responsáveis pela execução de cálculos, decisões lógicas e instruções que resultam em todas as tarefas que um computador pode fazer e, por esse motivo, são também referenciados como "cérebros" dessas máquinas.

5 O que é A unidade de processamento, ou processador, ou CPU (do inglês Central Processing Unit - Unidade de Processamento Central), fica acoplada na placa-mãe. A CPU (ou processador) é composta por uma unidade de aritmética e lógica (ULA): é a unidade central do processador, que realmente executa as operações aritméticas e lógicas entre dois números. Atualmente, a CPU é implementada fisicamente no processador, que tem um único chip, constituído por milhões de transistores, divididos em vários grupos de componentes, podendo-se citar entre eles as unidades de execução (onde as instruções são realmente processadas) e os caches.

6 Função O processador tem 3 funções básicas: Realizar cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas, Manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, pois a unidade de controle interpreta e gerencia a execução de cada instrução do programa e Administrar na memória central (principal) além do programa submetido, os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina, visando o seu processamento. O processador se comunica com outros circuitos e placas que são encaixadas nas fendas, os "slots" ou seja, conectores da placa-mãe. O caminho pelo qual se dá essa comunicação entre o processador e as outras placas é denominado de barramento. Há dois tipos de barramento mais comuns: ISA ("Industry Standard Architecture") e PCI ("Peripheral Component Interconnect").

7 História Como o conceito de processadores somente surgiu em 1970, os computadores das décadas anteriores (40, 50 e 60) utilizavam formas primitivas de processamento comparadas com as atuais. Na verdade, para executar operações diferentes, era necessário trocar cabos manualmente entre conectores distintos. No ano de 1960, a IBM lançou o seu IBM 7030 Stretch, considerado como o primeiro computador totalmente processado através de transístores, no lugar das válvulas. Seguindo a tecnologia "Batch", seu usuário poderia incorporar funcionalidades prontas ao processador, por meio de circuitos impressos específicos. Por isso,era muito comum que unidades de processamento fossem compostas de vários componentes físicos. Com o IBM 360, em 1964, os processadores passaram a usar o conceito de circuito integrado, interligando várias operações em um mesmo circuito. Entretanto, eles ainda eram compostos por várias peças distintas, mas em um número muito menor comparado com o 7030 Stretch. Nos modelos apresentados acima, os processadores ainda não eram compostos por uma unidade central, mas por módulos interconectados entre si. Foi só no início da década de 70 que surgiram as CPUs desenvolvidas totalmente em circuitos integrados em um único chip de silício.

8 Modelos Em apenas 20 anos a velocidade das CPUs teve gigantescas mudanças. Os processadores mais conhecidos do mercado são os da família Intel Core I3, I5 e I7, fabricados pela "Intel" e os da família Athlon e Turion, fabricados pela "AMD.

9 Intel Intel Core i3,i5 e i7 é uma família de processadores Intel para desktop e notebooks x Intel Core i3 - Concebido no mesmo ano que o processador Core i5, o processador Core i3 é o processador de menor poder de processamento se comparado aos seus irmãos Core i7 e Core i5. Intel Core i5 Diferentemente do processador Intel Core i7, o processador Intel Core i5 utiliza uma soquete denominada LGA A diferença para o seu irmão Core i7 se dá pelo fato de que a nova geração de processadores da Intel possuir uma controladora de gráficos PCI- Express embutida, utilizando uma interface de comunicação denominada DMI (Direct Media Interface). Intel Core i7 faz parte da próxima geração de processadores de 32nm. Este processador possui 8 MB de cache inteligente, e trabalha com memórias de até 1066 MHZ em modo Triple Channel.

10 AMD Essa família tem as mesmas características da anterior, mas cada processador possui dois núcleos (dual-core). Lançada nas versões para soquete 939 e AM2. Athlon 64 FX Essa é a série extrema dos processadores AMD 64. Possui o multiplicador destravado, o que a torna ideal para overclock. Houve revisões e melhorias na arquitetura, o clock do sistema foi elevado e o cache interno (L2) é de 1 Megabyte por núcleo. Foram lançadas versões para soquete 940, 939, AM2, AM2+ e F.

11 AMD Turion 64 Uma série de processadores com tecnologia AMD64, voltada para notebooks, Estes possuem apenas um núcleo. AMD Turion 64 X2 diretamente com o Pentium DualCore, da rival Intel. Turion 64 X2 Uma série de processadores com tecnologia AMD64 e com dois núcleos de processamento. Voltado para notebooks, foi lançado para concorrer com o Core 2 Duo da Intel. Possui ainda uma linha de extreme, chamada de Turion 64 X2 Ultra, que além de clocks mais altos possui 2MB de cache L2 que possibilita maior rapidez em tarefas diárias.

12 Cuidados O processador é o componente que mais esquenta dentro de um computador. O calor excessivo pode levar a vários boots e desligamentos continuos, inviabilizando o uso do equipamento. Com relação ao gabinete do computador é importante: - jamais tapar as perfurações que asseguram a ventilação; -mantê-lo longe de ambientes úmidos ou de temperaturas elevadas; -manter o interior o mais limpo possível. Deve-se lembrar que: deixar o gabinete aberto auxilia a manter a temperatura mais baixa, mas todas as placas acumularam pó rapidamente; colocar uma ou mais embalagens de silica gel no gabinete auxilia na absorção de umidade no ambiente, e ajuda a evitar a oxidação (ferrugem) dos componentes.

13 Conclusão É possível dizer que esta evolução se dá em todos os níveis de mercado. Podemos citar incontáveis áreas onde o ser humano busca atingir o ápice do conhecimento para desvendar e dominar os mais diversos assuntos buscando sempre otimizar os seus resultados. Se estendermos este raciocínio para o mundo dos microprocessadores veremos o quanto este evoluiu em velocidade, tamanho e preço. Vale ressaltar que esta evolução se deu de forma conjunta com a de tecnologia de materiais possibilitando construir componentes eletrônicos cada vez menores e mais rápidos. Podemos citar como exemplo que um microprocessador atual chega à faixa dos milhões de transistores, o que antes seria inconcebível. Hoje em dia as aplicações exigem cada vez mais uma maior capacidade de processamento e armazenamento de dados dos computadores. Esta demanda vem sendo atendida e gerando uma simplificação e miniaturização do computador, além de melhor desempenho e rapidez.

14 Para Finalizar um Filminho!!!

15


Carregar ppt "Bruna Lopes Gomes RA: A32902-1 Felipe FabrinoRA: A325AF-1 GilmarRA: A266AI-0 Inaiê SzarinRA: A333CD-2 Keila CristinaRA: A26FAC-1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google