A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lamego Escola Secundária de Latino Coelho Lamego - Viseu Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lamego Escola Secundária de Latino Coelho Lamego - Viseu Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca:"— Transcrição da apresentação:

1 Lamego Escola Secundária de Latino Coelho Lamego - Viseu Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca: Ciências Naturais: António Gonçalves: TIC Mata de Nª Sr.ª dos Remédios 9º ano - 25 alunos

2 Mata de N.ª Sr.ª dos Remédios Constatamos que a Mata de N.ª Sr.ª dos Remédios não apresenta uma espécie dominante, sendo diversificado o coberto vegetal. Trata-se duma área mandada plantar pela irmandade de N.ª Sr.ª dos Remédios com o objectivo de acolher os peregrinos e visitantes. Grande parte das árvores do parque apresentam um grande porte o que é indiciador da sua idade. Problemas – As condições atmosféricas dificultaram a realização de mais saídas de campo e atrasaram o desenvolvimento das plantas a identificar. Igualmente a falta de experiência em saídas de campo, de forma a identificar-se rapidamente as espécies presentes. Está programada uma outra saída de campo com o objectivo de identificar e classificar as espécies animais e vegetais, visto que os professores que acompanharam a primeira saída não eram da área das Ciências Naturais. Para já, foi possível observar a existência de castanheiros, pinheiros, tílias, abetos, algumas palmeiras e eucaliptos. Trata-se de um parque quase todo plantado pelo Homem. Foi difícil aos alunos observarem espécies animais e o seu rasto, com a excepção de formigas e lesmas, pelo que se irá fazer uma nova tentativa.

3 Antes (actividades desenvolvidas na área disciplinar de Formação Cívica) -identificar e localizar a área em estudo; -determinar a altitude do local (exploração de cartas topográficas); -consultar a carta geológica de Portugal e outros mapas temáticos; -identificar, descrever e classificar espécies predominantes na região e centro norte de Portugal Continental (trabalhos de pesquisa de informação a apresentar à turma); Durante -observar, reconhecer e fotografar espécies vegetais (árvores, arbustos, musgos e líquenes) -observar e fotografar espécies animais ou o seu rasto; -Recolher exemplares de tipos de rocha para posterior registo fotográfico; -preenchimento da ficha do aluno; -caracterizar a área quanto a tipo de bosque, espécie dominante, estratos, musgos, líquenes, impactos e intervenções Depois (ainda em concretização) -cruzar informação recolhida por cada grupo de trabalho; -identificar / classificar as espécies recolhidas e fotografadas; -construir uma base; fotográfica do bosque; -elaborar textos e legendar fotografias para posterior colocação no blogue e publicação no jornal da escola. Divulgação – No jornal da escola e num blogue criado pelos alunos na disciplina de TIC, acessível a partir da página da escola. Clicar para ver


Carregar ppt "Lamego Escola Secundária de Latino Coelho Lamego - Viseu Paula Oliveira: Língua Portuguesa e Formação Cívica; Cláudia Costa: Geografia; Marcelino Fonseca:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google