A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A que mundo você é enviado ? Para ser visto em grupo e discutido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A que mundo você é enviado ? Para ser visto em grupo e discutido."— Transcrição da apresentação:

1

2 A que mundo você é enviado ? Para ser visto em grupo e discutido

3 Evangelizar, hoje, é uma via de mão dupla. Saem de cena os “públicos” ou “destinatários” da evangelização para dar lugar aos “interlocutores”. Os interlocutores da evangelização são pessoas que, numa relação dialogal, se enriquecem pela troca de experiências (TB nº 3). Gostou? Palavra-chave: “Interlocução!” Esta apresentação quer ser um instrumento de interlocução. Os temas são inspirados do Texto-base (TB) da Campanha da Fraternidade de Será muito importante você se manifestar ou tomar uma posição nas indagações que forem formuladas. Aceita? ( ) Sim Ótimo, prossigamos, então. Dê um Enter para continuar ( ) Não Que pena! Proponho você investir seu tempo em outra coisa. Certamente lhe parecerá menos chata. Aperte ESC para sair. Já sei: você está perguntando: “Como pode uma apresentação em power point ser meio de interlocução?” Veja, então.

4 A que mundo você é enviado? A um mundo que é virtual e também real! Como é este mundo? Vejamos :

5 1. Papéis do homem e da mulher As mudanças culturais alteraram os papéis tradicionais de homens e de mulheres na sociedade. Influiu até na consciência de identidade pessoal e na estruturação familiar (TB nº 11). A que mundo você é enviado? Hoje, que papel é de homem e que papel é de mulher? Homem e mulher são diferentes. Cada um tem uma contribuição específica a dar à sociedade. Deus não os fez oponentes, mas complementares. TB = Texto-base da Campanha da Fraternidade, publicado pela CNBB, e o número em que se acha o tema. Manifeste sua opinião, antes de prosseguir.

6 A que mundo você é enviado? A publicidade influi nos comportamentos e nos valores. Ela atende a um senhor poderoso: o mercado. De que forma? Cite alguns exemplos de como a publicidade influi nos comportamentos? É preciso ser crítico! Entre ser presa do mercado e ser dono do próprio nariz, a distância pode ser do tamanho de um clic no mouse. TB = Texto-base da Campanha da Fraternidade, publicado pela CNBB, e o número em que se acha o tema. Criando realidades distantes e ilusórias para as pessoas, visando atender à avidez do mercado. E ela sabe como fisgá-las: pelo prazer. Daí acende uma fogueira: provoca descontrole do desejo de consumir nas crianças, nos jovens e nos adultos (TB nº 11). 2. Publicidade Se está assistindo com mais alguma pessoa ou com um grupo, sempre que aparecer pergunta deixe tempo para as pessoas se manifestarem. Se não, ficará faltando a interlocução!

7 3. Fragilização dos laços Hoje o que a midia prega como essencial para a pessoa ser feliz, é se colocar em primeiro lugar, como critério de escolha: “Se é bom pra você, vá sem medo!” Será? Você concorda? Na hora em que você precisar, no caso de uma doença ou ajuda especial, com quantos “amigos” do facebook você poderá contar de verdade? Manifeste-se sobre algumas dessas perguntas O ser humano é um animal social. Não consegue sobreviver sozinho. Por isso é necessário apostar nos benefícios da solidariedade e da fraternidade. A que mundo você é enviado? O que jovens ganham ou perdem nessa luta? Cultua-se o alcance da autorealização, ainda que em prejuízo do bem comum e da solidariedade. Os laços comunitários e sociais estão doentes, fragilizados (TB nº 23).

8 4. Renda A que mundo você é enviado? Que tipo de jovens você conhece, que demonstram ser mais felizes: os jovens pobres? Os ricos? Os de classe média? Com base na renda por Salário Mínimo (SM) per capita das famílias, veja a situação dos jovens: 30,6% estão em famílias de até meio SM, 15,7%, naquelas renda superior a dois SM, e 53,7% estão nas famílias com renda entre meio e dois SMs. Os jovens pobres são em sua maioria não brancos (70,9%) (TB 96).

9 A que mundo você é enviado? Alteridade. É urgente abrir o coração e a inteligência para o outro, para a alteridade. As necessidades reais das pessoas e da sociedade interpelam a todos. Independentemente da renda. O espírito de fraternidade faz abrir os ouvidos e o coração.

10 A que mundo você é enviado? Pela fraternidade e pela justiça se poderá superar a indiferença e o conformismo diante de situações geradoras de sofrimento e morte. Ninguém vencerá sozinho!

11 5. Isolamento Em nossos dias a relação entre pais e filhos está fragmentada. Alguns adolescentes e jovens se recolhem no isolamento dentro da família. Com isto prejudicam a vida deles próprios, dos seus entes queridos, prejudicam seu próprio desenvolvimento social e psicológico. Já pensou nisto? As novas tecnologias transformaram algumas famílias num grupo de pessoas que apenas moram juntas, uma vez que pais e filhos se isolam diante da TV ou do computador. Aí não há diálogo, nem partilha; há pessoas isoladas, apenas justapostas (TB nº 45). A que mundo você é enviado?

12 Você conhece pessoas que vivem nesta situação? O que você sabe sobre elas? Participar é essencial. Mesmo que exija esforço. É dando que se recebe; é perdoando que se é perdoado; é amando que se é amado. O amor transpõe a barrreira das diferenças. I s o l a m e n t o na f a m í l i a !

13 6. Desigualdades Os jovens estão maciçamente presentes no meio urbano (84,35% do total). Apenas 15,2% estão no campo. Os jovens urbanos convivem com altas taxas de desemprego e de violência. Cerca de 48,7% deles vivem em moradias inadequadas fisicamente. Dois milhões deles, entre 15 e 29 anos, vivem em favelas. Mais: Dentre esses, 66,9% são negros e 30,2% vivem em famílias que recebem até meio SM per capita (TB 97). A que mundo você é enviado? Qual a origem destas desigualdades? O que os jovens podem fazer para que essas desigualdades diminuam?

14 7. Competitividade e relacionamentos O mundo é competitivo. Esta Campanha da Fraternidade quer lembrar dificuldades enfrentadas pelos jovens, como na formação. O mercado de trabalho é cada vez mais exigente. As pessoas querem vencer a qualquer preço. Infelizmente, numa sociedade individualista e competitiva, não há lugar para os excluídos, para os necessitados de oportunidades. Eles não têm vez. Fraternidade e solidariedade são utopias (TB nº 24). A que mundo você é enviado?

15 Você acredita que é possível viver a fraternidade numa sociedade competitiva?

16 8. Disciplina no uso da midia Outro desafio que brota no seio familiar, em tempos digitais, é estabelecer regras capazes de um uso sadio e proveitoso do computador e da televisão. Não é fácil. Pais e filhos precisam descobrir como partilhar os conhecimentos e as experiências, ao invés de serem apenas passivos diante do que a mídia lhes impõe (TB nº 46). A que mundo você é enviado? É possível, na família, chegar-se a um consenso quanto a regras para uso do computador e da tv? Tudo o que extrapola o bom senso, prejudica. Não basta crescer apenas no desenvolvimento digital. É preciso crescer em conhecimento e idade, mas também em graça diante de Deus e das pessoas, como Jesus.

17 9. Educação O conhecimento está ao alcance das mãos. Basta assimilá-lo. Os pais não são mais os detentores absolutos do conhecimento. Os filhos, agora, querem ser ouvidos, querem opinar com base nas informações já recebidas na midia, na escola... enfim, não querem apenas serem educados, querem participar da educação. Que fazer? A que mundo você é enviado? Considerando sua situação na família, na escola, qual o problema da educação hoje? Não há como negar: a educação passa pelo diálogo! Passa pela humildade em saber ouvir! Quem fala, semeia; quem ouve, recolhe. É preciso semear e recolher. Assim haverá diálogo, partilha, crescimento.

18 A que mundo você é enviado? E a educação cristã, como acontece hoje, fora da catequese? Você sabe explicar as razões do culto que você frequenta? Dos gestos das celebrações? É importante saber dar as razões de sua fé àqueles que perguntarem. Para tanto, auxiliam o catecismo, a doutrina da Igreja. 10. Educação cristã

19 11. Grupos religiosos Os dados do censo de 2010 do IBGE indicam que um número reduzido de jovens não tem religião. Dentre aqueles que afirmam ter religião, 54,9% são católicos; 21,4% são evangélicos (protestantes históricos, pentecostais e neopentecostais); 2% se dizem ateus; 14,3% se declaram sem religião. Todavia, a reverência a Deus está entre os quatro valores mais importantes para os jovens, com 44% das indicações (TB. 79). A que mundo você é enviado? Você é católico por opção ou por imposição familiar? Qual a importância desta situação? Jesus Cristo é o modelo Ele sabe dar a resposta às suas angústias e às suas aspirações mais profundas. Ele caminhará com você, se você o aceitar.

20 A que mundo você é enviado? Contato pessoal com Jesus Cristo. É decisivo para descobri-lo mais e mais! De que modo? Pela leitura dos Evangelhos, onde poderá identificar suas atitudes, sua maneira de tratar as pessoas, sua coragem profética, a coerência entre seu discurso e sua vida. Você o encontrará pela prece!

21 A este mundo você é enviado É o mundo que está na internet mas também está nas ruas em sua casa. Para torná-lo melhor você é convidado a topar o desafio e dizer:

22 Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Eu tenho fome de justiça e de amor, Quero ajudar a construir um mundo novo. Estou aqui, meu Senhor, sou jovem, sou teu povo! Para formar a rede da fraternidade, E um novo céu, uma nova terra, a tua vontade. Eis-me aqui, envia-me Senhor! (2x)

23 Boa sorte na sua missão! J.B.Nunes Fim


Carregar ppt "A que mundo você é enviado ? Para ser visto em grupo e discutido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google