A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Divisão Internacional do Trabalho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Divisão Internacional do Trabalho"— Transcrição da apresentação:

1 Divisão Internacional do Trabalho
A divisão internacional do trabalho é a “distribuição das atividades econômicas ao redor do globo”. Lembre-se que isso segue um contexto de desenvolvimento e capacidade tecnológica, ou seja, não há qualquer órgão ou país que determine essa divisão, e os países que não conseguem se desenvolver mais não estão nessa condição porque querem, mas porque sua formação histórico-econômico o conduziu a isso. Basicamente são consideradas duas “Divisões internacionais do trabalho” – a velha e a nova.

2 DIT da nova ordem mundial: Essa nova divisão internacional do trabalho é muito mais complexa, envolvendo o fluxo de mercadorias e de capitais, de ambos os lados. Esses países subdesenvolvidos deixaram de ser unicamente fornecedores de matéria-prima para os países

3

4

5

6 A divisão norte-sul é uma divisão economica e política utilizada para atualizar a teoria dos mundos. A partir dessa divisão, separa-se os países desenvolvidos, chamados de países do norte, dos países do sul, grupo de países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, divididos no mapa através de uma linha imaginária.

7 Observando a imagem abaixo que relação existe entre os conjuntos de países que fazem parte do Norte e do Sul, o que esta imagem representa?

8

9

10 O que é IDH? O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas do desenvolvimento humano: renda, educação e saúde. 2010

11 o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uma sequência de parâmetros que busca explicar como vivem as pessoas de um determinado país, cidade ou região. Este índice é obtido através da análise de três fatores: Produto Interno Bruto (PIB); Grau de Escolaridade; Expectativa de Vida da população. O continente Europeu é o que possui a maior quantidade de países entre os primeiros nas medições de Índice de Desenvolvimento Humano, esse fato é consequência de planejamento e altos investimentos na área social durante décadas. O país europeu que apresenta o maio IDH é a Noruega (0,943).

12

13

14

15


Carregar ppt "Divisão Internacional do Trabalho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google