A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC Maysa Tibério Ubrig, Maria Valéria S. Goffi-Gomez Raimar Weber Robinson Koji Tsuji Hospital das Clínicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC Maysa Tibério Ubrig, Maria Valéria S. Goffi-Gomez Raimar Weber Robinson Koji Tsuji Hospital das Clínicas."— Transcrição da apresentação:

1 Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC Maysa Tibério Ubrig, Maria Valéria S. Goffi-Gomez Raimar Weber Robinson Koji Tsuji Hospital das Clínicas - FMUSP

2 OBJETIVO E MÉTODO O objetivo deste estudo é verificar se ocorrem modificações nos parâmetros vocais (perceptivos e acústicos) em indivíduos adultos com deficiência auditiva pós-lingual, após o período de 6 a 9 meses de uso do implante coclear, sem reabilitação vocal específica. Gravação de voz de 40 deficientes auditivos adultos pós- linguais – 20 sexo masculino e 20 sexo feminino, pré e pós uso de IC Comparação dos resultados com grupo controle Avaliação perceptivo-auditiva e análise acustica

3 Resultados e Conclusão Redução estatisticamente significativa no grau geral da voz, tensão, loudness, instabilidade vocal, valores de frequência fundamental (F0) do sexo masculino e de sua variabilidade em ambos os sexos. O grupo controle não apresentou modificações estatisticamente significantes na maioria dos parâmetros vocais estudados, com exceção do pitch e F0 no sexo feminino. Ao compararmos a variação de resultados do grupo estudo e controle não foi possível comprovar que os indivíduos com IC se diferenciaram dos indivíduos sem o uso do dispositivo, com exceção dos valores de loudness e variabilidade da F0 no sexo masculino.


Carregar ppt "Análise da voz de deficientes auditivos pré e pós IC Maysa Tibério Ubrig, Maria Valéria S. Goffi-Gomez Raimar Weber Robinson Koji Tsuji Hospital das Clínicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google