A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Institucionalidade (s) da avaliação de políticas e programas públicos Lea Carvalho Rodrigues (UFC)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Institucionalidade (s) da avaliação de políticas e programas públicos Lea Carvalho Rodrigues (UFC)"— Transcrição da apresentação:

1 Institucionalidade (s) da avaliação de políticas e programas públicos Lea Carvalho Rodrigues (UFC)

2 Significados e dimensões da institucionalização da avaliaç ão Adquirir um caráter regimental AUTORIDADE Estabelecer-se como prática INCORPORAÇÃO Tornar-se prática legitimada RECONHECIMENTO

3 Por que Institucionalizar a avaliação de políticas e programas ? Visibilidade e publicização Conhecimento sobre o destino dos recursos públicos Conhecimento sobre a atuação das instituições do Estado Conhecimento sobre os resultados dos próprios programas de governo

4 AVALIAÇÃO E CONHECIMENTO Ao tomar a avaliação como uma forma de conhecimento trago aqui uma noção de avaliação um pouco destoante da normalmente referida, que é a de julgamento, de juízo de valor. Quero tomar a avaliação como uma compreensão, um entendimento sobre a política entendendo esta como uma situação em observação. E uma compreensão particular, que está sujeita a revisões.

5 Proposta: Não restringir a avaliação aos seus aspectos técnicos e econômicos. Não privilegiar a institucionalidade em seu aspecto regimental e de autoridade abrindo espaço para a participação e construção conjunta da avaliação.

6 Universidade e avaliação de políticas e programas elaborar ferramentas conceituais e metodológicas para operacionalizar a avaliação promover pesquisa em avaliação de políticas e programas Produção de uma reflexão crítica e continuada sobre a avaliação. Lugar da construção de uma epistemologia da avaliação.

7

8

9


Carregar ppt "Institucionalidade (s) da avaliação de políticas e programas públicos Lea Carvalho Rodrigues (UFC)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google