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Ciclo de Vida e Processos de Gerenciamento de Projetos José Roberto Blaschek

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Apresentação em tema: "Ciclo de Vida e Processos de Gerenciamento de Projetos José Roberto Blaschek"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo de Vida e Processos de Gerenciamento de Projetos José Roberto Blaschek

2 2/45 Conceitos Úteis Teoria: é quando você sabe o porquê de tudo, mas nada funciona. Prática: é quando tudo funciona, mas ninguém sabe por que. Em muitas empresas, alia-se a teoria à prática: nada funciona e ninguém sabe por que.

3 3/45 Ciclo de Vida do Projeto Define as fases que conectam o início ao fim do projeto. Uma fase pode vir a constituir um projeto:  Estudo de viabilidade A transição entre fases envolve transferência técnica ou uma entrega.  Normalmente uma fase só é iniciada quando a entrega (produto tangível e verificável) da fase anterior estiver completa, revisada e aprovada – mas a superposição entre fases pode ocorrer.

4 4/45 Ciclo de Vida do Projeto O que definem?  Que atividades técnicas devem ser executadas em cada fase;  Quando as entregas devem ser geradas e como serão revisadas;  Quem está envolvido em cada fase  Como controlar e aprovar cada fase

5 5/45 Fases do Ciclo de Vida Deve haver uma revisão ao final das fases para avaliar a entrega e o desempenho do projeto:  Avaliar se o projeto deve continuar na próxima fase  Identificar e corrigir erros a um custo aceitável

6 6/45 Interação entre as Fases Processos de Iniciação Processos de Execução Processos de Planejamento Processos de Controle Processos de Encerramento Fase de Projeto Fase de Codificação Processos de Iniciação Processos de Execução Processos de Planejamento Processos de Controle Processos de Encerramento

7 7/45 Características do Ciclo de Vida do Projeto Custos e quantidade de pessoas é baixo no início do projeto, cresce no seu decorrer e volta a diminuir no final; No início os riscos e incertezas são elevadas; A influência das partes interessadas é maior no início do projeto - ; Subprojetos devem ter seu ciclo de vida próprio.

8 8/45 Partes Interessadas Possuem influência no objetivo, resultados e ciclo de vida do projeto. A influência pode ser positiva ou negativa, dependendo do benefício ou perda decorrente do projeto. Possuem responsabilidades e autoridade. As partes, ou o gerente, ignorar essas responsabilidades, prejudica o projeto.

9 9/45 Marcos e Pontos de Controle Marco - produto final de uma fase. Ponto de controle – produtos intermediários da fase ou de uma subfase. Pontos de controle visam garantir que o marco será concluído no prazo e qualidade esperada.

10 10/45 Ciclo de Vida – Projeto e Produto São conceitos diferentes  Projeto – fases do início ao fim do projeto.  Produto – fases do início ao fim do produto. Dificilmente coincidem. Em software o projeto normalmente está associado ao desenvolvimento e não inclui a operação e manutenção.

11 11/45 Modelos de Ciclo de Vida de Software  Cascata ou Tradicional  Incremental  Evolutivo  Prototipação  Espiral  RAD  Orientado a Reuso

12 12/45 Ciclo de Vida em Cascata Levantamento Análise Projeto Implementação Implantação Linear e Sequencial

13 13/45 Modelo Evolutivo … Requisitos Modelo Incremental Ciclo de Vida Incremental x Evolutivo Construção do incremento 1 Construção do incremento 2 Construção do incremento 1 Construção do incremento 2 Requisitos

14 14/45 Prototipação Ouvir o usuário Construir o protótipo Usuário testa o protótipo

15 15/45 Modelo em Espiral Incremental Evolutivo Iterativo

16 16/45 RAD Modelagem de dados Modelagem de processos Geração da aplicação Testes Modelagem do negócio Modelagem de dados Modelagem de processos Geração da aplicação Testes Modelagem do negócio Modelagem de dados Modelagem de processos Geração da aplicação Testes 60 a 90 dias Modelagem do negócio Equipe 1 Equipe 2 Equipe 3

17 17/45 Orientado a Reuso Projeto de Sistema com Reuso Desenvolvimento e Integração Modificação de Requisitos Análise de Componentes Especificação de Requisitos Evolução do Sistema

18 18/45 Critérios relacionados aos usuários / equipe Experiência dos usuários no domínio da aplicação. Facilidade dos usuários em expressar requisitos. Experiência da equipe de desenvolvimento no domínio da aplicação. Experiência da equipe de desenvolvimento em engenharia de software. Critérios relacionados ao problema Grau de maturidade do domínio da aplicação. Complexidade do problema. Freqüência de mudanças nos requisitos. Grau de magnitude das mudanças nos requisitos. Grau de modularidade do problema. Critérios relacionados ao produto Tamanho da aplicação. Grau de complexidade da aplicação. Grau de importância dos requisitos de interface. Critérios relacionados aos recursos Disponibilidade de recursos humanos. Grau de acesso aos usuários. Critérios relacionados ao desenvolvimento Aplicável à necessidade de entrega de produtos intermediários. Grau dos riscos técnicos. Paradigma adotado. Critérios para seleção de um modelo de ciclo de vida

19 19/45 Esforço para Definição de Processo O que pensam pessoas que não acreditam em processo. Trabalho Perdido Trabalho Produtivo Esforço % Início do Projeto Término do Projeto Tempo Trabalho Perdido Trabalho Produtivo Esforço % Início do Projeto Término do Projeto Tempo Processo Processo é visto como “overhead”.

20 20/45 Esforço para Definição de Processo Trabalho Perdido Trabalho Produtivo Esforço % Início do Projeto Término do Projeto Tempo Processo O que realmente acontece com os projetos que não focam em processo. Ambiente de Projeto tumultuado

21 21/45 Esforço para Definição de Processo Projetos que focam atenção ao processo nas fases iniciais Trabalho Perdido Trabalho Produtivo Esforço % Início do Projeto Término do Projeto Tempo Processo

22 Processos de Gerenciamento de Projetos

23 23/45 Processos do Projeto Processos da Gerência de Projetos: relacionam- se com a descrição e a organização do trabalho do projeto. Processos Orientados ao Produto (Processos de Software): relacionam-se com a especificação, projeto e implementação, validação e evolução do software.

24 24/45 Processo Processo: Conjunto de atividades inter- relacionadas, realizadas para obter um conjunto pré-especificado de produtos, resultados ou serviços. Processos interagem através de entradas e saídas. Entradas Saídas Atividades e Ações Técnicas e Ferramentas

25 25/45 Notação do PMBOK Externo ao Processo Processo Grupo de Processos Fluxo de Processos

26 26/45 Grupos de Processos de Um Projeto Processos de Planejamento Processos de Execução Processos de Iniciação Processos de Encerramento Processos de Monitoramento e Controle

27 27/45 Grupos de Processos de um Projeto Processos de Iniciação Processos de Execução Processos de Planejamento Processos de Monitoramento e Controle Processos de Encerramento

28 28/45 Grupos de Processos de um Projeto Processos de Iniciação: Facilitam a autorização formal para iniciar um novo projeto ou fase do projeto. Processos de Planejamento: Inclui ações para planejar e manter um esquema de trabalho viável para se atingir os objetivos de negócio que determinaram a existência do projeto. Planos do projeto são criados definindo como cada área de conhecimento se aplica ao projeto. Os planos devem ser revisados durante as diversas fases do projeto para corrigir desvios e acomodar mudanças.

29 29/45 Grupos de Processos de um Projeto Processos de Execução: Envolve coordenar pessoas e outros recursos para realizar o plano e produzir os produtos associados ao fim de cada fase. Processos de Controle: Assegura que os objetivos do projeto estão sendo atingidos, através da monitoração e da avaliação do seu progresso, e tomando ações corretivas quando necessário. Processos de Encerramento: Inclui a formalização do aceite do projeto ou fase, encerrando-o de forma organizada.

30 30/45 Processos da Gerência de Projetos GERÊNCIA DO CUSTO GERÊNCIA DO ESCOPO GERÊNCIA DA COMUNICAÇÃO GERÊNCIA DA QUALIDADE GERÊNCIA DA INTEGRAÇÃO GERÊNCIA DAS AQUISIÇÕES GERÊNCIA DO RISCO GERÊNCIA DO TEMPO GERÊNCIA DOS RECURSOS HUMANOS Áreas Núcleo Áreas Facilitadoras

31 31/45 Áreas da Gerência de Projetos Integração: assegurar que os vários elementos do projeto estão sendo coordenados de maneira apropriada Escopo: assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário para o sucesso do projeto e somente este Tempo: assegurar que o projeto será concluído no prazo estimado Custo: assegurar que o projeto será concluído dentro do orçamento aprovado Qualidade: assegurar que o projeto atenderá aos requisitos de qualidade estabelecidos

32 32/45 Áreas da Gerência de Projeto (Cont…) Recursos Humanos: assegurar o uso mais efetivo dos recursos humanos do projeto Comunicação: assegurar a geração, coleta, disseminação, armazenamento e disponibilização das informações do projeto a tempo e de maneira apropriada Risco: assegurar a identificação, análise, planejamento, monitoramento e controle dos riscos do projeto Aquisição: adquirir bens e serviços externos a organização executante do projeto

33 33/45 Interações entre Grupos de Processos Grupo de Processos de Monitoramento e Controle Grupo de Processos de Iniciação Grupo de Processos de Planejamento Grupo de Processos de Execução Grupo de Processos de Encerramento Ativos de Processos Organizacionais Fatores Ambientais da Empresa Iniciador ou Patrocinador do Projeto Cliente

34 34/45 Interações entre Grupos de Processos Grupo de Processos de Iniciação Iniciador ou Patrocinador do Projeto Ativos de Processos Organizacionais Fatores Ambientais da Empresa Declaração do trabalho Contrato Grupo de Processos de Monitoramento e Controle Grupo de Processos de Planejamento Grupo de Processos de Execução Grupo de Processos de Encerramento Cliente Termo de abertura do projeto Declaração do escopo preliminar do projeto Cultura da organização, Sistema de informações do gerenciamento de projetos, “Pool” de recursos humanos Políticas, procedimentos, normas, diretrizes, Processos definidos, Informações históricas e Lições aprendidas

35 35/45 Interações entre Grupos de Processos Grupo de Processos de Monitoramento e Controle Grupo de Processos de Planejamento Grupo de Processos de Execução Grupo de Processos de Iniciação Ativos de Processos OrganizacionaisFatores Ambientais da Empresa Iniciador ou Patrocinador do Projeto Termo de Abertura do Projeto e Declaração Preliminar do Escopo Plano de gerenciamento Entregas, mudanças solicitadas, solicitação de mudanças implementadas, ações corretivas e preventivas implementadas, reparo de defeito implementado e informação sobre o desempenho do trabalho Grupo de Processos de Encerramento Cliente Solicitações de mudança aprovadas, solicitações de mudança rejeitadas, ações corretivas aprovadas, ações preventivas aprovadas, reparo de defeito aprovado, plano de gerenciamento do projeto (atualizações), declaração do escopo do projeto (atualizações), ações corretivas recomendadas, ações preventivas recomendadas, relatórios de desempenho, reparo de defeito recomendado, previsões, reparo de defeito validado, entregas aprovadas, procedimento de encerramento administrativo, procedimento de encerramento de contratos.

36 36/45 Interações entre Grupos de Processos Grupo de Processos de Encerramento Cliente Grupo de Processos de Monitoramento e Controle Grupo de Processos de Iniciação Grupo de Processos de Planejamento Grupo de Processos de Execução Ativos de Processos OrganizacionaisFatores Ambientais da Empresa Iniciador ou Patrocinador do Projeto Produto, serviço, resultado final

37 37/45 Processos de Iniciação Desenvolver o termo de abertura do projeto Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto

38 38/45 Processos de Planejamento Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Definição do escopo Planejamento do escopo Criar EAP Planejamento do gerenciamento de riscos Identificação de riscos Análise qualitativa de riscos Análise quantitativa de riscos Planejamento de respostas a riscos Planejar compras e aquisições Planejamento da qualidade Planejamento das comunicações Planejar contratações Estimativa de recurso da atividade Estimativa de custos Orçamento Planejamento de recursos humanos Definição de atividades Estimativa de duração de atividades Seqüenciamen to de atividades Desenvolvime nto do cronograma

39 39/45 Processos de Execução Orientar e gerenciar a execução do projeto Solicitar respostas de fornecedores Desenvolver a equipe do projeto Contratar ou mobilizar a equipe do projeto Realizar A garantia da qualidade Selecionar fornecedores Distribuição das informações

40 40/45 Processos de Monitoramento e Controle Verificação do escopo Controle do escopo Controle de custos Controle do cronograma Realizar o controle da qualidade Gerenciar a equipe do projeto Gerenciar partes interessadas Relatório de desempenho Monitoramento e controle de riscos Administração de contrato Monitorar e Controlar o trabalho do projeto Controle integrado de mudanças

41 41/45 Processos de Encerramento Encerrar o projeto Encerramento do contrato

42 42/45 Área de Conhecimento Grupos de Processo de Projeto IniciaçãoPlanejamentoExecuçãoControleEncerramento IntegraçãoDesenvolver o termo de abertura do projeto Desenvolver a declaração do escopo preliminar do projeto Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto Orientar e gerenciar a execução do projeto Monitorar e controlar o trabalho do projeto Controle integrado de mudanças Encerrar o projeto EscopoPlanejamento do Escopo Definição do escopo Verificação do Escopo Controle escopo TempoDefinição das Atividades Sequenciamento das Atividades Estimativa de recursos da atividade Estimativa de Duração da atividade Desenvolvimento do cronograma Controle do Cronograma Elaboração do Cronograma CustoPlanejamento dos Recursos Controle dos Custos Estimativa dos Custos Orçamento dos Custos

43 43/45 Área de Conhecimento Grupos de Processo de Projeto IniciaçãoPlanejamentoExecuçãoControleEncerramento CustoEstimativa de custos Ornamentação Controle dos Custos QualidadePlanejamento da qualidade Realizar a garantia da qualidade Realizar o controle da qualidade Recursos humanos Planejamento de recursos humanos Contratar ou mobilizar a equipe do projeto Desenvolver a equipe do projeto Gerenciar a equipe do projeto ComunicaçõesPlanejamento das comunicações Distribuição das informações Relatório de desempenho Gerenciar as partes interessadas

44 44/45 Área de Conhecimento Grupos de Processo de Projeto IniciaçãoPlanejamentoExecuçãoControleEncerramento RiscoPlanejamento do gerenciamento de Riscos Identificação de riscos Análise quantitativa dos riscos Análise qualitativa dos riscos Planejamento de respostas a riscos Monitoramento e controle de riscos AquisiçãoPlanejar compras e aquisições Planejar contratações Solicitar respostas de fornecedores Selecionar fornecedores Administração de contrato Encerramento do Contrato

45 45/45 Referências PMBOK Guide; Project Management Institute; 3a ed; Gerência de Projetos; Heldman, K; Campus; 2a ed; Software Engineering: A Practioner’s Approach; 6a ed; Pressman, R. S.; McGraw-Hill; Project Management; Harold Kerzner; John Wiley & Sons; 1998.


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