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Indicadores da população Maioria de população urbana –Todas as regiões e todos os estados possuem maioria urbana PEA > PEI –A maioria da PEA é constituída.

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1 Indicadores da população Maioria de população urbana –Todas as regiões e todos os estados possuem maioria urbana PEA > PEI –A maioria da PEA é constituída por homens –Aumenta a participação da mulher no mercado de trabalho –A maioria da PEA está no setor terciário Hipertrofia devido ao subemprego

2 Brasil194019501960197019801991200020072010 Urbanização31,2436,1644,6755,9267,5975,5981,2383,4884,36 URBANIZAÇÃO Regiao194019501960197019801991200020072010 Brasil31,2436,1644,6755,9267,5975,5981,2383,4884,36 Norte27,7531,4937,3845,1351,6559,0569,8376,4373,53 Nordeste23,4226,433,8941,8150,4660,6569,0471,7673,13 Sudeste39,4247,555772,6882,8188,0290,5292,0392,95 Sul27,7329,537,144,2762,4174,1280,9482,984,93 Centro Oeste21,5224,3834,2248,0467,7981,2886,7386,8188,8

3 Brasil 2001200220032004200520062007200820092011 PEA % 60,4661,3161,462,0262,8962,4262,0361,9762,160,02 Brasil PEA % 2001200220032004200520062007200820092011 Masc 35,1535,2935,235,335,5735,1735,0234,9934,8634,04 Femin 25,3126,0226,1926,7227,3227,2527,0126,9927,2425,97

4 Taxa de desemprego no Brasil

5 O Brasil apresenta péssima distribuição de renda Problema histórico que se agravou ao longo do tempo Nos últimos anos melhora um pouco essa distribuição e o índice de desigualdade diminui

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7 O analfabetismo apresentou grande redução nas últimas décadas O grau de escolaridade está aumentando, mas ainda é baixo –Mão-de-obra com reduzida qualificação

8 VEJA OS NÚMEROS DA EDUCAÇÃO NOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL SEGUNDO O IDH PaísMédia de anos de escolaridad e Expectativa de anos de escolaridad e Adultos alfabetizado s (acima de 15 anos) População c/ ensino médio ou mais (*)Satisfação com a qualidade do ensino Evasão escolar no ensino fundamental Chile9,714,798,6%74,0%44,0%2,6% Argentin a 9,316,197,8%56,0%62,6%6,2% Bolívia9,213,591,2%44,5%57,9%5,9% Peru8,713,289,6%52,9%49,1%--- Guiana8,510,3---55,6%---16,5% Uruguai8,515,598,1%49,8%55,8%4,8% Paraguai7,712,193,9%36,9%66,9%21,9% Equador7,613,791,9%36,6%74,5%19,4% Venezuel a 7,614,495,5%52,4%81,2%7,9% Colômbi a 7,313,693,4%43,1%71,7%1,5% Surinam e 7,212,494,7%43,7%---9,7% BRASIL7,214,290,3%49,5%53,7%24,3% (*) % entre as pessoas com 25 anos ou mais. Obs.: estudo não traz dados da Guiana Francesa. Fonte: Pnud/ONU

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10 IDH – analisa o padrão de vida em uma população –Utiliza o critério de renda, educação e saúde –O índice varia entre zero (pior) e um (melhor) O Brasil tem apresentado uma evolução positiva nesse índice

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15 Sugestões de vídeos: Evolução recente da população brasileira Novo perfil da população brasileira Censo 2010 - parte 1 Censo 2010 - parte 2 Censo 2010 - parte 3 Censo 2010 - parte 4 Censo 2010 - parte 5 Censo 2010 - parte 6

16 Exercício 5 – página 13 a) No ensino médio. Isso significa que na América Latina a mão-de-obra é pouco qualificada – muitos interrompem seus estudos ainda no ensino fundamental. b) o Brasil apresenta maiores percentuais nos ensinos fundamental e superior e a China no ensino médio. A China possui um maior mercado consumidor e uma mão-de-obra mais numerosa e mais qualificada.

17 Exercício 8 – página 14

18 Exercício 1 do Mód. 5 – páginas 14 e 15

19 Exercício 5 – página 16 Melhores: SP e DF Piores: MA e AL Mede a qualidade de vida de uma população. Utiliza indicadores de renda, educação e saúde

20 Exercício 10 – página 18

21 Exercício 14 – página 20


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