A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 TEXTO ÁUREO: Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei para ver o que fala comigo e o que responderei quando for.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 TEXTO ÁUREO: Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei para ver o que fala comigo e o que responderei quando for."— Transcrição da apresentação:

1 1 TEXTO ÁUREO: Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei para ver o que fala comigo e o que responderei quando for arguido. Hc 2.1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/201 O CRENTE QUE EU PRECISO SER IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/201 O CRENTE QUE EU PRECISO SER

2 2 VERDADE APLICADA Manter a certeza de que olho nenhum viu o que Deus preparou para aqueles que o amam é fundamental para permanecer fiel em tempo de crise. OBJETIVOS DA LIÇÃO Estimular o cristão à oração nos momentos de incertezas; Demonstrar que as crises pelas quais Deus nos permite passar são oportunidades para o nosso crescimento; Mostrar que o melhor lugar para resolver nossas crises de fé é no esconderijo do Altíssimo. TEXTO DE REFERÊNCIA Hc 1.2, 3, 12, 13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/201 O CRENTE QUE EU PRECISO SER IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/201 O CRENTE QUE EU PRECISO SER

3 3 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/201 O CRENTE QUE EU PRECISO SER I N T R O D U Ç Ã O TRATATIVA DA PESSOA DO PROFETA: COMO VENCEU AS CRISES DE FÉ. EMERGIU VITORIOSO E TRIUNFANTE. TEMPOS DE INIQUIDADE E APOSTASIA. SEMELHANTE AOS DIAS ATUAIS. NOSSA EXCLAMAÇÃO: ESTE É O CRENTE QUE EU QUERO E PRECISO SER!

4 4 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/201 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 1.HABACUQUE – SEU CONTEXTO E PERSONALIDADE a. ISRAEL LEVADO CATIVO PARA A ASSÍRIA (Jr 3.8,9) Reis, Crônicas e Jeremias relatam o exílio. Em 722 a.C. os assírios invadiram Israel. Levaram cativos parte da sua população. Jeremias chamou de libelo de divórcio. Judá não levou em conta o aviso do Senhor. Tornou-se pior que Israel nas suas prostituições. Deus é o justo juiz que não aceita o pecado: Recompensa a prática do bem. Pune a prática do mal.

5 5 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/201 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 1.HABACUQUE – SEU CONTEXTO E PERSONALIDADE b. HABACUQUE - CONTEMPORÂNEO DE JEREMIAS (Jr 3.11) Percebeu a conversão falsa do povo. Perguntas do profeta a Deus: Onde está Deus, que não vê? (Hc 1.2) Por que será que não ouve? Será que Ele desistiu de Judá? São perguntas que muitas vezes fazemos. Se Ele respondeu para o profeta e para Judá. Responderá também para nós. Se formos genuínos e fiéis!

6 6 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/201 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 1.HABACUQUE – SEU CONTEXTO E PERSONALIDADE c. HABACUQUE PERTENCIA A UMA ESCOLA DE PROFETAS Compositor, músico profissional, levita. Designado para o ministério do louvor. (Hc 3.1) Suscetível a conflitos íntimos, sensível. (Hc 3.2) Capacidade de compreender alma e espírito. Oração de Habacuque uma das mais lindas. Linguagem poética e íntima com Deus. Livro: perguntas e respostas. O Senhor responde nossas orações.

7 7 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/201 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 2.VIVEU EM MEIO A CRISE MORAL DO SEU PAÍS a. INCONFORMADO, ÍNTEGRO, INTERCESSOR (Hc 1.3,4) Até quando, Senhor?... Único refúgio, o Senhor, o Justo e Santo Juiz! Cidadão assistindo a derrocada do povo. Afastamento de Deus. Violência física e aos direitos humanos. Demandas judiciais em proveito próprio. Juízes que retardavam sentenças. Não se conformava com aquela situação. Orava pela providência do Senhor.

8 8 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 2.VIVEU EM MEIO A CRISE MORAL DO SEU PAÍS b. INCONFORMADO, ÍNTEGRO, INTERCESSOR (Hc 3.16) Não se corrompeu com a situação. Muitos se adaptam aos costumes. Todos fazem, por que não eu também? Habacuque manteve sua integridade. Não se deixou levar pela crise do povo. Não usou a corrupção para transgredir. Os outros fazem, por que não fazer...? Não vos conformeis com este mundo... (Rm 12.2) Sê fiel até a morte... (Ap 2.10)

9 9 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 2.VIVEU EM MEIO A CRISE MORAL DO SEU PAÍS c. INCONFORMADO, ÍNTEGRO, INTERCESSOR (Hc ) Intercedeu pela cura de Judá. Não queria que tivesse o mesmo que Israel. Deus respondeu: Receberiam a mesma correção. Mudaria o país conquistador. Assíria para a Babilônia. Apelou ao Senhor a favor de Judá. O cristão não se envolve em negócio onde Deus não esteja presente.

10 10 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 3.VIVEU EM MEIO A CRISE DE SUA PRÓPRIA FÉ a. RECORREU A DEUS EM ORAÇÃO (Hc 1.2) Muitos enfrentam crises de fé: Vitória do mal contra o bem. Do injusto contra o justo. Da imoralidade sobre a pureza. O aparente silêncio de Deus é prova de fé. Gritarei: Violência! E não salvarás! Deus não causa e nem é o autor do mal. Leva avante seus propósitos e vontade.

11 11 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 3.VIVEU EM MEIO A CRISE DE SUA PRÓPRIA FÉ b. PERSISTIU ATÉ A DÚVIDA VIRAR FÉ (Hc ) Finalmente ouviu a voz do Senhor! Resposta trouxe apreensão de alma. Habacuque questionou a sentença de Deus: Por que Tuas providências são diferentes? Parece em desacordo com Teu caráter? Não importa quanto tempo esperarei para ouvir o que Tu tens para me dizer. Aguarde, pacientemente, o agir e o falar do Senhor! (Hc 2.3)

12 12 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 3.VIVEU EM MEIO A CRISE DE SUA PRÓPRIA FÉ c. PERMANECEU COM DEUS ESPERANDO SUA RESPOSTA (Hc 2.1) Decidiu aguardar em silêncio a resposta. Não murmurou e nem reclamou. Devemos estar atentos ao falar de Deus. Vigiai e orai pela resposta do Senhor. Não tenha a resposta do Senhor por tardia. O Senhor não tarda e nem falha. Aguarde no posto de sentinela e vigie. Quem está em pé veja que não caia!

13 13 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 4.HABACUQUE – EXEMPLO A SER IMITADO a. NÃO ADERIU À IRREVERÊNCIA NEM À IMORALIDADE Aviva senhor tua obra no meio dos anos! (Hc 3.2) Sabendo a resposta do Senhor: Sentiu-se vitorioso na sua fé. Intercedeu junto ao Senhor. Lembra-te que És misericordioso. Não se acostumou com a violência. Cresceu como lírio no meio da lama. Aprendamos a interceder por: Nossa família, igreja, cidade e nações.

14 14 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 4.HABACUQUE – EXEMPLO A SER IMITADO b. APRENDEU A GUARDAR SILÊNCIO NAS CRISES (Hc 2.4) Não murmurar, não reclamar! Contra Deus ou qualquer pessoa. Espere no Senhor e ouça sua voz. Aceite os desígnios do Criador. Mesmo que tudo pareça adversidade. Ideário do Cristão; Manter fidelidade ao nosso Pai Celestial. Ele é o autor e consumador da nossa fé. Em tudo dai graças!

15 15 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 4.HABACUQUE – EXEMPLO A SER IMITADO c. APRENDEU A NÃO JOGAR CULPA NOS OUTROS (Fl 2.15) Quando surgirem as crises: Angústias e tribulações; A igreja estiver desanimada; Não estiver cumprindo sua missão. Não tomar atitudes negativas como: Jogar a culpa nos irmãos; Falar mal do pastor; Abandonar a congregação. (Hb 10.25) Correr para a presença do Senhor. Aleluia!

16 16 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER 4.HABACUQUE – EXEMPLO A SER IMITADO c1. APRENDEU A NÃO JOGAR CULPA NOS OUTROS (Ap 2.5) Aviva, ó Senhor, a Tua igreja no meio Desta apatia e inércia espiritual! (Hc 3.2) Tem compaixão de nós! Faz-nos voltar ao primeiro amor. Paráfrase a um antigo presidente: Não pergunte o que a igreja pode fazer por você, mas o que você pode fazer pela igreja. Procure dar o melhor de si para o Senhor. Aleluia!

17 17 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER C O N C L U S Ã O Se atingidos pelos males: (Hc ) Antes que nossa fé entre em colapso. Entremos na presença do Senhor. Diante do Senhor: a dúvida vira fé. A tribulação e angústia viram conforto. A incerteza torna-se em certeza. O medo transforma-se em confiança. O amor, o poder e a glória de Deus aparecem. Nada poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus!

18 18 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - E B LIÇÃO /11/2012 O CRENTE QUE EU PRECISO SER INCENTIVE OUTROS A VIREM À ESCOLA BÍBLICA! POR QUE? VIR À ESCOLA BÍBLICA É SER VENCEDOR! MUITO GRATO E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS


Carregar ppt "1 TEXTO ÁUREO: Sobre a minha guarda estarei, e sobre a fortaleza me apresentarei, e vigiarei para ver o que fala comigo e o que responderei quando for."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google