A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UMA PROMESSA BENDITA, UM COMPROMISSO DE RESGATE Rute 3 Pr. Alex Mello.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UMA PROMESSA BENDITA, UM COMPROMISSO DE RESGATE Rute 3 Pr. Alex Mello."— Transcrição da apresentação:

1 UMA PROMESSA BENDITA, UM COMPROMISSO DE RESGATE Rute 3 Pr. Alex Mello

2 INTRODUÇÃO O acaso do início do capítulo 2 (Rute entrar no campo de Boaz) se revela como providencia graciosa de Deus para com Elimeleque, Noemi e Rute no final do capítulo.

3 I – Buscando o Resgate 1-5 Rute precisa de um lar. (lit. Descanso) Boaz poderia prover este lar. Rute deu passos práticos. (banho e roupas)

4 II – A promessa do Resgate6- 15 Boaz estava alegre (mesma palavra p feliz v.1) Deitou-se aos pés. (submeteu-se) Estendeu a capa. Pedido de proteção, casamento. – Mesma palavra usada p asas cap Boaz abençoou Rute e teve a oportunidade de ser o agente desta benção. Benevolência (amor leal) – Rute não buscou um marido para si, buscou um resgatador para Noemi de acordo com o costume de Israel.

5 III – A espera do Resgate16-18 Espera para ver o que acontece. Certamente não descansará até resolver ainda hoje.

6 Transição Resgatador (Redentor ou remidor) – Resgate, redenção e remissão. Ideia de livrar (libertador) de uma situação adversa. – Vingar a morte de um parente. (honra) – Comprar um parente vendido escravo. (vida) – Comprar de volta a terra. (herança) – Casar com a viúva. (nome)

7 Transição Conceito comum mesmo antes da lei. – Jó Meu redentor vive. – Tamar e Judá. Deus se identifica como resgatador do povo no Egito. Ex 6.6 – Libertando da escravidão e dando de volta a terra de Canaã. Também era uma expectativa pessoal. Slm 71 Em ti, SENHOR, me refugio; não seja eu jamais envergonhado. Livra-me por tua justiça e resgata-me; inclina-me os ouvidos e salva-me.

8 Transição Olhando o NT a luz do VT podemos ver que este papel de resgatador atribuído a Cristo ao resgatar o crente do pecado. 1Pe 1:18 sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, Efs 1:7 no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça,

9 Aplicação Precisamos de um lar (descanso) onde possamos ser felizes. (bem aventurados, satisfeitos) Estamos em situação adversa. Devemos recorrer aquele que pode nos resgatar. – Proximidade (homem) – Condição (Deus) – Vontade (amor) Busca inclui – Risco e submissão

10 Aplicação Clamar para que estenda sua capa. Eze 16:8 Passando eu por junto de ti, vi-te, e eis que o teu tempo era tempo de amores; estendi sobre ti as abas do meu manto e cobri a tua nudez; dei-te juramento e entrei em aliança contigo, diz o SENHOR Deus; e passaste a ser minha. Slm 36:7 Como é preciosa, ó Deus, a tua benignidade! Por isso, os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas. Devemos esperar pacientemente porque Ele não descansará.


Carregar ppt "UMA PROMESSA BENDITA, UM COMPROMISSO DE RESGATE Rute 3 Pr. Alex Mello."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google