A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

«ler.portugal.pt» ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "«ler.portugal.pt» ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS."— Transcrição da apresentação:

1 «ler.portugal.pt» ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS

2 PÚBLICO-ALVO  Alunos de uma turma do12º ano do Ensino Secundário da Escola Secundária Morgado de Mateus – um universo de cerca de 22 alunos.

3 OBJECTIVOS  Promover a leitura autónoma e a leitura na sala de aula;  Desenvolver a literacia da informação;  Desenvolver literacias digitais e de comunicação;  Desenvolver as competências de trabalho cooperativo e de organização;  Promover a igualdade de oportunidades no conhecimento de Portugal;  Despertar, nos alunos, o interesse pela leitura, pela escrita e pela cultura nacional;  Criar e desenvolver hábitos que estimulem a criatividade e a imaginação e incrementem as capacidades de compreensão e expressão oral e escrita.  Criar uma ferramenta pedagógica.

4 PRAZO de EXECUÇÃO:  De Setembro de 2010 a Junho de 2011.

5 ACTIVIDADES ACTIVIDADERECURSOS Leitura do livro “Portugal” de Miguel Torga - Professor de Português e Coordenador da Biblioteca Escolar. - Livros. Produção de um guião do filme/documentário:  Selecção de excertos;  Escrita e reescrita de textos;  Pesquisas para complemento de informação;  Planificação do filme. - Professores de Português, Área de Projecto e Psicologia/Sociologia; -Coordenador da Biblioteca Escolar. - Livros (bibliografia activa e passiva) -Computadores portáteis. Visitas de estudo para observação e recolha de imagens e testemunhos: Visita 1: a locais referidos nos capítulos “O Minho”, “O Doiro”, “O Porto”. - Professores de Português, Área de Projecto e Psicologia/Sociologia; -Coordenador da Biblioteca Escolar; -Autocarros / Pousadas da juventude; -Material de filmagem e de som.

6 ACTIVIDADES ACTIVIDADERECURSOS Visita 2: a locais referidos nos capítulos, “Coimbra”, “O Litoral”, “A Estremadura”, “Lisboa”, “O Alentejo”, “O Algarve”, “Sagres”. Produção do documentário:  selecção e tratamento da informação recolhida;  montagem do filme. -Livros (bibliografia activa e passiva); -Material recolhido nas visitas de estudo; -Computadores e programas de tratamento de imagem e de produção de vídeo. Divulgação:  apresentação do documentário, em antestreia, aos representantes da estrutura escolar e autoridades convidadas;  apresentação a toda a comunidade escolar - Auditório da escola ou Auditório 2 do Teatro de Vila Real; - Material de projecção de filmes.

7 ACTIVIDADES ACTIVIDADERECURSOS no “Dia dos Projectos” (dia que a escola dedica à apresentação de trabalhos realizados durante o ano).

8 PONTOS FORTES do PROJECTO  Dinamização da leitura e da escrita.  Promoção da igualdade de oportunidades no acesso aos livros e no conhecimento de realidades geográficas, sociológicas e culturais nacionais.  Desenvolvimento de trabalho de projecto, colaborativo.  Envolvimento de várias disciplinas/áreas de formação.  Envolvimento dos pais/encarregados de educação.

9 ORÇAMENTO por ACÇÃO ACTIVIDADECUSTOS Leitura do livro “Portugal” de Miguel Torga Produção de um guião do filme/documentário: Bibliografia de apoio500,00 Visitas de estudo para observação e recolha de imagens e testemunhos Transportes Alojamento Câmara Máquina de filmar 2.500,00 700,00 600,00 Produção do documentário Programa de tratamento de imagem e produção de vídeo100,00

10 ORÇAMENTO por ACÇÃO ACTIVIDADECUSTOS Divulgação Cartazes e convites Material de registo de vídeo 100,00 50,00 TOTAL4.550,00 €


Carregar ppt "«ler.portugal.pt» ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google