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Amostragem Espacial / Temporal : Varredura
PTC2457 – Princípios de TV Digital EPUSP – 2010 Guido Stolfi
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Amostragem de uma Imagem em Movimento
u = f (x, y, t)
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Critérios de Resolução Temporal
Remanência da Visão: 15 a 20 imagens (quadros) por segundo Cintilação: 48 ~ 60 imagens por segundo Interferências com a Rede Elétrica: 50 / 60 Hz 60 imagens por segundo (EUA, Japão, Brasil 50 imagens por segundo (Europa, Ásia, etc.)
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Critérios de Resolução Espacial
Acuidade Visual: ~ 1 minuto de grau Proporção: 4:3 (igual ao cinema) Tamanho da Imagem: ? Distância de Observação: ?
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A Televisão como Entretenimento
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Ângulos de Visualização da TV (Padrão M)
H / L = ¾ a = 10o b = 7.5o
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Dimensionamento de um Sistema de TV: Padrão “M”
Acuidade Visual: 1/60 de grau Ângulo de visualização: 10 x 7.5 graus 600 x 450 elementos de imagem (pixels)
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Requisitos de Banda Passante
60 quadros por segundo, 600 x 450 pixels 1 pixel = 1 semiciclo da maior freqüência necessária
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Agravante: Tempo de Retraço
Tempo de Varredura Tempo de Retraço
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Requisitos de Banda Passante
Tempo de retraço: 20% na varredura horizontal e 9% na vertical
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Agravante: Fator de Kell
Teorema da Amostragem diz: número de linhas de varredura deve ser maior que o número de linhas (alternadas) a serem exibidas na imagem (fa > 2 x fs) Fator de Kell = 0,7 (experimental) implicaria em 450 0,7 = 643 linhas de varredura na imagem visível.
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Reconstrução com Pulso Retangular (Obedecendo Critério de Nyquist)
fA = 2,2 fM
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Reconstrução com Pulso Retangular (Obedecendo Critério de Kell)
fA = 3,3 fM
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Requisitos de Banda Passante
Considerando tempo de retraço e fator de Kell:
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Atenuante: Acuidade Visual
Adotado Limite de Acuidade Visual como 1,33 minutos de grau Imagem visível passa para 340 x 450 elementos de resolução (480 linhas de amostragem) Adotadas 525 linhas de varredura (incluindo retraço)
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Atenuante: Entrelaçamento
Freqüência de Cintilação para objetos pequenos é muito menor Imagem é subdividida em 2 campos (par e ímpar) Banda Passante cai pela metade (4.2 MHz)
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Varredura Entrelaçada - Padrão “M”
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Atenuante: Modulação Vestigial (VSB)
Vídeo Composto (Banda Base) 4,2 MHz +4,2 MHz -0,75 MHz +4,5 MHz fo Modulação AM -4,2 MHz Modulação VSB + Áudio 6 MHz
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Sinal de Vídeo Composto RS-170
Período Horizontal: 1H = 63,56 s Apagamento Horizontal: 10,90,2 s Pulso de Sincronismo: 4,7 0,1 s Pórtico Frontal: 0,02H = 1,3 s Amplitude do Sinc.: 40 IRE (286 mV) Amplitude Total do Sinal de Vídeo : 140 IRE (1 Volt) (1 unidade IRE = 7,14 mV)
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Sincronismo Composto com Entrelaçamento
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Separação do Sincronismo Horizontal
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Separação do Sincronismo Vertical
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Efeito dos Pulsos de Equalização
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Pórticos (Porch) no Sincronismo Horizontal
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Efeito do Pórtico Frontal
Sinal com Banda Limitada Limitação de Banda sem Pórtico Frontal
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Efeito do Pórtico Posterior
Acoplamento AC do Sinal de Vídeo Composto Sinal de Vídeo com Grampeamento DC
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Estrutura de Amostragem Espacio-temporal
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Amostragem Entrelaçada de um Objeto em Movimento
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Estruturas de Varredura
Varredura Progressiva Varredura Entrelaçada
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Espectros das Estruturas de Varredura
Varredura Progressiva Varredura Entrelaçada
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Espectro Bi-dimensional
fx fy y x Domínio do Espaço Domínio da Freqüência Espacial
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Espectro Bi-dimensional
fy y fx x Domínio do Espaço Domínio da Freqüência Espacial
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Espectro Bi-dimensional
fy y fx x Domínio do Espaço Domínio da Freqüência Espacial
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Espectro Bi-dimensional
fy y fx x Domínio do Espaço Domínio da Freqüência Espacial
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Função de Transferência de Contraste (CTF)
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Função de Transferência de Modulação (MTF)
Obtida da mesma forma que a CTF, quando o padrão de barras tem variação senoidal de luminância (ao invés de retangular) É a resposta em freqüência espacial do sistema MTF de um sistema com elementos em série é o produto das MTF’s dos elementos
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MTF da Visão Humana
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Unidade de Medida: Linhas de TV
Quantidade de linhas pretas + brancas contidas em uma distância igual à altura da imagem V V
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MTF da Televisão Convencional
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Critério de Kell x Nyquist
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fM / fA = 0,1
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fM / fA = 0,2
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fM / fA = 0,3
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fM / fA = 0,3 fY fX fAY fAX fX fY
45
fM / fA = 0,35
46
fM / fA = 0,4
47
fM / fA = 0,45
48
fM / fA = 0,5
49
fM / fA = 0,5 fX fY fAY fAX fX fY
50
fM / fA = 0,55
51
fM / fA = 0,8
52
fM / fA = 0,8 fY fX fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,95
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fM / fA = 0,2
55
fM / fA = 0,3
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fM / fA = 0,35
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fM / fA = 0,4
58
fM / fA = 0,45
59
fM / fA = 0,5
60
fM / fA = 0,95
61
fM / fA = 0,95 fX fY fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,35
63
fM / fA = 0,4
64
fM / fA = 0,5
65
fM / fA = 0,35
66
fM / fA = 0,4
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fM / fA = 0,45
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fM / fA = 0,5
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Amostragem com Função de Reconstrução Triangular
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fM / fA = 0,35
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fM / fA = 0,35 fX fY fAY fAX fX fY
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fM / fA = 0,3
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fM / fA = 0,35
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fM / fA = 0,4
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fM / fA = 0,45
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fM / fA = 0,5
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“Aliasing” Espacial: Efeito “Moirée”
Imagem Original Imagem Amostrada
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“Aliasing” Espacial: Efeito “Moirée”
Imagem Original Imagem Amostrada e reconstruída
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Espectro 2-D da Imagem Amostrada
fX fY fAY fAX fX fY
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Redução do “Aliasing” Espacial por Filtragem
Imagem Filtrada por Imagem Amostrada abertura equivalente e reconstruída
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Espectro 2-D da Imagem Filtrada
fX fY fX fY fAY fAX Filtragem espacial Amostragem
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Amostragem e Reconstrução
Abertura Equivalente de Captura Imagem Função de Reconstrução Pixel Estrutura de Amostragem Espacial
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Amostragem e Reconstrução
No domínio Espacial: Convolução da imagem com a abertura equivalente de captura Amostragem Convolução da amostra com a função de Reconstrução No domínio da Freqüência: Filtragem pela MTF do processo de captura Amostragem (translação e replicação espectral) Filtragem pela MTF do processo de reconstrução
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Reprodução de uma Imagem com Função de Reconstrução Quadrada
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Reprodução de uma Imagem com Função de Reconstrução Gaussiana
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John Lennon
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Padrão de Teste de Resolução Espacial
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Amostragem Temporal
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Espectro Tri-dimensional (Espaço / Tempo)
ft fy b y c fx a t x Imagem com Movimento Espectro Tri-dimensional
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“Aliasing” Temporal: Efeito “Roda de Carroça”
Uma Rotação de 85 graus em sentido Horário... ...confunde-se com uma rotação de 5 graus... ...em sentido anti-horário.
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Redução do “Aliasing” Temporal pelo Controle do Tempo de Exposição
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Persistência Luminosa da Imagem
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Efeito Visual da Persistência
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Telecinagem com Pull-down 3:2
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Efeito da Telecinagem 3:2
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Resumo Processos diferentes de limitação de banda nas dimensões T, x e y Características perceptuais diferentes para essas dimensões “Aliasing” pode ser aceitável em relação à perda de definição espacial ou temporal
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Radiodifusão de TV Monocromática (Padrão “M”)
Modulação AM Vestigial Negativa
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Resposta em Freqüência Ideal do Receptor de TV
Portadora de vídeo Portadora de áudio Portadora de vídeo (canal superior) Portadora de áudio (canal inferior) 50% 0.75 MHz 4,2 MHz 6 MHz
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Espectro de um Sinal de TV Analógica
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Padrões e Sistemas Padrão: Banda passante, disposição das portadoras dentro do canal, frequencias nominais dos canais B, D, G, H, I, K, K1, L, M, N Sistema: Formato de varredura e codificação da Cor NTSC, SECAM, PAL
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Padrões e Sistemas M= 60 Hz; demais padrões = 50 Hz Padrão
Banda do Canal (MHz) Portadora de Vídeo Portadora de Áudio Banda do Vídeo Banda Vestigial Fator Gama B 7,0 1,25 +5,5 5,0 -0,75 2,8 D, K 8,0 +6,5 6,0 G H -1,25 I 5,5 K1, L M, N +4,5 4,2 2,2 M= 60 Hz; demais padrões = 50 Hz
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Padrões e Sistemas Analógicos no Mundo
País Padrão Sistema Fv (Hz) Brasil, Vietnã M PAL 60 Argentina, Paraguai, Uruguai N 50 Chile, Peru, Venezuela, Equador, Colombia NTSC EUA, Canadá, México, Coréia do Sul China, Coréia do Norte, Congo D Rússia, Ucrânia, Bulgária SECAM França L Itália, Áustria, Alemanha, Dinamarca, Líbano, Israel, Hungria, Bósnia, Kuwait, Portugal B/G Grécia Inglaterra, Hong Kong, Angola, África do Sul, Irlanda I Gabão, Guiana, Taiti, Nigéria, Ruanda K
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Alguns Formatos de Varredura para Monitores de Vídeo
Padrão Resolução visível h x v Freq. Vert. (Hz) Freq. Hor. (kHz) varredura Bw (MHz) CGA 320 x 200 60 15.75 progr. 3.2 VGA 640 x 480 31.5 13 VESA 72 37.8 16 SVGA 800 x 600 75 46.8 25 XGA 1024 x 768 87 35.5 entrelac. 23 1280 x 1024 71 76.0 63 86 45.8 40 Mac II 1152 x 870 68.7 50
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TV de Alta Definição: “Hi-Vision”
105
Dimensionamento do Ângulo de Visualização para a “Hi-Vision”
106
Dimensionamento do Ângulo de Visualização para a “Hi-Vision”
107
Ocupação do Campo Visual
108
Relação de Aspecto da TV de Alta Definição
Compatibilidade com imagens 4:3 16 4 3 4 3 (12 9) 4 3 9 4 3
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Relação de Aspecto da TV de Alta Definição
Compatibilidade com formatos de Cinema
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TV de “Mesma Definição”
1080 480 1’ 640 1920
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Imagem Hi-Vision
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Formatos de TV de Alta Definição
Resolução da Imagem (H x V): 1920 x 1080 , 1280 x 720 Taxa de Imagens por segundo: 60, , 50, 30, , 25, 24, Varredura Progressiva (p) e Entrelaçada (i) Frequencia de Amostragem (pixel), MHz: 148.5, , , Formatos Preferenciais ( MHz): 1080i (29.97) 720p (59.94)
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No Futuro ?
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UHDV – Ultra High Definition Video (2005)
4320 1080 >90O 1920 7680
115
UHDV – Ultra High Definition Video (NHK-2005)
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