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MODERNISMO SEGUNDA FASE 1. 2 1500LITERATURA INFORMATIVA E CATEQUÉTICA1500 VIAJANTES PERO VAZ DE CAMINHA A CARTA PERO DE MAGALHÃES GANDAVO TRATADO DA TERRA.

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1 MODERNISMO SEGUNDA FASE 1

2 2 1500LITERATURA INFORMATIVA E CATEQUÉTICA1500 VIAJANTES PERO VAZ DE CAMINHA A CARTA PERO DE MAGALHÃES GANDAVO TRATADO DA TERRA DO BRASIL GABRIEL SOARES DE SOUZA TRATADO DESCRITIVO DO BRASIL JESUÍTAS Pe. MANUEL DA NOBREGA DIÁLOGO SOBRE A CONVERSÃO DO GENTIO Pe. JOSÉ DE ANCHIETA POEMA À VIRGEM AUTO DE SÃO LOURENÇO 1601 Barroco com Prosopopeia, de Bento Teixeira 1601

3 3 1601BARROCO – PROSOPOPEIA, DE BENTO TEIXEIRA (pérola de superfície imperfeita) 1601 Bento Teixeira - Prosopopeia Gregório de Matos Guerra (o boca do inferno) À mesma dona Ângela (lírico) Buscando a Cristo (religioso) Cidade da Bahia (crítica social) Padre Antônio Vieira Sermão da sexagésima Sermão de santo Antônio aos peixes Sermão da primeira dominga de quaresma Histórias do futuro 1768Termina com: Obras Poéticas, de Cláudio Manoel da Costa 1768

4 4 1768Obras Poéticas, de Cláudio Manuel da Costa1836 CLÁUDIO MANUEL DA COSTA Obras Poéticas Vila Rica TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA Marília de Dirceu Cartas Chilenas BASÍLIO DA GAMA O Uraguai SANTA RITA DURÃO O Caramuru 1836Suspiros Poéticos e Saudade, Gonçalves de Magalhães1836

5 O romantismo tem início no ano de? 1836 Com um texto chamado? Suspiros Poéticos e Saudades. Cujo autor foi? Gonçalves de Magalhães E o romantismo vai até o ano de? 1881 Quando surge um texto chamado? Memórias Póstumas de Brás cubas. Cujo autor foi? Machado de Assis

6 Segunda geração romântica Casimiro de Abreu (poeta da saudade) Meus oito anos / amor e medo Álvares de Azevedo (poeta da morte) Lembrança de morrer / se eu morresse amanhã Junqueira Freire (o seminarista) Inspirações do Claustro

7 Terceira geração romântica Castro Alves (poeta dos escravos ou condoreiro) Navio Negreiro – Vozes d’África – Cachoeira de Paulo Afonso – Cruz na estrada – O adeus de Teresa Fagundes Varela Cântico do Calvário

8 8 1893SIMBOLISMO Inicia com Missal e Broquéis 1893 CRUZ E SOUZA Antífona Cárcere das almas Violões que choram ALPHONSUS DE GUIMARÃES Ismália A Catedral 1922 Termina na SEMANA DE ARTE MODERNA 1922

9 PRÉ-MODERNISMO (Os Sertões, de Euclides da Cunha) 1902 Raul Pompeia O Ateneu Euclides da Cunha Os Sertões Lima Barreto Triste Fim de Policarpo Quaresma Monteiro Lobato Urupês Presidente Negro Cidades mortas Graça Aranha Canaã Augusto dos Anjos Eu 1922 Termina na SEMANA DE ARTE MODERNA 1922

10 1 O ROMANTISMO TEM INÍCIO NO BRASIL EM COM O TEXTO SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES 3 CUJO AUTOR FOI GONÇALVES DE MAGALHÃES 3 E TERMINA NO ANO DE QUANDO SURGE UM TEXTO CHAMADO MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS 5 CUJO AUTOR FOI MACHADO DE ASSIS

11 A PRIMEIRA GERAÇÃO ROMÂNTICA (NA POESIA) INDIANISTA GONÇALVES DE MAGALHÃES SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADES A CONFEDERAÇÃO DOS TAMOIOS GONÇALVES DIAS (POETA DOS ÍNDIOS) CANÇÃO DO EXÍLIO AINDA UMA VEZ ADEUS O CANTO DO PIAGA I JUCA PIRAMA

12 ERA COLONIAL: LITERATURA INFORMATIVA E CATEQUÉTICA BARROCO ARCADISMO

13 ERA ROMÂTICA OU NACIONAL: ROMANTISMO AOS DIAS ATUAIS

14 PRINCÍPIO No princípio era sol sol sol O Amazonas ainda não estava pronto As águas atrasadas derramavam-se em desordem pelo mato O rio bebia a floresta Depois veio a Cobra Grande Amassou a terra elástica e pediu para chamar sono As árvores enfastiadas de sol combinaram silêncio A floresta imensa chocando um ovo! 14

15 Cobra Grande teve uma filha. Ficou moça Um dia ela disse que queria conhecer homem Mas não encontraram rasto de homem Então começaram a adivinhar horizontes e mandaram buscar de muito longe um moço Ai! que houve festa na floresta! Mas a filha da Cobra Grande não queria dormir com o noivo 15

16 porque naquele tempo não havia noite A noite estava escondida atrás da selva dentro de um caroço de tucumã Ah! então vamos buscar o tucumã pra dar de presente de casamento Veio o Sapo Jabuti veio também O Camaleão estava esperando sono A Onça não pôde vir porque tinha emprestado os sapatos 16

17 A floresta inchou Árvores saíram correndo Um pedaço da noite entrou na barriga do Sapo. Então a filha da Cobra Grande pôde fazer dormezinho com o noivo Raul Bopp 17

18 Análise do texto O texto é apresentado: ( ) no tempo presente. ( ) em tempo mítico no qual o mundo ainda estava em construção. Quanto ao espaço, o texto é apresentado: ( ) em São Paulo. ( ) na floresta Amazônica. 18

19 A personagem Cobra Grande é: ( ) uma criatura normal, encontrada em qualquer cidade. ( ) uma criatura mítica, imaginária. Qual era o desejo da filha de Cobra Grande? Por que a filha não queria dormir com o noivo? 19

20 Onde estava a noite? Embora estruturado em verso, o texto apresenta: ( ) fatos e personagens maravilhosos. ( ) sentimentos pessoais do autor. Os versos apresentam rima? ( ) sim não ( ) 20

21 Raul Bopp – poeta gaúcho, foi diplomata. Participou ativamente do movimento modernista, ligado a Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia e Guilherme de Almeida. Constituíram o grupo verde- amarelo. Mais tarde, com Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, defendeu o movimento Antropofágico. 21

22 Sua obra de maior repercusão é o poema Cobra Norato. Cobra Norato em Tupi quer dizer língua boa. Para escrever esse poema, aproveitou um mito da região amazônica no qual o herói mata a Cobra Norato e assume a pele dela. Em seguida ele parte em busca da amada: a filha da rainha Luzia. No fabuloso cenário da floresta, o herói enfrenta perigos e aventuras e também seu principal antagonista: A Cobra Grande. 22

23 No final Cobra Norato vence a Cobra Grande graças a sua esperteza e casa com sua noiva. O poema Cobra Norato é muito representativo do estilo modernista pelo aproveitamento de um mito brasileiro e pelo uso dos versos livres. Na verdade, Cobra Norato representa, juntamente com Macunaíma, de Mário de Andrade, o interesse da primeira geração modernista pelos mitos da Amazônia. 23

24 Diálogo : Cobra Norato Assim como Macunaíma foi escrito em 1926 e publicado em 1928, Cobra Norato foi escrito em 1928 e publicado em Essas defasagens enchem a história do Modernismo e, estudadas mais a fundo, podem revelar a caminhada subterrânea dos temas e dos estados de espíritos. 24

25 E também o que se pode chamar, no sentido amplo da expressão, as suas inquietações ideológicas. Raul Bopp Encarna nesse livro, a misteriosa atração exercida na sensibilidade modernista pela Amazônia e suas lendas (de que Macunaíma é um aspecto evidente, para não falar de outras criações poéticas de Mario de Andrade). Ao mesmo tempo, Cobra Norato é a suma de toda essa corrente, situando-se numa fronteira líquida,como as da própria Amazônia, entre o verdeamarelismo, de onde veio Raul Bopp, e a antropofagia, para onde foi. Entenda-se por essas distinções que ele cedo repudiou o caráter político de que se revestia o grupo de Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia e Plínio Salgado, optando pelo dionisismo inocente (nessa época) de Oswalde de Andrade. 25

26 E também o que se pode chamar, no sentido amplo da expressão, as suas inquietações ideológicas. Raul Bopp Encarna nesse livro, a misteriosa atração exercida na sensibilidade modernista pela Amazônia e suas lendas (de que Macunaíma é um aspecto evidente, para não falar de outras criações poéticas de Mario de Andrade). 26

27 Ao mesmo tempo, Cobra Norato é a suma de toda essa corrente, situando-se numa fronteira líquida,como as da própria Amazônia, entre o verdeamarelismo, de onde veio Raul Bopp, e a antropofagia, para onde foi. Entenda-se por essas distinções que ele cedo repudiou o caráter político de que se revestia o grupo de Cassiano Ricardo, Menotti del Picchia e Plínio Salgado, optando pelo dionisismo inocente (nessa época) de Oswald de Andrade. 27

28 Sinopse:  A cobra mais importante de Raul Bopp é Cobra Norato.  O poema aproveita um mito amazônico.  Cobra Norato é muito representativo do estilo modernista pelo aproveitamento de um mito brasileiro e pelo uso dos versos livres.  Cobra Norato e Macunaíma representam o interesse da primeira geração modernista pelos mitos da Amazônia. 28

29 Balada do Solitário (Guilherme de Almeida) Edifiquei certo castelo por uma esplêndida manhã: brincava o sol, quente e amarelo, numa alegria incauta e sã. E eu quis fazer, ó louco anelo! desse palácio encantador o ninho rico, mas singelo, do teu, do meu, do nosso amor.. 29

30 Por isso, em vez do som do duelo tinindo em luta heróica e vã, fiz soluçar um "ritornello" em cada ameia ou barbacã... Depois, tomando o camartelo, alto esculpi, dominador, esse brasão suntuoso e belo do teu, do meu, do nosso amor. 30

31 De que serviu? se elo por elo dessa paixão de alma pagã rompeste a golpes de cutelo, ó minha loira castelã? Hoje estou só, sozinho, e velo por este imenso corredor que corre, corre paralelo ao teu, ao meu, ao nosso amor. 31

32 Vocabulário: Ameia – cada uma das partes salientes e retangulares da murada de um castelo. Anelo: desejo Barbacã: abertura longa e estreita feita na muralha de um castelo. 32

33 Camartelo: martelo Cutelo: instrumento Elo: parte de uma corrente Incauta: descuidada Pagã: não crista Ritornello: trecho que se repete, com mesma letra e música, numa canção. Sã: saudável Singelo: simples Tinindo: soando Velo: fico sem dormir 33

34 Análise do texto: Qual a edificação feita pelo poeta? Qual o objetivo da edificação? O que o poeta esculpiu? O que fez a loira castelã? Qual a situação final do poeta? Qual o sentimento que o poeta apresenta? 34

35 O poema pode ser resumido assim: ( ) um sonho de amor realizado. ( ) um sonho de amor frustrado. A ambientação do poema é: ( ) tipicamente brasileira. ( ) tipicamente medieval. 35

36 Análise estilística: O poema apresenta rima? ( ) sim não ( ) O poema apresenta ritmo? ( ) sim não ( ) A linguagem da balada do solitário é: ( ) muito popular com o uso de regionalismos e gírias. ( ) erudita com o emprego de palavras antigas. 36

37 Guilherme de Andrade e Almeida, paulista de Campinas, formado em direito em São Paulo, dedicou-se à advocacia e à imprensa. Mais tarde exerceu importantes cargos públicos. Participou da Semana de Arte Moderna e da Revolução de

38 Sua obra não se encaixa totalmente dentro do Modernismo por fazer versos dentro de uma métrica perfeita. Também quanto ao tema, revela-se um continuador da poesia tradicional. Balada do solitário é um poema lírico que descreve um amor frustrado. Portanto poeta lírico ligado ao lirismo tradicional, e também um artesão da Língua Portuguesa que fez versos perfeitos do ponto de vista da mpétrica. 38

39 Guilherme de Almeida pertenceu episodicamente ao movimento de 22. Não havendo partido do espírito que o animava, também não encontrou nele pontos definitivos de referência estética. 39

40 Sinopse : Apresenta características distantes do modernismo. Estrutura dentro de uma métrica tradicional. Preferência pela balada. Continuador da poesia lírica portuguesa. Versos de métrica perfeitos. 40

41 REVISÃO GRAMATICAL Na palavra saúde, a parte em destaque é? Na palavra Uruguai, a aparte em destaque é? Na palavra açoite, a parte em destaque é? Na palavra carroça, a parte em destaque é? 41

42 Na palavra brasa, a parte em destaque é? Na palavra violão, a parte em destaque é? Na palavra glória, a parte em destaque é? Na palavra moita a parte em destaque é? Na palavra saguão a parte em destaque é? 42

43 O que é hiato? Dê três exemplos: O que é ditongo? Dê três exemplos: O que é tritongo? Dê três exemplos: Dê exemplo de um ditongo nasal e um oral: Dê exemplo de um tritongo nasal e um oral: 43

44 Período simples Faça a análise sintática: O prefeito assinou várias nomeações. Os rapazes estão contentes. Aquela criança tem necessidade de vitamina. 44

45 A minha estante foi feita por um amigo meu. Amanhã os problemas serão difíceis. Mataram um cachorro na esquina. Havia muita coisa no lixo. Nosso filho chegou atrasado. 45

46 A diretora entregou-me uma medalha. Amigos, o problema é mais fácil do que parece. Pedro, meu vizinho, está doente. Eles foram ao parque com os filhos. A caixa está cheia de água da chuva. 46

47 SIMBOLISMO Inicia com Missal e Broquéis 1893 CRUZ E SOUZA Antífona Cárcere das almas Violões que choram ALPHONSUS DE GUIMARÃES Ismália A Catedral 1922 Termina na SEMANA DE ARTE MODERNA 1922

48 PRÉ-MODERNISMO (Os Sertões, de Euclides da Cunha) 1902 Raul Pompeia O Ateneu Euclides da Cunha Os Sertões Lima Barreto Triste Fim de Policarpo Quaresma Monteiro Lobato Urupês Presidente Negro Cidades mortas Graça Aranha Canaã Augusto dos Anjos Eu 1922 Termina na SEMANA DE ARTE MODERNA 1922


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