A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ética Aristotélica Professoras Camila e Fátima. “(…) Porque escolhemos a felicidade por ela mesma, e nunca com vistas a qualquer coisa além dela;(...)”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ética Aristotélica Professoras Camila e Fátima. “(…) Porque escolhemos a felicidade por ela mesma, e nunca com vistas a qualquer coisa além dela;(...)”"— Transcrição da apresentação:

1 Ética Aristotélica Professoras Camila e Fátima

2 “(…) Porque escolhemos a felicidade por ela mesma, e nunca com vistas a qualquer coisa além dela;(...)” Aristóteles

3 Ética Comportamento: → Atitude; → Conduta; → Seriedade; → Compromisso; → Responsabilidade; → Valores; → Consciência;

4 BEM HUMANO

5 Felicidade BEM HUMANO

6 Felicidade Meio-termo justo BEM HUMANO

7 Felicidade Meio-termo justo BEM HUMANO Bondade

8 Felicidade Meio-termo justo BEM HUMANO Bondade Virtude

9 MEIO-TERMO

10 Excelência MEIO-TERMO

11 Excelência Perfeição MEIO-TERMO

12 Excelência Perfeição MEIO-TERMO Felicidade

13 Excelência Perfeição MEIO-TERMO Felicidade Juventude

14 “A grande dificuldade da juventude é sair de um dos extremos sem cair no oposto. Porque um extremo se transforma facilmente no outro seja por 'excesso de correção', seja por outro motivo: a insinceridade protesta realmente demais, e a humildade paira sobre o precipício da presunção.” Will Durant

15 Reflexão: Segundo Aristóteles, “o meio-termo não é todo o segredo da felicidade. Devemos ter, também, um bom grau de bens terrenos. (…) O mais nobre desses auxílios externos à felicidade é a amizade.”

16 → Podemos concordar com o que Aristóteles trata? → A amizade seria uma “base” para a felicida- de? → Além da amizade, quais outros “bens terre- nos” poderiam ser o segredo da felicidade?

17 Reflexão:

18 → À que excelência o autor da charge se refe- re? → O que é a ética que o homem de verde fala? → Interprete a imagem.

19 “(…) todas as atividades humanas visam a um bem; alguns bens são subordinados à outros. (…) admite-se geralmente que, para o homem, o bem é a felicidade, (…) o bem deve ser algo final e auto-suficiente; a definição da felicidade considerando a função própria do homem (…)” Aristóteles

20 CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. Editora Ática, 2001: São Paulo. DURANT, Will. Os pensadores: A história da Filosofia. Editora Nova Cultural Ltda, 2000: São Paulo. ARISTÓTELES. Os pensadores: Aristóteles. Editora Nova Cultural Ltda, 1996: São Paulo. Referências:


Carregar ppt "Ética Aristotélica Professoras Camila e Fátima. “(…) Porque escolhemos a felicidade por ela mesma, e nunca com vistas a qualquer coisa além dela;(...)”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google