A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBOPE opinião PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL NO DISTRITO FEDERAL WWF – Brasil Maio/ 2003 Maio/ 2003 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NO DISTRITO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBOPE opinião PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL NO DISTRITO FEDERAL WWF – Brasil Maio/ 2003 Maio/ 2003 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NO DISTRITO."— Transcrição da apresentação:

1 IBOPE opinião PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL NO DISTRITO FEDERAL WWF – Brasil Maio/ 2003 Maio/ 2003 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL NO DISTRITO FEDERAL WWF – Brasil Maio/ 2003 Maio/ 2003

2 IBOPE opinião OBJETIVOS: • Levantar informações para subsidiar o planejamento e a avaliação da comunicação da WWF – Brasil. • Gerar conhecimentos relevantes para a sociedade em geral em relação ao uso da água.

3 IBOPE opinião METODOLOGIA/ AMOSTRA: • Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado, através de entrevistas telefônicas. • Universo: população do Distrito Federal, de 16 anos ou mais, residente em domicílio com posse de telefone. • Amostra: 600 entrevistas.

4 IBOPE opinião 16 a 24 anos 25 a 29 anos Sexomasculino Grupo de Idade 30 a 39 anos feminino40 a 49 anos 50 e mais até 4ª série do fundamental Grau de Instrução 5ª a 8ª série do fundamental ensino médio superior Renda Familiar Mensal até 2 SM; mais de 2 a 4 SM; mais de 4 a 7 SM; mais de 7 SM Região 1 (Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Águas Claras) Região 2 (Cruzeiro, S. Sebastião, Paranoá, Guará, Vicente Pires, Região Candangolândia, Sobradinho, Colorado, Planaltina) Região 3 (Gama, Sta Maria, Samambaia, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Park Way) Região 4 (Asa Norte, Asa Sul, Lago Sul, Lago Norte, Plano Piloto) VARIÁVEIS UTILIZADAS NA TABULAÇÃO

5 IBOPE opinião INTRODUÇÃO A situação do abastecimento de água no Distrito Federal é bastante crítica. Autoridades ligadas ao Governo, Universidades e ONGs deram o alerta: a preocupação é com os próximos 6, 7 anos. Entre os fatores que ameaçam o abastecimento de água na região, estão:  queimadas, desmatamento, erosão, assoreamento  contaminação das águas por esgoto sem tratamento  crescimento da população e aumento da demanda e consumo  surgimento de loteamentos  invasões e ocupação desordenada de terras rurais e áreas de preservação  desperdício.

6 IBOPE opinião RESULTADOS DA PESQUISA

7 IBOPE opinião PERFIL DOS ENTREVISTADOS SEXO % Masculino 46 Feminino 54 IDADE % 16 a 24 anos a 29 anos a 39 anos a 49 anos anos ou + 16 ESCOLARIDADE % Até 4ª série 19 De 5 a 8ª série 24 Ensino médio 36 Superior 21

8 IBOPE opinião PERFIL DOS ENTREVISTADOS RENDA FAMILIAR MENSAL % Até 2 SM 24 Mais de 2 até 4 SM 21 Mais de 4 até 7 SM 18 Mais de 7 SM 34 Não respondeu 03 REGIÕES % Região 1 24 Região 2 39 Região 3 15 Região 4 22

9 IBOPE opinião CONHECIMENTO DO WWF 61% lembram de campanhas sobre meio ambiente ou conservação da natureza veiculadas na TV, rádio, jornais, revistas ou Internet. Homens 64% 30 a 39 anos62% Mais de 30 anos 40 a 49 anos67% 50 anos ou +63% Maior escolaridade Ensino médio63% Superior 67% Região 1 62% Região 4 66%Até 2 SM Base: 600

10 IBOPE opinião Dos que se lembram de campanhas veiculadas nos meios de comunicação, as respostas espontâneas mais recorrentes sobre o conteúdo dessas campanhas foram: Prevenção 20% Sobre poluição dos rios, lagos e oceanos 09% Sobre reflorestamento 06% Sobre reciclagem do lixo06% Conservação das espécies em extinção 05% Sobre queimadas05% 47% declaram não se lembrar do conteúdo das campanhas. Até 4ª série71% Região 461% Renda até 2 SM63% Base: 367 CONHECIMENTO DO WWF

11 IBOPE opinião LEMBRANÇA DE CAMPANHAS SOBRE MEIO AMBIENTE OU CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO LEMBRANÇA DE CAMPANHAS SOBRE MEIO AMBIENTE OU CONSERVAÇÃO DA NATUREZA NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Base: 600

12 IBOPE opinião C AMPANHAS QUE VIU OU OUVIU SOBRE MEIO AMBIENTE OU CONSERVAÇÃO DA NATUREZA (Somente p/ quem lembra –ESPONTÂNEA - %) Base: 367

13 IBOPE opinião LEMBRANÇA DE CAMPANHAS FALANDO SOBRE O WWF NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO LEMBRANÇA DE CAMPANHAS FALANDO SOBRE O WWF NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO Base: 600

14 IBOPE opinião 15% lembram de campanhas falando do WWF veiculadas na TV, rádio, jornais, revistas ou Internet. Superior30% Região 420% Mais de 7 SM26% 85% declaram não lembrar ou não saber se viram ou ouviram campanhas falando do WWF. Dentre eles: 5ª a 8ª série 94% Região 391% Até 2 SM91% De 4 a 7 SM91% Base: 600 CONHECIMENTO DO WWF

15 IBOPE opinião Entre os que dizem se lembrar de campanhas falando do WWF, a maioria não consegue identificar sobre o que eram essas campanhas: preservação do meio ambiente11% urso panda falando de preservação06% pediam para respeitar a natureza04% adesivo que tinham um panda04% 64% declaram não se lembrar do conteúdo das campanhas. Mulheres71% 40 a 49 anos86% Até 4ª série84% De 5ª a 8ª série80% Até 2 SM85% Mais de 2 até 4 SM78% Base: 90 CONHECIMENTO DO WWF

16 IBOPE opinião COMO ERAM AS CAMPANHAS QUE VIU OU OUVIU SOBRE O WWF NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO (Somente para quem lembra de campanhas falando sobre o WWF - %) Base: 90

17 IBOPE opinião LEMBRANÇA DE TER VISTO OU OUVIDO FALAR ALGO SOBRE O WWF LEMBRANÇA DE TER VISTO OU OUVIDO FALAR ALGO SOBRE O WWF Base: 600

18 IBOPE opinião Mais de três quartos dos entrevistados, 76%, dizem ser a primeira vez que ouvem falar do WWF. Destacam-se: Mulheres81% Mais idade40 a 49 anos81% 50 anos ou +82% Menos instrução Até 4ª série90% 5ª a 8ª série84% Região 3 84% Até 2 SM 89% Entre os 23% que já tinham ouvido falar do WWF: Homens29%16 a 24 anos29% Superior46%Mais de 7 SM38% Região 437% Base: 600 CONHECIMENTO DO WWF

19 IBOPE opinião LEMBRANÇA DE TER VISTO A MARCA QUE É O DESENHO DE UM PANDA LEMBRANÇA DE TER VISTO A MARCA QUE É O DESENHO DE UM PANDA Base: 600

20 IBOPE opinião 41% lembram de ter visto em algum lugar a marca do panda. Principalmente: Homens45% Mais jovens 16 a 24 anos52% 25 a 29 anos55% Mais instruídosEnsino médio47% Superior73% Região 4 62% Mais de 7 SM 61% 59 % nunca viram ou ouviram falar da marca do panda: 50 anos e + 75% Até 4ª série 88% Até 4ª série 88% 5ª a 8ª série 73% Até 2 SM 77% Base: 600 CONHECIMENTO DO WWF

21 IBOPE opinião Entre os que já viram a marca do panda em algum lugar, 71% acreditam que o WWF é uma ONG de meio ambiente. Homens77% 16 a 24 anos75% 25 a 29 anos86% 40 a 49 anos73% De 5ª a 8ª série73% Superior80% Mais de 7 SM78% Região 273% Região 474% Até 4ª série 56% Base: 246 CONHECIMENTO DO WWF

22 IBOPE opinião DEFINIÇÃO DO WWF DEFINIÇÃO DO WWF Base: 246 (Estimulada – Uma opção - %)

23 IBOPE opinião Depois de “apresentados” ao WWF, os entrevistados respondem que a ONG atua nas seguintes áreas: animais em extinção55% conservação de florestas 42% educação ambiental32% conservação da água doce18% poluição do ar10% conservação dos oceanos09% 12% não sabem/ não opinam: 50 anos e +20% Até 4ª série23% Até 2 SM19% Base: 600 CONHECIMENTO DO WWF

24 IBOPE opinião OPINIÃO SOBRE ÁREAS DE ATUAÇÃO DO WWF Base: 600 (Estimulada – Várias opções - %)

25 IBOPE opinião Quando questionados sobre quais são as funções da água existente no planeta, as principais respostas (espontâneas) são: Menções à necessidade vital do homem 87% Menções à necessidade vital de animais e plantas 32% Menções à higiene pessoal, limpeza doméstica 26% Como fonte de alimentos para o homem 23% Como fonte de energia elétrica 05% Menções como áreas de lazer (piscina/ praia) 03% Menções a transporte (barcos, navios) 02% Outras respostas 03% Não sabe/ não opinou 04% Base: 600 A ÁGUA

26 IBOPE opinião Quando questionados sobre os problemas mais graves no DF, em relação à água, as respostas (espontâneas) com maior incidência são: Desperdício33% Lixo jogado na água20% Esgoto lançado na água15% Invasões ao redor das reservas14% Desmatamento 13% Poluentes industriais e agrícolas13% Base: 600 A ÁGUA NO DF

27 IBOPE opinião PROBLEMAS MAIS GRAVES DO DISTRITO FEDERAL EM RELAÇÃO À AGUA PROBLEMAS MAIS GRAVES DO DISTRITO FEDERAL EM RELAÇÃO À AGUA Base: 600 (Espontânea – Até duas opções - %)

28 IBOPE opinião 70 % acreditam que vai haver problemas de abastecimento de água no Distrito Federal nos próximos anos. Base: 600 Mulheres72% Mais jovens 16 a 24 anos76% 25 a 29 anos78% Mais instruídos Ensino médio75% Superior82% Maior renda Mais de 4 a 7 SM 76% Mais de 7 SM76% Região 1 74% 50 anos e + 57% Região 4 82% Região 3 56% A ÁGUA NO DF

29 IBOPE opinião FRASE SOBRE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO DISTRITO FEDERAL QUE ACHA MAIS VERDADEIRA FRASE SOBRE O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO DISTRITO FEDERAL QUE ACHA MAIS VERDADEIRA Base: 600 (Estimulada – Uma opção - %)

30 IBOPE opinião 60% acreditam que o consumo de água é maior no Plano Piloto, Lago Sul, Lago Norte e Park Way (opinião compartilhada pelos moradores destas regiões). 14% acham que quem mora nas cidades satélites consome mais água. Quando questionados quanto ao consumo de água em sua própria casa, 47% dizem que ele é baixo; 46% declaram que o consumo é médio. Base: 600 A ÁGUA NO DF

31 IBOPE opinião QUEM CONSOME MAIS ÁGUA NO DISTRITO FEDERAL (Estimulada – Uma opção - %) Base: 600

32 IBOPE opinião CONSUMO DE ÁGUA NO DOMICÍLIO (Estimulada – Uma opção - %) Base: 600

33 IBOPE opinião 8% dizem que lavam o quintal diariamente. 45% dizem que lavam o quintal semanalmente. 27% declaram não ter quintal. Quanto aos hábitos de utilização da água na própria casa: 15% dizem que regam o jardim semanalmente. 15% dizem que regam o jardim diariamente. 62% declaram não ter jardim em casa. 31% dizem lavar o carro raramente. 24% lavam o carro semanalmente. 29% declaram não ter carro. Base: 600 A ÁGUA NO DF

34 IBOPE opinião FREQUÊNCIA COM QUE É LAVADO O QUINTAL DO DOMICÍLIO (Estimulada – Uma opção - %) Base: 600

35 IBOPE opinião FREQUÊNCIA COM QUE É REGADO O JARDIM DO DOMICÍLIO (Estimulada – Uma opção - %) Base: 600

36 IBOPE opinião FREQUÊNCIA COM QUE É LAVADO O CARRO DO DOMICÍLIO (Estimulada – Uma opção - %) Base: 600

37 IBOPE opinião Em relação ao tempo que levam para tomar banho, 44% dizem demorar até 5 minutos. Principalmente: Homens 50% Mais velhos 40 a 49 anos58% 50 anos e +53% Até 4ª série 64% Até 2 SM 56% Região 3 52% 42% dizem demorar de 6 a 10 minutos, destacando-se os que têm curso superior (53%). Entre os 14% que dizem demorar mais de 10 minutos no banho, destacam-se as mulheres, os mais jovens, com maior escolaridade e renda, e moradores da Região 4. Base: 600 A ÁGUA NO DF

38 IBOPE opinião TEMPO QUE DEMORA NO BANHO (Estimulada – Uma opção - %) Base: 600

39 IBOPE opinião 90% declaram que não deixam a torneira aberta para escovar os dentes. Entre os 10% que dizem que deixam a torneira aberta, destacam-se: Base: 600 Homens 12% Maior escolaridade ensino médio 12% Superior 14% Mais de 7 SM14% Região 413% 30 a 39 anos05% 93% dos homens entrevistados declaram que fecham a torneira para fazer a barba. A ÁGUA NO DF

40 IBOPE opinião HÁBITO DE DEIXAR A TORNEIRA ABERTA PARA ESCOVAR OS DENTES Base: 600

41 IBOPE opinião HÁBITO DE DEIXAR A TORNEIRA ABERTA PARA FAZER A BARBA (Somente pessoas do sexo masculino) Base: 278

42 IBOPE opinião Diante das atitudes que as pessoas podem ter para evitar o agravamento do problema da água no DF: 91% dizem estar dispostos a reduzir o consumo de água em suas casas. Esta pré-disposição é mais presente entre os mais jovens (16 a 24 anos) e os com menor escolaridade (até 8ª série). Entre os que não estão dispostos, destacam-se os mais velhos (16%), com superior completo (16%), que residem na Região 4 (13%) e com maior renda (11%). Base: 600 A ÁGUA NO DF

43 IBOPE opinião 90% dizem estar dispostos a exigir das autoridades a retirada de invasores de perto das fontes e reservas de água. Principalmente: Homens93% 25 a 29 anos94% Mais de 7 SM11% Base: % dizem estar dispostos a não jogar lixo nas ruas, nos rios e córregos. A ÁGUA NO DF

44 IBOPE opinião 85% dizem estar dispostos a participar de campanhas, abaixo-assinados ou fazer trabalho voluntário para a proteção da água. Entre eles destacam-se os de 40 a 49 anos e os de 5ª a 8ª série. Entre os 15% que não estão dispostos a tomar tal atitude: 50 anos e +21% Superior21% Região 422% Base: 600 A ÁGUA NO DF

45 IBOPE opinião 79% declaram estar dispostos a participar de um grupo para decidir sobre o uso da água no local onde moram. Esta pré-disposição é verificada principalmente: Homens84% 16 a 24 anos82% 40 a 49 anos85% Entre os 21% que não estão dispostos, destacam-se: 50 anos e +28% Superior31% Região 429% Base: 600 A ÁGUA NO DF

46 IBOPE opinião MEIOS PELOS QUAIS PODE-SE EVITAR QUE O PROBLEMA DA ÁGUA NO DISTRITO FEDERAL SE AGRAVE - % Base: 600

47 IBOPE opinião CONCLUSÕES

48 IBOPE opinião A pesquisa revelou que embora a maior parte dos entrevistados se lembre de campanhas sobre meio ambiente/ conservação da natureza veiculadas na mídia, a lembrança em relação às campanhas do WWF é bem menor, e é verificada principalmente entre os que possuem melhor condição sócio-econômica. Quando há lembrança de campanhas do WWF, a maioria não consegue identificar o seu conteúdo. O WWF é bastante desconhecido (apenas 23% já tinham ouvido falar, e destes, menos de três quartos sabem o que significa). A marca do Panda apresenta um índice de lembrança maior, principalmente entre os mais jovens e os mais instruídos, mas nem todos relacionam esta Imagem ao WWF.

49 IBOPE opinião Os entrevistados têm consciência da grave situação em que se encontra o abastecimento de água no DF, e é também muito positivo o fato de atribuir-se à população a co-responsabilidade por esta situação, pelo mau uso que faz da água (desperdício, invasões, lixo e esgoto,desmatamento) ao invés de procurar responsabilizar apenas as autoridades ou a escassez de recursos naturais. Mais do que isso, a grande maioria acredita que vão ocorrer problemas de abastecimento num curto espaço de tempo. Esta preocupação é verificada principalmente entre os mais jovens, mais instruídos e com melhor condição econômica. A maioria declara que o consumo de água em sua casa é baixo ou médio, e com controle. Quanto à utilização de água na rega de jardins, lavagem de quintal e carro, poucos declaram usá-la diariamente.

50 IBOPE opinião Embora as pessoas com maior escolaridade, maior renda, e que residem em locais mais nobres sejam as mais bem informadas e, teoricamente, mais conscientes em relação ao problema de abastecimento de água, são elas que revelam um maior descuido na sua utilização. Isto pode estar ligado à necessidade de conforto, que para Este público justifica os excessos. Por outro lado, os hábitos mais comedidos verificados no público em condições sócio-econômicas menos favoráveis, podem ser consequência da necessidade de economizar dinheiro. Há uma aparente pré-disposição nos diferentes públicos à mudança de atitudes para evitar o agravamento do problema da água no DF, o que pode ser um grande aliado do WWF nesta luta, mas a percepção do problema ainda não é aguda o suficiente para mobilizar mudanças de atitude.


Carregar ppt "IBOPE opinião PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NO DISTRITO FEDERAL NO DISTRITO FEDERAL WWF – Brasil Maio/ 2003 Maio/ 2003 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA NO DISTRITO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google