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Projeto Santher Avaliação da Distribuição. 2 Índice • Apresentações • Objetivos do Projeto • Diagnóstico • Soluções • Resultados.

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1 Projeto Santher Avaliação da Distribuição

2 2 Índice • Apresentações • Objetivos do Projeto • Diagnóstico • Soluções • Resultados

3 3 Apresentações • Santher  Empresa do segmento de higiene e limpeza  Faturamento anual próximo a 530 milhões de Reais  Atua em todo território nacional, com 4 fábricas e 6 centros de distribuição

4 4 Objetivos do Projeto • Realizar um Diagnóstico da Cadeia de Distribuição Santher com enfoque na venda direta e indireta e na distribuição física • Realizar um Diagnóstico da Distribuição Física e da Venda Direta e Indireta da Santher, avaliando a atuação em toda malha geográfica de atendimento • Avaliar quantitativamente e qualitativamente o mercado e o atendimento indireto que hoje é realizado pela Santher • Avaliar a aplicação das Políticas Comerciais e das Estratégias Mercadológicas com a percepção de todos participantes de Clientes,Gerentes Regionais, Supervisores, Vendedores, Promotores, Supervisores, Coordenadores de Expedição

5 Avaliar Modelo de Venda Direta / Indireta

6 6 Levantamento  Participação (volumes), Margem de Contribuição, Custo de Venda, Custo Logístico, Contratos / Bonificações e Preço (PLA – acordo) Distribuidor Tradicional Atacado Auto-Serviço Distribuidor Farma Broker SANTHER R$530 Mi / ano Atendimento Direto Distribuidor Exclusivo Trad. + 1 – 4 CK’s 5 – 19 CK’s 20 CK’s ou + Grandes Contas

7 7 Diagnóstico • Conflito de canais • Canais com problemas com lucratividade • Falta de Planejamento / atuação da equipe de vendas no campo • Necessidade de desenvolver políticas de atendimento direto e indireto

8 8 Soluções / Resultados • Rever e Implantar Planejamento de Vendas • Implantar Processo de Planejamento Integrado • Definir Modelo de Distribuição Indireta • Definir Modelo de Distribuição Direta • Rever Contratos com Grandes Redes • Redução dos custos comerciais resultando em aumento da lucratividade em 1,0% sobre o faturamento

9 Analisar Distribuição Física

10 10 Diagnóstico 1. Possibilidade de otimização da Rede Logística 2. Oportunidade de redução da conta frete 3. Oportunidade de utilização novas modalidades de transportes mais eficientes e econômicas 4. Carência de informações logísticas (indicadores de performance) no sistema de BI

11 Soluções / Resultados 1 - Estudo da Rede Logística

12 12 Estudo da Rede Logística Conceito • O estudo de uma rede logística compreende análises voltadas para a localização de centros de distribuição, lojas, terminais e fábricas, ou outros componentes que fazem parte da operação logística de uma empresa e que interferem no resultado final em termos de custos logísticos e nível de serviço

13 13 Estudo da Rede Logística Modelo de Cálculo • Transporte = Distribuição + Transferência • Custos com Movimentação e Armazenagem • Capital de Giro em Estoque • Benefício Fiscal

14 14 Estudo da Rede Logística Benefício Fiscal x Custos Logísticos Distrito Federal Cenário Estudado ( sem CD em Brasília )Cenário Atual ( com CD em Brasília ) DF Fábrica Bragança Paulista / SP SP Validado Custos sobre total do custo logístico atual

15 15 Estudo da Rede Logística Benefício Fiscal x Custos Logísticos Nordeste Cenário Proposto ( sem CD em Refice )Cenário Atual ( com CD em Recife ) PE, PB, RN e CE Fábrica Governador Valadares / MG MG Validado Custos sobre total do custo logístico atual

16 16 Estudo da Rede Logística Benefício Fiscal x Custos Logísticos Salvador / BA Cenário Estudado ( sem CD em Salvador )Cenário Atual ( com CD em Salvador ) Região de Salvador Fábrica Governador Valadares / MG MG Validado Custos sobre total do custo logístico atual

17 17 Estudo da Rede Logística Benefício Fiscal x Custos Logísticos Norte da Bahia Custos sobre total do custo logístico atual Cenário Proposto ( passagem por CD em Salvador )Cenário Atual ( sem passar por CD em Salvador ) Norte da Bahia Fábrica Governador Valadares / MG Norte da Bahia MG Validado

18 18 Estudo da Rede Logística Resultados • Fechar 04 centros de distribuição, com atendimento direto das fábricas • Adequar as estrutura das expedições das fábricas • Implantar operação de Transit-Point • Realizar entregas programadas • Redução dos custos logísticos resultando em aumento da lucratividade em 1,5% sobre o faturamento

19 19 Estudo da Rede Logística Rede Logística Anterior (set/2001) PE ES SE PB AL CE BA RN RJ SP PR SC RS PI MG AC RO AP RR AM PA MA TO GO MT MS DF Fábrica (Governador Valadares / MG) Fábrica (Bragança Paulista / SP) Fábrica (Guaíba / RS) CD (Recife / PE) CD (Salvador / BA) CD (Brasília / DF) CD (Contagem / MG) CD (Rio de Janeiro / RJ) CD (Itapevi / SP)

20 20 Estudo da Rede Logística Rede Logística Proposta PE ES SE PB AL CE BA RN RJ SP PR SC RS PI MG AC RO AP RR AM PA MA TO GO MT MS DF Fábrica (Governador Valadares / MG) Fábrica (Bragança Paulista / SP) Fábrica (Guaíba / RS) CD (Salvador / BA) CD (Brasília / DF)

21 Soluções / Resultados 2 - Avaliar Base de Negociação de Fretes

22 22 Soluções / Resultados 2 - Avaliar Base de Negociação de Fretes • Utilizar planilhas de custo e pesquisa de frete autônomo para avaliar potencia de redução por rota • Desenvolver política de cotação, negociação e contratação de frete • Utilizar fatores para negociação com as empresas de transporte • Impacto em Custo = 10 ~ 15 % sobre o custo de transporte

23 Soluções / Resultados 3 – Avaliar Criação Central de Fretes

24 24 Soluções / Resultados 3 – Avaliar Criação Central de Fretes • Objetivo:  contratação direta de transporte de carga através de microempresários  freqüência mínima acordada de carregamento  sem o compromisso do pagamento do frete- retorno • Através de uma área responsável  pela captação, avaliação, cadastramento, negociação, gerenciamento / controle e pagamento referente ao serviço contratado

25 25 Soluções / Resultados 3 – Avaliar Criação Central de Fretes • Estabelecer região piloto • Cadastrar microempresas para testes • Definir processos operacionais • Efetuar e analisar operações piloto • Avaliar viabilidade e impacto de criação de central de fretes • Impacto em Custo = 15 ~20 % sobre o custo de transporte • Projeto em andamento

26 Soluções / Resultados 4 - Desenvolver Sistema de Informação e Controle Logístico

27 27 Soluções / Resultados 4 – Desenvolver Sistema de Informação e Controle Logístico • Apoiar a desenvolver sistema de gerencial consolidado, contendo:  Fluxos, custos por rota / operação  Medição de qualidade  Indicadores de desempenho

28 Obrigado Antônio Carlos Alvarenga


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