A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Imigração: Sair de um país ou lugar de origem, no caso Brasil, e ir para outro. Ex: americano morando no Brasil – imigrante.  Emigração: Entrada de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Imigração: Sair de um país ou lugar de origem, no caso Brasil, e ir para outro. Ex: americano morando no Brasil – imigrante.  Emigração: Entrada de."— Transcrição da apresentação:

1

2  Imigração: Sair de um país ou lugar de origem, no caso Brasil, e ir para outro. Ex: americano morando no Brasil – imigrante.  Emigração: Entrada de pessoas originárias de diferentes lugares ou países em certa área. Ex: brasileiro morando nos EUA – emigrante.

3

4  Migrações Internacionais:  Mudança para outros países.  Pessoas mudam muitas vezes para melhorar suas vidas.  América do Norte e Europa recebem grandes fluxos de imigrantes, por essa razão, tendem a ter rejeição aos estrangeiros, denominado xenofobia.  Imigrantes ocupam a vaga de emprego e tiram as oportunidades dos nativos.

5  Migração Nacional:  Supera numericamente as migrações internacionais.  Há quatro tipos de migração: - Cidade-Cidade - Campo-Campo - Cidade-Campo - Campo-Cidade  Migração se torna mais fácil, pois é apenas nacional.  Há os boias-frias, que residem em periferias de cidades e trabalham em zonas rurais, deslocando-se diariamente.

6

7  Cidade-Cidade  Saída de uma área urbana para a outra  Tem relação com o desenvolvimento de novos polos econômicos.  Campo-Campo  Saída de áreas rurais para outras áreas rurais  Ocorre, muitas vezes, quando um local tem expansão para áreas agrícolas.

8  Cidade-Campo  Saída da área urbana para a área rural.  Saem na expectativa para realizar atividades na colheita e no plantio.  Campo-Cidade  Saída de áreas rurais para áreas urbanas (êxodo rural)  Saem principalmente atrás de novas oportunidades de trabalho e em busca de emprego.

9 Aulas 50 e 51

10  Traços étnicos são características da região ou do país (ex: olho puxado – povo asiático, pele mais escura – povo africano, etc)  Nos brasileiro é difícil achar um traço étnico certo, pois há muitas pessoas de diferentes descendências e povos.  A grande miscigenação é evidenciada ao longo da nossa história entre os brancos, os índios e os negros.

11

12  A história de alguns países por um bom tempo foi marcada pela brutalidade, pois negros não tinham direitos básicos.  Negros e indígenas vivem em desigualdade até nos dias de hoje.  Alguns dos fatos:

13  O número de povos indígenas era muito grande, mas após a escravidão deles pelo povo branco, seu número reduziu consideravelmente.  Hoje em dia há várias leis a favor dos índios:  Estatuto do Índio  Constituição de 1988: Direitos indígenas, Direito à diferença, direito à terra.  Achar terras para os índios é difícil, pois eles dependem da natureza para sobreviver.

14

15  Negros foram escravizados por muito tempo e por isso fizeram várias revoltas e, só após a Princesa Isabel.  Uma das maiores dos negros foi após a liberdade, na tentativa de reinserção na sociedade.  Em busca de moradia e oportunidades, começaram a morar em cidades.  Um dos motivos que trouxe origem à locais muito pobres, como por exemplo favelas.

16


Carregar ppt " Imigração: Sair de um país ou lugar de origem, no caso Brasil, e ir para outro. Ex: americano morando no Brasil – imigrante.  Emigração: Entrada de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google