A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES DA ÁGUA CMDPII – CFB – 6º ano Profª Fabíola Gonzaga e Michele Oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES DA ÁGUA CMDPII – CFB – 6º ano Profª Fabíola Gonzaga e Michele Oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES DA ÁGUA CMDPII – CFB – 6º ano Profª Fabíola Gonzaga e Michele Oliveira

2 Todos os objetos ao nosso redor são matéria formados por matéria. MATÉRIA Mas o que é MATÉRIA? É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. A água é exemplo de MATÉRIA

3 Massa: É a quantidade de matéria de um corpo ou objeto. • Não varia com o lugar. • Unidade de medida: g (grama), Kg, mg, t. Volume: É o espaço ocupado pela matéria de um corpo ou objeto. • Unidade de medida: L (litros), mL.

4 TEMPERATURA Ponto de fusão: Temperatura em que uma substância passa do estado sólido para o líquido. Temperatura (ponto) de fusão da água: O o C Ponto de ebulição: Temperatura em que uma substância passa do estado líquido para o gasoso. Temperatura (ponto) de ebulição da água: 100 o C

5 TENSÃO SUPERFICIAL tensão superficial A força que existe na superfície de líquidos em repouso é denominada tensão superficial. Esta tensão superficial é devido às fortes ligações entre as moléculas de água na superfície. Forma-se uma camada na superfície como uma membrana elástica

6 SOLUBILIDADE Solvente • Solvente: Substância que dissolve outra substância (soluto). • Soluto • Soluto: Substância que se dispersa entre as moléculas do solvente. SOLVENTE + SOLUTO = SOLUÇÃO Solubilidade é a facilidade que um soluto tem de se dissolver num solvente. Água pura – sem moléculas de soluto, apenas molécula de água. Hidrossolúvel: Substância que se dissolve na água.

7 Água é solvente universal...  Tem capacidade de dissolver grande quantidade de sólidos, líquidos e gases. A propriedade que a água tem de atuar como solvente é fundamental para a vida. No corpo humano, várias substâncias - como sais minerais, vitaminas, açucares, entre outras - são transportadas dissolvidas na água.

8 PRESSÃO DA ÁGUA • A água exerce pressão (uma força) sobre as paredes do recipiente que a contém. • A água exerce pressão sobre os objetos que estão mergulhados nela. • A água exerce pressão em todas as direções. Por que os corpos não são esmagados pela pressão da água???

9 PRESSÃO DA ÁGUA E PROFUNDIDADE A pressão exercida por um líquido aumenta com a profundidade. Quanto maior a profundidade (coluna d’água) maior será a pressão da água exercida sobre os corpos mergulhados. Paredes das barragens mais espessas na parte debaixo, Devido a maior pressão.

10 PRINCÍPIO DE PASCAL A partir de seus experimentos e observações, o cientista e filósofo francês, Blaise Pascal, postulou um princípio: “ A pressão exercida sobre um líquido se transmite totalmente para toda a extensão do líquido.” Uso do princípio de Pascal: Elevador hidráulico que levantam os carros nos postos e oficinas, devido a pressão da água.

11 VASOS COMUNICANTES Conjunto de recipientes que se conectam na parte inferior (de baixo). Num sistema de vasos comunicantes, a água fica no mesmo nível em todos eles, independente do tamanho ou formato de cada recipiente. O peso da água se distribui uniformemente

12 VASOS COMUNICANTES E A DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA CIDADE O reservatório de água deve ficar no ponto mais alto da cidade.

13 EMPUXO Empuxo é a força exercida por um líquido, empurrando os objetos para cima. Esta força tem direção contrária ao peso (empurra os objetos para o fundo). • Peso maior que empuxo, o objeto afunda. • Peso menor que empuxo, o objeto flutua. • Peso igual ao empuxo, objeto submerge sem chegar ao fundo.


Carregar ppt "PROPRIEDADES DA ÁGUA CMDPII – CFB – 6º ano Profª Fabíola Gonzaga e Michele Oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google