A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transtorno ou doença mental. A doença mental consiste, de forma empírica, num desequilíbrio psíquico que pode se manifestar através de diversos sinais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transtorno ou doença mental. A doença mental consiste, de forma empírica, num desequilíbrio psíquico que pode se manifestar através de diversos sinais."— Transcrição da apresentação:

1 Transtorno ou doença mental

2 A doença mental consiste, de forma empírica, num desequilíbrio psíquico que pode se manifestar através de diversos sinais e sintomas o que dificulta o desenvolvimento da vida habitual da pessoa.

3 Fatores de caráter diverso (biológico, psicológico e sociais) podem alterar o equilíbrio dinâmico que mantém as pessoas num estado relativo de saúde.

4 O aparecimento das doenças mentais está ligado, dependendo do modelo teórico que o analisa, a diferentes fatores segundo diferentes hipóteses.

5 A prevalência dos transtornos mentais é variável quando considerado o sexo das pessoas por eles afetadas.

6 Doenças psiquiátricas HomemMulher Neurose5,717,2 Psicoses orgânicas 0,3 Psicoses funcionais 1,20,7 Transtornos de personalidade 2,32,6 Tóxico dependência 3,82,0 demências2,63,8 subnormalidade1,9

7 A principal diferença entre doenças físicas e mentais é que estas podem ser caracterizadas pela perda do autodomínio, o que resulta muito ameaçador para a maioria doas pessoas, que as podem ver como perturbadoras e intoleráveis, levando a sua rejeição.

8 A maioria das investigações de campo indicam que entre 15% a 30% da população sofrem de algum transtorno psíquico. São números angustiantes que constituem um desafio para o serviço de saúde.

9 A esquizofrenia apresenta-se, em todas as suas variedades, em cerca de 8%; as psicoses afetivas entre 0,2% e 0,4%; os déficits intelectuais entre 2% e 4%; psicopatias entre 4% e 8% e os transtornos do comportamento em geral em torno de 10% da população.

10 Os transtornos mentais pertencem a três grupos principais : 1.Os quadros de delirium 2.As demências 3.Os transtornos amnésticos

11 Delirium Síndrome de comportamento das funções cerebrais que engloba uma ampla gama de estágios, variando desde leve desorientação até grave perda de funções intelecto- cognitivas, de amedrontadas e leves desconfianças, inquietação e desassossego até o limite não responsivo de como vigil. Estas condições mentais podem ser desencadeadas por uma enorme variedade de situações debilitantes: cardiopatias, hipoxia, cetose diabética, uremia, infecções, salicilatos, digitalicos, abuso de álcool, hipnóticos, antidepressivos, vasodilatadores cerebrais, antivertiginosos, venenos, etc.

12 Demências A síndrome demencial caracteriza-se por deterioração global das funções mentais e diminuição das funções intelecto cognitivas, que é adquirida e secundária a causas orgânicas não especificas. O curso é geralmente crônico, com inicio insidioso, os sintomas nucleares são a deterioração intelectual, deficiência na memória recente, desorientação alo e auto psíquica que persistem na ausência de obnubilação de consciência.

13 Transtornos amnésticos os transtornos amnésticos ou distúrbios caracterizam-se pela diminuição significativa de atividades sócio familiares e laborativas em decorrência de um sintoma principal: a amnésia. Os transtornos amnésicos podem ser desencadeados por variada serie de agentes causais que não são mutuamente excludentes: •Causas metabólicas: hipoglicemia, hipoxia, deficiência de tiamina (vitamina b12) •Doenças neurológicas: eplepsia, convulsões (eletroconvulsoterapia), traumatismo craniano encefálico, tumores cerebrais, encefalite, esclerose múltipla, abuso de substâncias (álcool).

14 A duração do quadro amnèstico pode ser coincidente com a instalação do agente causal ou pode retroceder a períodos anteriores ao trauma. Se a duração do quadro é inferior a um mês a amnésia é dita transitória; quando a duração é maior, a amnésia é classificada como persistente. A medida que ocorre a recuperação, o paciente pode recobrar todas as suas “memórias” ou estas podem sofrer um processo de condensação (ou síntese) de modo a cobrir as falhas verificadas durante o período de duração do transtorno amnéstico.


Carregar ppt "Transtorno ou doença mental. A doença mental consiste, de forma empírica, num desequilíbrio psíquico que pode se manifestar através de diversos sinais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google