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O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.

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1 O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas de conhecimento prioritárias ao atendimento das necessidades das áreas estratégicas de C T & I” Renato Crespo Pereira Pró-Reitor de Graduação Universidade Federal Fluminense

2 Marcos da institucionalização da C & T no Brasil • Virada do século XIX – XX: Museu Goeldi (1885), Manguinhos (1900); • Não havia política; direcionado aos problemas de saúde pública e de agricultura; • Sistema ensino/perquisa se institucionaliza nos anos 30 na USP, apesar de univ. anteriores no RJ e MG; • Entre 30 e 49 criam-se 160 estabelecimentos de ensino superior no Brasil, sem ligação com pesquisa.

3 Marcos da institucionalização da C & T no Brasil • A partir da segunda guerra vem uma politica para a ciência: 1948 SBPC; 49 o CBPF; • Institucionaliza-se a política científica e de formação de pessoal superior: CNPq e CAPES (1951); • Preocupãção estratégica com energia nuclear e consolidação de várias associações científicas.

4 Alguns marcos da institucionalização da C&T no Brasil • Vinculação explícita da política científica com o desenvolvimento e crescimento econômico só na segunda metade dos anos 60; • 1965 - Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, no BNDE; • 1967 Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP; • Primeiro plano - Programa Estratégico de Desenvolvimento (PED) do período 1968 a 1970; • Inclusão do setor privado e a coordenação governamental do desenvolvimento tecnológico.

5 Educação superior, ciência e tecnologi a - Investimento em C, T & I cerca de 1,69 do PIB; - Bolsas da CAPES e CNPq representam aproximadamente US 2,3 bilhões; - Universidades brasileiras formam 38.000 mestres e 10.000 doutores por ano; - Brasil é 12 o colocado em produção científica no mundo; - Universidades encontram-se em expansão: 63 Universidades e 171 Campi; Fonte: www.mct.gov.br/indicadores

6 Produção científica

7 Formação de pessoal

8 Fonte: OCDE Locais de atuação dos pesquisadores

9 Inovação Não temos o mesmo perfil de desempenho nas Universidades

10 Depósitos de patentes por universidades brasileiras no INPI, 1979 – 2004

11 Instituições que mais registraram patentes no Brasil - de 2000 a 2008

12

13 Mas o desenvolvimento é irregular...

14 Inovação no Brasil Muito conhecimento... pouca aplicação “A capacidade de transformar conhecimento em riqueza e desenvolvimento social, é talvez o ponto mais frágil do atual estágio do desenvolvimento da C&T[&I] no Brasil.” (Brito Cruz, 2001).

15 O papel das Universidades no processo de Inovação • Formação de técnicos e pesquisadores  visão de mercado? • Formação de empreendedores  mudança de cultura? • Pesquisa básica e aplicada  voltadas para a resolução de problemas da sociedade? • Pesquisa cooperativa com agentes do desenvolvimento  resultados compartilhados?

16 O papel das Universidades no processo de Inovação • Desenvolvimento de novos produtos e processos  proteção dos resultados? • Transferência de tecnologia para o mercado  licenciamento? • Criar novo quadro institucional para remover obstáculos ao processo inovativo? • Flexibilizar as regras na academia para fomentar o empreendedorismo? Ação na UFF. • Estimular o investimento privado em C, T & I?

17 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Criação do CNPq e CAPES Você faz pesquisa? Você tem publicado? Você faz pesquisa básica ou aplicada? Quantos trabalhos você publicou? Quantos trabalhos você publicou este ano ? Quantas citações você tem? Quantas patentes você tem? Quanto de royalties suas patentes recebem? Quantos empregos a sua pesquisa gerou? Fonte: J. B. de Andrade, S. Cadore, P.C. Vieira, C. Zucco e A. Pinto, “ Eixos Mobilizadores em Química”, Química Nova, 26(3), 445-451, (2003) Questionamentos aos cientistas e Professores

18 Mas o potencial marinho...

19 Ciências do Mar no Brasil

20 Principal potencial marinho Bioprospecção de moléculas bioativas FármacosAnti-incrustantes

21 Mas o que limita? Matéria prima Não devemos perpetuar modelo em curso no mundo Promover o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade, assegurando o desenvolvimento econômico do Brasil.

22 Obrigado


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