A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Piaget de Ensino Disciplina: Sociologia Ensino Médio Etapa: Terceira Aula:1 Título:Estratificação e Desigualdade Social Professora: Fernanda Paula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Piaget de Ensino Disciplina: Sociologia Ensino Médio Etapa: Terceira Aula:1 Título:Estratificação e Desigualdade Social Professora: Fernanda Paula."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Piaget de Ensino Disciplina: Sociologia Ensino Médio Etapa: Terceira Aula:1 Título:Estratificação e Desigualdade Social Professora: Fernanda Paula

2 Bibliografia VILA NOVA. Sebastião. Introdução à sociologia. Cap. 5 Estratificação Social

3 ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL ‡ DESIGUALDADE SOCIAL localização hierárquica dos indivíduos em camadas, estratos e em setores homogêneos da população. *Baseada em direitos e deveres *Oportunidades iguais ou desiguais a todos *Distribuição de recompensas com base no desempenho

4

5 Os TIPOS de Estratificação ao longo da História para MAX WEBER Sociedade onde os indivíduos estão situados hierarquicamente de acordo com herança social dos pais e famíliares. Ex: Roma antiga, Grécia antiga. Não há mobilidade social Sociedade onde os indivíduos estão situados hierarquicamente mais pelo prestígio do que pelo poder econômico, também passado de pai para filho e atribuído pela aristocracia. EX: duques e barões. Média Mobilidade social. EX: Brasil colonial Do ponto de vista legal todos tem direito, mas a desigualdade é real.Na piramidade social o mérito é que norteia a hierarquia Problema: oportunidades e escolhas. Maior possibilidade de mobilidade social.Ex: Sociedades atuais industrializadas Castas Estamentos Classes

6 *As pessoas participam da riqueza, do prestígio e do poder desigualmente de acordo com o seu nascimento, não podendo mudar de posição social durante toda a sua existência. *Ex: Índia tradicional ESTRATIFICAÇÃO EM CASTAS

7 ESTRATIFICAÇÃO EM ESTAMENTOS O prestígio tem peso maior que a riqueza. Os direitos e deveres atribuídos aos membros de cada estamento são definidos por lei. A localização do indivíduo na hierarquia social não é somente uma realidade econômica de fato, mas, principalmente, de direito. Típica das sociedades aristocráticas (Europa: Idade Média e Moderna).

8 servos Artesãos, camponeses livres e baixo clero comerciantes Nobreza alto clero

9 Declínio dos Estamentos •O declínio da organização estamental da sociedade européia se dá com a ascensão da burguesia (categoria social dedicada às atividades comerciais e financeiras desenvolvidas nas cidades). •Apesar de possuir grande força econômica a burguesia em razão das limitações legais estava submetida ao alto clero e á nobreza.

10 Passagem da estratificação social por Estamentos para Classes sociais •A insatisfação da burguesia associada à consciência da força econômica que ela significava para a sociedade e à desarticulação política da nobreza tornaram possível a transformação radical daquela sociedade através da Revolução Francesa (1789). •Com a instituição da igualdade de todos os cidadãos perante a lei a burguesia pode fazer valer seus interesses e se afirmar politicamente.

11 CLASSES SOCIAIS •Com a extinção do sistema estamental de estratificação e a ascensão política da burguesia, nasce a sociedade de classes. •A classe social é um conjunto de indivíduos portadores de características comum: renda familiar, à profissão, à escolaridade, ao tipo e ao nível de consumo e aos valores, crenças, símbolos, normas, atitudes, aspirações e visão de mundo, etc.

12 Classe baixa Classe média Classe alta

13 Típicas… •… das sociedades secularizadas(uso da razão) urbano- industriais. •Bases: valor que afirma o direito de todos os indivíduos de usufruírem de todas as vantagens econômicas e sociais em geral que a sociedade pode oferecer, de acordo com os méritos de cada um e independentemente da sua condição social de nascimento. Problema: As condições fornecidas para que esse indivíduos possam se movimentar nos estratos sociais são desiguais e se faz necessário importantes estudos para sabermos os limites sob os quais os indivíduos tem para acender de um estrato social ao outro e quanto a “ nova classe média brasileira”? A denominada nova classe C? O que podemos analisar sobre os novos dados do IBGE?

14 Para Casa •Faça uma pesquisa nos jornais impressos, internet e escreva em seu caderno,um mínimo de 15 linhas, um texto dissertativo referente “a nova classe média brasileira”

15 Para saber mais •Procure acessar os sites: •www.uol.com.brwww.uol.com.br •Ambos são sites com várias colunas indicativas de análise do novo perfil da classe média brasileira


Carregar ppt "Sistema Piaget de Ensino Disciplina: Sociologia Ensino Médio Etapa: Terceira Aula:1 Título:Estratificação e Desigualdade Social Professora: Fernanda Paula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google