A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso da crase Regras de acentuação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso da crase Regras de acentuação."— Transcrição da apresentação:

1 Uso da crase Regras de acentuação

2 Sei que a crase não foi feita para humilhar ninguém
Sei que a crase não foi feita para humilhar ninguém. Mas desmoraliza reputações. Para não cair na boca do povo, peço ajuda. No período “vou a Cabinda, a Namíbia e a Malange”, onde coloco o acentinho grave?

3 No tempo em que se amarrava cachorro com linguíça, os professores ensinavam uma diquinha preciosa. Ela se refere à crase antes de nomes de cidades, estados, províncias ou países. Na dúvida, bastava recorrer ao versinho: Se, ao voltar, volto da, Crase no a. Se, ao voltar, volto de, Crase pra quê?

4 Aplicando o truque, temos: Logo:
Voltei de Cabinda, da Namíbia, e de Malange. Logo: Vou a Cabinda, à Namíbia, e a Malange. Mais fácil do que isso, só tirar chupeta de recêm-nascido. Ref.: Dad Squarisi (dicas de português, in: Correio Braziliense, )

5 exemplos “Indaguei do guarda; disse-me que efetivamente “esse sujeito” ia por aí às vezes. – A que horas? “... Apresentaram-se a falar ao (do? A quem/de quem?) imperador” “... Apresentaram-se a falar à imperatriz (da? A quem/ de quem?) Custou-lhe muito a aceitar a casa (de? o quê?/ que aceitasse) Estar à janela, ficar à mesa, ao portão, ao sol, falar ao telefone.

6 Tomar o pulso ao doente (do doente)
Toma o pulso à doente (da doente) Vou às pressas e/ou à pressa ao trabalho (das pressas que eu falo) Fazer coisas às cegas (fala-se da cegueira) Fazer coisas a olho nu (fala-se do olho nu)

7 Emprego do à acentuado Crase se estende a toda fusão de vogais iguais, e não só ao a acentuado, representa a construção da preposição a com o artigo a. Ocorre crase nos seguintes casos principais: Diante de palavra feminina que não repele artigo; Para sabermos se um substantivo femino não repele artigo, basta cosntruí-lo em orações em que apareçam regidos das preposições de, em, por. Se tivermos puras preposições, o nome dispensa artigo; se tivermos necessidade de usar, da, na, pela, o artigo será obrigatório.

8 exemplos Fui à Namíbia moro na Namíbia passo pela Namíbia
venho da Namíbia Fui à Namíbia moro na Namíbia passo pela Namíbia venho de Malange Fui a Malange moro em Malange passo por Malange

9 Diante dos pronomes demonstrativos: aquele, aquela, aquilo.
à àquele Referiu-se àquela que estava ao seu lado. àquilo

10 Não se usa crase em palavras com sentido indefinido.
Uma Certa Qualquer Cada toda Falou a pessoa

11 Exercícios 1. Em qual das alternativas o uso do acento indicativo de crase é facultativo? a) Minhas idéias são semelhantes às suas. b) Ele tem um estilo à Eça de Queiroz c) Dei um presente à Mariana. d) Fizemos alusão à mesma teoria. e) Cortou o cabelo à Gal Costa.

12 2. "O pobre fica ___ meditar, ___ tarde, indiferente ___ que acontece ao seu redor".
a) à - a - aquilo b) a - a - àquilo c) a - à - àquilo d) à - à - aquilo e) à - à - àquilo

13 a) à - há b) a - à c) a - há d) à - a e) à - à
3. "A casa fica ___ direita de quem sobe a rua, __ duas quadras da Avenida Central". a) à - há b) a - à c) a - há d) à - a e) à - à a) Na indicação do número de horas: Chegamos às nove horas. b) Na expressão à moda de, mesmo que a palavra moda venha oculta: Usam sapatos à (moda de) Luís XV. c) Nas expressões adverbiais femininas, exceto às de instrumento: Chegou à tarde (tempo). Falou à vontade (modo). d) Nas locuções conjuntivas e prepositivas; à medida que, à força de... OBSERVAÇÕES: Lembre-se que: Há - indica tempo passado. Moramos aqui há seis anos A - indica tempo futuro e distância. Daqui a dois meses, irei à fazenda. Moro a três quarteirões da escola.

14 4. "O grupo obedece ___ comando de um pernambucano, radicado ___ tempos em São Paulo, e se exibe diariamente ___ hora do almoço". a) o - à - a b) ao - há - à c) ao - a - a d) o - há - a e) o - a - a

15 5. "Nesta oportunidade, volto ___ referir-me ___ problemas já expostos ___ V. Sª ___ alguns dias".
a) à - àqueles - a - há b) a - àqueles - a - há c) a - aqueles - à - a d) à - àqueles - a - a e) a - aqueles - à - há b) Problemas já expostos para você (pronome pessoal (tratamento)); fala-se de você, para você.

16 6. Assinale a frase gramaticalmente correta:
a) O Papa caminhava à passo firme. b) Dirigiu-se ao tribunal disposto à falar ao juiz. c) Chegou à noite, precisamente as dez horas. d) Esta é a casa à qual me referi ontem às pressas. e) Ora aspirava a isto, ora aquilo, ora a nada.

17 7. O Ministro informou que iria resistir _____ pressões contrárias _____ modificações relativas _____ aquisição da casa própria. a) às - àquelas _ à b) as - aquelas - a c) às àquelas - a d) às - aquelas - à e) as - àquelas - à

18 8. A alusão _____ lembranças da casa materna trazia _____ tona uma vivência _____ qual já havia renunciado. a) às - a - a b) as - à - há c) as - a - à d) às - à - à e) às - a - há

19 9. Use a chave ao sair ou entrar __________ 20 horas.
a) após às b) após as c) após das d) após a e) após à

20 10. _____ dias não se consegue chegar _____ nenhuma das localidades _____ que os socorros se destinam. a) Há - à - a b) A - a - a c) À - à - a d) Há - a - a e) À - a - a

21


Carregar ppt "Uso da crase Regras de acentuação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google