A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desporto na 1ª República em Portugal Trabalho realizado por:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desporto na 1ª República em Portugal Trabalho realizado por:"— Transcrição da apresentação:

1 Desporto na 1ª República em Portugal Trabalho realizado por:
Mafalda Dias, nº16 Marta Almeida, nº20

2 Resumo da História do Futebol em Portugal
Na década de 1910, começou a surgir o fascínio do futebol, em Portugal. Este fascínio foi importado da Inglaterra e tem o nome de Football porque se joga com os pés. Em Portugal adaptou-se a palavra à sua língua, ficando futebol. As equipas disputavam o Campeonato de Lisboa de Futebol. Clubes de Lisboa criaram a Liga de Futebol Association , lançando um campeonato. Existiam duas ligas: Liga do Norte e a Liga do Sul. O campeão era apurado na final entre o vencedor da Liga do Norte e o vencedor da Liga do Sul.

3 O desentendimento na Liga
No campeonato da época 1909/1910 participaram 10 equipas destacando-se o Carcavelos Club, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica e Clube Internacional de Foot-ball (CIF). As equipas começam a contestar a Liga de Futebol Association. As equipas acusam a Liga de irregularidades. Umas equipas desistem e as outras não comparecem nos jogos. Benfica sagra-se campeão nesta época.

4 Uma nova Associação Liga do Norte Liga do Sul
O F.C.P. é campeão desde 1911 até 1916. Em 1912 o F.C.P. e o Leixões Sport Club fundam a Associação de Futebol do Porto. Em 1913/1914 o Boavista Futebol Club conquista o campeonato. Em 1917/1918 o título vai para o Salgueiros. A partir dessa época o título é dos dragões. Nova Associação é a Associação de Futebol de Lisboa. CIF sagra-se campeão seguido do Benfica e do Sporting. Público acorre aos vários jogos pagando 120 réis por bilhete. No ano seguinte e até 1918 as águias sagram-se campeãs. Na época 1918/1919 os leões ganham o título.

5 Porto É o clube mais antigo de Portugal, fundado em 1893.
Reactivou-se em 1906. Ano após ano, a partir de 1910, o F.C.P. conquista a Liga do Norte e o Campeonato do Porto. É o 1º clube de Portugal a ter um campo relvado. Muda-se, devido à construção de uma fábrica, para o Campo da Constituição.

6 Sporting Fundou-se em 1906. O 1º campo foi no Sítio das Mouras.
Em 1910 ganha o título de Campeão no Campeonato de Lisboa. Na época 1918/1919 sagra-se campeão no Campeonato de Lisboa. O equipamento era às listas brancas e verdes e os calções eram brancos passando, mais tarde, a serem pretos.

7 Benfica Criado por ex-alunos da Casa Pia.
Devido a dificuldades financeiras mudaram de campo várias vezes acabando por ficar em Benfica. Os jogos eram ao domingo de manhã bem cedo. Em 1919, o Benfica faz o 1º jogo nocturno da Península Ibérica. Em 1910 o Benfica sagra-se campeão do Campeonato de Futebol de Lisboa.

8 Atletismo Era outra modalidade com grande popularidade na década de 1910, em Portugal. Principalmente em Lisboa, realizaram-se provas de várias modalidades do atletismo: Corrida Corta-mato Salto à vara Salto em comprimento Lançamento de peso Quando havia provas, a população de Lisboa acorria ao Velódromo de Palhavã.

9 Jogos Olímpicos Calor Sufocante Estreia Trágica
A maratona realizou-se a 14/07/1912 com temperatura a 32ºC. Lázaro besuntou-se com sebo não realizando a transpiração cutânea. Caiu várias vezes durante a prova acabando inconsciente. Morreu na madrugada seguinte de desidratação externa, com apenas 21 anos. Estreia Trágica Em 1912, realizaram-se os Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia. Portugal levaria, pela primeira vez, atletas a participar nas Olimpíadas. Foi uma entrada trágica pois o maratonista do Sporting, Francisco Lázaro, morreu.

10 Um exemplo a seguir no Futuro
Os Jogos Olímpicos de Estocolmo foram exemplo de eficiência e de colaboração das novas tecnologias ao serviço do Homem. As provas de natação e de atletismo foram realizadas com um sistema de fotografia e cronometragem para contar o tempo de cada atleta. Um sistema de altifalantes mantinha o público e os atletas ao corrente dos resultados. Estes Jogos Olímpicos foram os primeiros onde participaram atletas dos cinco continentes.

11 Vela e Regatas Em Lisboa, existiam também, as provas de vela e as regatas. A prática de vela e remo já eram organizadas por instituições. Disputam várias taças e regatas para comemorar eventos e datas. De 2 em 2 anos, em Lisboa, disputam a Taça de Lisboa, disputando as várias modalidades deste desporto. Em 1910 destacou-se o remo pois foi o mais bem sucedido.

12 Esgrima Ténis Modalidade herdada dos tempos monárquicos.
Principal modalidade da década de 1910. Havia frequentemente torneios entre os esgrimistas estrangeiros e os mestres portugueses. Realizavam-se no Teatro São Carlos onde ficava a Sala de Armas do Centro Nacional de Esgrima. Após a implantação passou a ser dominado pelos oficiais militares. Era outra modalidade apreciada pela alta sociedade portuguesa. Realizava-se, anualmente, entre clubes. Era mais de vertente social do que competição. Após a implantação, sofreu um duro golpe porque devido à instabilidade o Campeonato teve de ser realizado em Madrid. Porém, foi vencido por uyma dupla portuguesa.

13 Outras modalidades Os torneios de tiro e cricket são alvo da atenção da sociedade portuguesa. Este desporto era visto como forma de preparação dos codadãos para defesa do país. O hipismo é outra modalidade com grande público na década de 1910. O Velódromo de Pavalhã fazia corridas de cavalos, provas de saltos e de adestramento. Atrai a alta sociedade, a burguesia e até o povo. Esta modalidade, como havia muitos torneios, decidiram criar uma Federação, em 1916. Assiste-se também a torneios de cricket. O cricket foi importando da França durante as invasões napoleónicas. Quando havia encontros entre os atletas do Porto e de Lisboa a maoir parte da populalção acorria para ver.

14


Carregar ppt "Desporto na 1ª República em Portugal Trabalho realizado por:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google