A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho realizado por: Mafalda Dias, nº16 Marta Almeida, nº20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho realizado por: Mafalda Dias, nº16 Marta Almeida, nº20."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho realizado por: Mafalda Dias, nº16 Marta Almeida, nº20

2  Na década de 1910, começou a surgir o fascínio do futebol, em Portugal.  Este fascínio foi importado da Inglaterra e tem o nome de Football porque se joga com os pés.  Em Portugal adaptou-se a palavra à sua língua, ficando futebol.  As equipas disputavam o Campeonato de Lisboa de Futebol.  Clubes de Lisboa criaram a Liga de Futebol Association, lançando um campeonato.  Existiam duas ligas: Liga do Norte e a Liga do Sul.  O campeão era apurado na final entre o vencedor da Liga do Norte e o vencedor da Liga do Sul.

3  No campeonato da época 1909/1910 participaram 10 equipas destacando-se o Carcavelos Club, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica e Clube Internacional de Foot-ball (CIF).  As equipas começam a contestar a Liga de Futebol Association.  As equipas acusam a Liga de irregularidades.  Umas equipas desistem e as outras não comparecem nos jogos.  Benfica sagra-se campeão nesta época.

4  O F.C.P. é campeão desde 1911 até  Em 1912 o F.C.P. e o Leixões Sport Club fundam a Associação de Futebol do Porto.  Em 1913/1914 o Boavista Futebol Club conquista o campeonato.  Em 1917/1918 o título vai para o Salgueiros.  A partir dessa época o título é dos dragões.  Nova Associação é a Associação de Futebol de Lisboa.  CIF sagra-se campeão seguido do Benfica e do Sporting.  Público acorre aos vários jogos pagando 120 réis por bilhete.  No ano seguinte e até 1918 as águias sagram-se campeãs.  Na época 1918/1919 os leões ganham o título.

5  É o clube mais antigo de Portugal, fundado em  Reactivou-se em  Ano após ano, a partir de 1910, o F.C.P. conquista a Liga do Norte e o Campeonato do Porto.  É o 1º clube de Portugal a ter um campo relvado.  Muda-se, devido à construção de uma fábrica, para o Campo da Constituição.

6  Fundou-se em  O 1º campo foi no Sítio das Mouras.  Em 1910 ganha o título de Campeão no Campeonato de Lisboa.  Na época 1918/1919 sagra- se campeão no Campeonato de Lisboa.  O equipamento era às listas brancas e verdes e os calções eram brancos passando, mais tarde, a serem pretos.

7  Criado por ex-alunos da Casa Pia.  Devido a dificuldades financeiras mudaram de campo várias vezes acabando por ficar em Benfica.  Os jogos eram ao domingo de manhã bem cedo.  Em 1919, o Benfica faz o 1º jogo nocturno da Península Ibérica.  Em 1910 o Benfica sagra-se campeão do Campeonato de Futebol de Lisboa.

8  Era outra modalidade com grande popularidade na década de 1910, em Portugal.  Principalmente em Lisboa, realizaram-se provas de várias modalidades do atletismo:  Corrida  Corta-mato  Salto à vara  Salto em comprimento  Lançamento de peso  Quando havia provas, a população de Lisboa acorria ao Velódromo de Palhavã.

9  A maratona realizou-se a 14/07/1912 com temperatura a 32ºC.  Lázaro besuntou-se com sebo não realizando a transpiração cutânea.  Caiu várias vezes durante a prova acabando inconsciente.  Morreu na madrugada seguinte de desidratação externa, com apenas 21 anos.  Em 1912, realizaram-se os Jogos Olímpicos de Estocolmo, na Suécia.  Portugal levaria, pela primeira vez, atletas a participar nas Olimpíadas.  Foi uma entrada trágica pois o maratonista do Sporting, Francisco Lázaro, morreu.

10  Os Jogos Olímpicos de Estocolmo foram exemplo de eficiência e de colaboração das novas tecnologias ao serviço do Homem.  As provas de natação e de atletismo foram realizadas com um sistema de fotografia e cronometragem para contar o tempo de cada atleta.  Um sistema de altifalantes mantinha o público e os atletas ao corrente dos resultados.  Estes Jogos Olímpicos foram os primeiros onde participaram atletas dos cinco continentes.

11  Em Lisboa, existiam também, as provas de vela e as regatas.  A prática de vela e remo já eram organizadas por instituições.  Disputam várias taças e regatas para comemorar eventos e datas.  De 2 em 2 anos, em Lisboa, disputam a Taça de Lisboa, disputando as várias modalidades deste desporto.  Em 1910 destacou-se o remo pois foi o mais bem sucedido.

12  Modalidade herdada dos tempos monárquicos.  Principal modalidade da década de  Havia frequentemente torneios entre os esgrimistas estrangeiros e os mestres portugueses.  Realizavam-se no Teatro São Carlos onde ficava a Sala de Armas do Centro Nacional de Esgrima.  Após a implantação passou a ser dominado pelos oficiais militares.  Era outra modalidade apreciada pela alta sociedade portuguesa.  Realizava-se, anualmente, entre clubes.  Era mais de vertente social do que competição.  Após a implantação, sofreu um duro golpe porque devido à instabilidade o Campeonato teve de ser realizado em Madrid.  Porém, foi vencido por uyma dupla portuguesa.

13  Os torneios de tiro e cricket são alvo da atenção da sociedade portuguesa.  Este desporto era visto como forma de preparação dos codadãos para defesa do país.  Esta modalidade, como havia muitos torneios, decidiram criar uma Federação, em  Assiste-se também a torneios de cricket.  O cricket foi importando da França durante as invasões napoleónicas.  Quando havia encontros entre os atletas do Porto e de Lisboa a maoir parte da populalção acorria para ver.  O hipismo é outra modalidade com grande público na década de  O Velódromo de Pavalhã fazia corridas de cavalos, provas de saltos e de adestramento.  Atrai a alta sociedade, a burguesia e até o povo.

14


Carregar ppt "Trabalho realizado por: Mafalda Dias, nº16 Marta Almeida, nº20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google