A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

- Lembrete sobre a aula passada - Correção de Exercícios - Condições Históricas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "- Lembrete sobre a aula passada - Correção de Exercícios - Condições Históricas."— Transcrição da apresentação:

1 - Lembrete sobre a aula passada - Correção de Exercícios - Condições Históricas

2  PERPLEXIDADE – desperta o ímpeto de buscar explicações para aquilo que é motivo de espanto/curiosidade.  DÚVIDA – é a chave para construir o processo de reflexão filosófica a respeito de algo.  GRÉCIA ANTIGA – primeira grande experiência de movimentação filosófica (certas condições históricas específicas contribuíram para isso).

3  De acordo com o texto, qual é o melhor meio de se aproximar da filosofia? Segundo o que é exposto no texto em questão, o melhor caminho para se aproximar da prática filosófica é formular perguntas de caráter reflexivo, que abordem temas relacionados a vida humana e ao mundo.

4  O ato de duvidar faz parte do movimento de prática da filosofia. A partir de que momento na história dizemos que a dúvida surgiu? O que era questionado? Não se sabe ao certo em que exato momento da história as primeiras perguntas filosóficas tomaram forma, mas é claro que a mitologia empregada na antiguidade foi crucial para desencadear dúvidas. A partir dessas explicações fantásticas para os fenômenos da vida cotidiana que incomodavam os homens, surgiram questionamentos a respeito da veracidade desses relatos. Tais questões impulsionaram o nascimento da Filosofia.

5  FILOSOFIA – acontecimento tipicamente grego que surgiu a partir de questionamentos (quanto à mitologia).  Certos fatos históricos = ESSENCIAIS para uma mudança de atitude perante a tradição! DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E SOCIAL = SOLUÇÕES MAIS RACIONAIS PARA PROBLEMÁTICAS COTIDIANAS.

6  Viagens marítimas – desmistificação do mundo/ localidades distantes + contato com outras culturas.  Invenção do calendário – tempo como algo natural, passível de ser organizado.  Invenção da moeda – estímulo ao raciocínio abstrato e lógico.  Surgimento da vida urbana – nova classe de cidadãos oposta à aristocracia que financiava manifestações culturais.  Invenção da escrita alfabética – troca dos símbolos por inúmeras combinações entre letras – ampliação do vocabulário.

7  Invenção da política – estabelecimento da república participativa: tomada de decisões a respeito da cidade era feita em assembléias. Estímulo à argumentação e ao debate – construção de senso crítico!


Carregar ppt "- Lembrete sobre a aula passada - Correção de Exercícios - Condições Históricas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google