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Uso de AutoCAD MAP 3D para desenvolvimento de análise multicritério

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Apresentação em tema: "Uso de AutoCAD MAP 3D para desenvolvimento de análise multicritério"— Transcrição da apresentação:

1 Uso de AutoCAD MAP 3D para desenvolvimento de análise multicritério
Kátia Góes Geógrafa – Analista Ambiental Mestranda Geografia-UERJ

2 Apresentação Pessoal Geógrafa e Analista Ambiental, expert  em Sistemas de Informações Geográfica. Consultora técnica em projetos GIS desde a capacitação de pessoal até a publicação de dados. Atualmente, ligada a equipe do IVIG-Coppetec, desenvolve métodos e análises em banco de dados geográficos e publica livros sobre o assunto.

3 LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO

4 PORQUE DUAS BARRAS?

5 OBJETIVOS

6 OBJETIVO PRINCIPAL Desenvolver uma metodologia de avaliação de vocação turística, utilizando análise multi-critério como forma de subsidiar o planejamento Ecoturístico em áreas rurais no estado do Rio de Janeiro. Para esta pesquisa foram consideradas as seguintes tipologias de turismo: Turismo ecológico, Turismo rural, Turismo de aventura e Turismo histórico-cultural.

7 OBJETIVO ESPECÍFICO Desenvolver METODOLOGIA MULTICRITERIAL que possam fornecer subsídios para as análises da vocação turística por setor censitário rural; Identificar a vocação turística.

8 CONCEITOS

9 TURISMO SUSTENTÁVEL Turismo praticado de forma que promova a qualidade de vida das populações residentes na localidade de destino, respeite a socio- diversidade da comunidade receptora, por meio da conservação da herança cultural das populações e conservando os recursos naturais e paisagísticos deste local (Oliveira, 2002).

10 TURISMO SUSTENTÁVEL EM ÁREAS RURAIS
É considerado um segmento do turismo que utiliza o patrimônio natural e cultural, de forma sustentável, com intercâmbio sob diferentes formas entre o homem e a natureza, para promover a conservação dos recursos locais (físicos e humanos), aperfeiçoando os custos e ganhos ambientais, culturais, econômicos e sociais, orientado por planejamentos participativos (SETU, 2000).

11 TIPOLOGIAS DE TURISMO Ecoturismo: Atividade realizada em áreas naturais que se encontram preservadas, com objetivo específico de estudar, admirar e desfrutar a flora e fauna assim como qualquer manifestação cultural que ocorra nesta área; Turismo ecológico: Conjunto de atividades turísticas, que utiliza de forma sustentável, os patrimônios naturais e culturais, incentivando sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas; Turismo de aventura: É o grupo nos quais as pessoas atuam como protagonistas, desenvolvendo atividades participativas de menor ou maior intensidade, necessitando em alguns casos, de equipamentos e serviços especializados;

12 TIPOLOGIAS CONT... Turismo Rural: Conjunto de atividades turísticas no meio-rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade; Agroturismo: onde são desenvolvidas atividades complementares as atividades agrícolas, dentro da propriedade. Turismo Histórico-cultural: “Conjunto de atividades turísticas que se desenvolve em função do patrimônio histórico-cultural que permitem a observação da organização social do homem junto ao seu ambiente, retratando seus usos e costumes, tanto atual como de seus antepassados;

13 ANÁLISE MULTICRITÉRIO
Surgiu nos anos 60 enquanto instrumento de apoio à decisão. Através desta técnica podem ser adicionados diversos critérios em uma situação complexa. O método destina-se a auxiliar gestores a integrar diferentes opções nas suas ações. A avaliação multicritério pode ser organizada com vista a produzir uma conclusão sintética simples no final da avaliação. A análise multicritério é similar às técnicas adotadas no campo do desenvolvimento organizacional ou gestão de sistemas de informação. O objetivo da técnica consiste em estruturar e combinar as diferentes análises a ter em consideração no processo de tomada de decisão.

14 VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS
POPULAÇÃO RENDA EDUCAÇÃO SANEAMENTO Abastecimento de água Média Rendimentos Média Anos de Estudo % Moradores Densidade Demográfica Esgoto Renda/SalMin Destino do Lixo Moradores/área Média Saneamento (rede geral ou serviço de limpeza)

15 VARIÁVEIS SOCIOECONÔMICAS
SANEAMENTO Destino do Lixo Abastecimento de água Esgoto Domicílios Particulares Permanentes Rede Geral Rede Geral Serviço Limpeza Poço ou Nascente Fossa Séptica Caçamba SUM ServLimpeza e caçamba SUM RedeGeralPoçoNasc SUM RedeGeralPFossaSeptica Perc. AbastAgua Perc. Esgoto Perc. Lixo Infraestrutura em saneamento

16 VÁRIÁVEIS MEIO FÍSICO Pontos Relevantes Faixas de Altitude Uso do solo
Acessibilidade

17 CÁLCULO

18 AVALIAÇÃO DA VOCAÇÃO TURÍSTICA
Aspectos Naturais Aspectos Artificiais Aspectos Sociais Predomínio Elementos Artificiais na Paisagem Condições saneamento Predomínio Elementos Naturais na Paisagem Densidade Demográfica Raridade para elemento Artificial Raridade para elemento paisagístico Distribuição de renda Presença de atividade turística na paisagem Escolarização Complexidade Topográfica Particularidades Negativas na paisagem Particularidades Positivas na paisagem VOCAÇÃO TURÍSTICA

19 AVALIAÇÃO DA PAISAGEM

20 ANÁLISE QUALITATIVA View DOC A análise da vocação turística do setor vai ocorrer com base no panorama apresentados pelos indicadores através dos percentuais e índices dispostos nas fichas metodológicas. Para facilitar a compreensão, dividiu-se a análise qualitativa em três etapas: aspectos sociais, aspectos naturais e aspectos artificiais, e, por fim, a qualificação do tipo de turismo para o setor. Ex: Se um setor apresenta um elevado percentual de Floresta e baixo percentual de pontos relevantes, infra-estrutura de saneamento, significa que este setor tem vocação para desenvolver turismo de ecológico. Por outro lado, se um outro setor apresenta elevados percentuais de concentração populacional, de pontos relevantes de comércio, serviços e turismo, com grande número de edificações históricas, boa infra-estrutura em saneamento e acessibilidade, significa que este setor tem maior propensão a desenvolver vocação para o turismo histórico-cultural.

21 MAPA DA VOCAÇÃO TURÍSTICA

22 DEMONSTRAÇÃO

23 CONCLUSÃO A atividade rural deve ter como objetivo a sustentabilidade, ou seja, administrar os ambientes, os recursos e as comunidades receptoras, conciliando as necessidades econômicas e sociais preservando a integridade cultural. Deve também proporcionar a distribuição eqüitativa dos benefícios da atividade entre a comunidade e os visitantes, gerando aumento do nível de bem- estar para ambos (RUSCHMANN apud Fialho, 2000)”.

24 Obrigado

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