A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA PROFESSORA ROSE- CURSO DESAFIO MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA PROFESSORA ROSE- CURSO DESAFIO APRESENTAÇÃO II MEMÓRIAS DE UM SARGENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA PROFESSORA ROSE- CURSO DESAFIO MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA PROFESSORA ROSE- CURSO DESAFIO APRESENTAÇÃO II MEMÓRIAS DE UM SARGENTO."— Transcrição da apresentação:

1

2 MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA PROFESSORA ROSE- CURSO DESAFIO MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA PROFESSORA ROSE- CURSO DESAFIO APRESENTAÇÃO II MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

3  PERSONAGENS PRINCIPAIS

4 Leonardo  De menino traquinas, sempre pronto para fazer travessuras e vingar-se de quem não o suportava, passa a sargento de milícias, posto de grande responsabilidade, o que caracteriza a trajetória desordenada e contraditória de um personagem que não controla o meio em que se envolve e vai, pelo contrário, deixando-se levar por ele. Leonardo é, indiscutivelmente, a figura central do enredo, apesar de muitas vezes ser ofuscado pela ação de outros personagens

5 Leonardo-Pataca  Tendo conseguido chegar a meirinho, o que lhe garante uma vida de ócio, Leonardo-Pataca é apresentado como o infeliz que é perseguido sempre pela má sorte na vida pessoal, má sorte que, na verdade, é resultado da pouca inteligência e do excesso de sentimentalismo amoroso. Mas a velhice o acalma e, afinal, encontra a paz ao lado de Chiquinha.

6 A comadre  Como parteira, a comadre faz uso da influência e das informações que obtém no exercício de sua profissão para organizar o mundo segundo interesses. Nem sempre é bem-sucedida, mas a sorte a favorece e consegue ver o afilhado bem casado e na posição de sargento

7 O compadre  De bom coração, apesar do famoso arranjei-me, o compadre, o compadre afeiçoa-se a Leonardo, no qual parece identificar-se, pois também fora um menino abandonado que tivera que enfrentar a vida sozinho. Não vive o suficiente para ver o final feliz do afilhado.

8 Vidigal  O terror dos malandros e vagabundos, 'o rei absoluto, o árbitro supremo' e o distribuidor dos castigos em uma sociedade em que a polícia ainda não estava organizada, o major é visto de forma simpática, principalmente porque termina sendo uma peça fundamental para que o destino de Leonardo, o herói central, se encerre de forma favorável.

9 Vidinha  A 'mulatinha de 18 a 20 anos...de lábios grossos e úmidos' é o primeiro personagem da ficção brasileira que aparece o estereótipo da mulata sensual que enlouquece os homens com sua vida e sem compromissos.


Carregar ppt "MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA PROFESSORA ROSE- CURSO DESAFIO MANUEL ANTÔNIO DE ALMEIDA PROFESSORA ROSE- CURSO DESAFIO APRESENTAÇÃO II MEMÓRIAS DE UM SARGENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google