A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Efabiopablo.wordpress.com Curso de História Prof. Fabio Pablo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Efabiopablo.wordpress.com Curso de História Prof. Fabio Pablo."— Transcrição da apresentação:

1 efabiopablo.wordpress.com Curso de História Prof. Fabio Pablo

2 e.fabiopablo | blog Curso de História Prof. Fabio Pablo #R ENASCIMENTO  Marco Polo. Multimídia #Filmes  Poder e Luxúria  A vida de Leonardo da Vinci  Lutero  Marco Polo Recomendo! O humanismo e o Renascimento Cultural Conteúdo A arte renascentista e o mecenato A Revolução Científica #Conceito O Renascimento foi um movimento artístico, científico e cultural que se desenvolveu entre os séculos XIV e XVI na Europa Ocidental. A base desse movimento foi o humanismo, movimento intelectual que expressava as mudanças políticas, econômicas e sociais da Europa do final da Idade Média.

3 A criação do homem (Michelangelo) Curso de História Prof. Fabio Pablo #R ENASCIMENTO “O homem é o modelo do mundo” - Leonardo da Vinci ( )

4 O humanismo e o Renascimento Cultural Curso de História Prof. Fabio Pablo #R ENASCIMENTO  O termo Renascimento refere-se ao movimento artístico, científico e cultural que se desenvolveu entre os séculos XIV e XVI na Europa Ocidental. Nele, a tradição e os estudos clássicos (da Grécia e de Roma) foram revalorizados e se tornaram predominantes.  O Renascimento não significou o retorno de uma arte ou um pensamento que havia desaparecido com o surgimento da sociedade medieval. Durante a Idade Média, livros de pensadores clássicos foram preservados e continuaram a ser lidos, principalmente nos mosteiros. #Significado do termo #O crescimento das cidades  O Renascimento começou a ser gestado nos séculos XII e XIII, quando houve um fortalecimento das atividades comerciais e o crescimento das cidades, principalmente na região de Flandres, na atual Bélgica, e na Itália. Esses fatores geraram uma mudança nos valores e nas práticas do mundo medieval.

5 O humanismo e o Renascimento Cultural Curso de História Prof. Fabio Pablo #R ENASCIMENTO  A partir do século XII, o modo de vida orientado fortemente pela religião e seu conservadorismo foi sendo substituído pela lógica do comércio, pela ética burguesa (acumulação de riquezas no lucro) e pela busca por inovação. #O crescimento do comércio #Racionalismo e Antropocentrismo  Os artistas, cientistas e intelectuais identificados com o Renascimento eram otimistas em relação ao futuro da humanidade e consideravam que tudo poderia ser explicado racionalmente. O homem foi, então, valorizado por ser dotado de razão. #Universalismo  O uso do latim, a impressão de livros e a circulação dos humanistas por várias cidades de diferentes países possibilitaram a difusão do Renascimento por grande parte da Europa. Com ele, surgiu o ideal do homem universal, completo, multifacetado, cujo objetivo era desenvolver harmonicamente todas as características da sua personalidade.  O homem universal deveria ter cultura e erudição, conhecer a língua e a literatura da antiguidade, as artes e as ciências, mas também deveria ser hábil no mundo prático, contribuindo com a vida de sua cidade.

6 A arte renascentista e o mecenato Curso de História Prof. Fabio Pablo #R ENASCIMENTO  As artes plásticas representaram o campo privilegiado do Renascimento, pois trouxeram inovações, invenções e aperfeiçoamentos técnicos. #As artes plásticas #O mecenato  O desenvolvimento da arte deveu-se muito aos mecenas, burgueses ricos que tinham conquistado poder político e econômico e que buscavam projeção social por meio da arte, difundindo o modo de vida e os valores burgueses.  O mecenato também foi utilizado pela Igreja Católica, cujo principal exemplo foi a relação entre o papa Júlio II e Michelangelo. Principais representantes do Renascimento Artístico Italiano e suas principais obras #Giotto di Bondone | O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final - #Michelangelo Buonarroti | Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina - #Rafael Sanzio | pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus). #Leonardo da Vinci | Mona Lisa, Última Ceia - #Sandro Botticelli | O nascimento de Vênus e Primavera - #Tintoretto | Paraíso e Última Ceia - #Veronese | A batalha de Lepanto e São Jerônimo no Deserto - #Ticiano | O imperador Carlos V em Muhlberg de 1548.

7 A Revolução Científica Curso de História Prof. Fabio Pablo #R ENASCIMENTO  Entre os séculos XVI e XVII, uma série de descobertas, experiências científicas e reflexões filosóficas mudaram radicalmente a compreensão que o homem tinha do mundo.  A Revolução Científica caracterizou-se por colocar a ciência e a razão como valores dominantes no lugar da religião e da fé.  Com essa nova concepção, o geocentrismo (a Terra no centro do universo), defendido pela Igreja, foi contraposto pelo heliocentrismo (o Sol no centro do universo), sustentado pelo cientista polonês Nicolau Copérnico. O italiano Galileu Galilei e o alemão Johannes Kepler são alguns dos grandes nomes da ciência desse período.  A ciência, vista como investigação racional das leis da natureza, ganhou autonomia e deixou de se subordinar à religião. Por suas ideias contradizerem os dogmas da religião, muitos cientistas e intelectuais foram perseguidos pela Igreja Católica. #A predominância da Ciência e da Razão

8 e.fabiopablo | blog Curso de História Prof. Fabio Pablo Professor Fabio Pablo Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (SciencesPo). Coautor do livro Políticas Públicas da editora IESDE, 2009, e de diversos outros artigos e capítulos de livro. e.fabiopablo | blog Acesse o blog para download desta e de outras apresentações em diversos formatos.


Carregar ppt "Efabiopablo.wordpress.com Curso de História Prof. Fabio Pablo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google