A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Outros mecanismos de herança

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Outros mecanismos de herança"— Transcrição da apresentação:

1 Outros mecanismos de herança

2 Pleiotropia É um mecanismo genético controlador de várias características a partir da expressão de um único gene. 1 par de alelos Determina vários caracteres. Ex.: Cor da pelagem e no grau de agressividade dos camundongos

3 Interação Gênica Dois ou mais genes interagem entre si par determinar uma única característica. Vários pares de genes Determina 1 caráter

4 Interação não epistástica
Quando dois ou mais locos interagem entre si para formar o fenótipo dos indivíduos, sem que nenhum um alelo de um loco impeça a expressão dos alelos dos outros locos. Ex. : Cristas de Galináceos

5 A presença do gene E, sozinho, determina a crista ervilha.
A presença do gene R, sozinho, determina a crista rosa. Se aparecer no genótipo R? e E? há uma interação gênica e o fenótipo será de uma crista de noz. Se for homozigose recessiva (rree) será um crista simples.

6 Exemplo: Uma galinha de crista ervilha (rrEe) cruzou com um galo de crista rosa (Rree) e produz 16 pintinhos. Qual o número esperado de pintinhos que apresentarão a crista do tipo noz?

7 Interção Epistática A epistasia ocorre quando a presença de um alelo inibe a ação de outro. Epistático: Gene que “inibe”. Hipostático : Gene “inibido”.

8 Epistasia Dominante Ocorre quando o par de alelo dominante “inibe” a ação de outro par de alelo. Ex: cor do pêlo dos cães que é determinada por dois pares de genes com segregação independente: Bb e Ii.

9 O genótipo possui um gene I, a sua cor será branca
O genótipo possui um gene I, a sua cor será branca. Pois o gene I omite a manifestação da cor que é determinada pelos genes B e b, sendo que B determina a cor preta e b a cor marrom. Isso quer dizer que o gene I é epistático, em relação á B e b.  O gene i permite a manifestação da cor, porém só quando o genótipo possuir ii é que poderá manifestar a cor. 

10 EXEMPLO: Um cavalo de pelos pretos (wwBb) cruzou com um égua de pelos brancos (WwBb) Qual a probabilidade de nascer um filhote com pelagem marrom?

11 Epistasia Recessiva Ocorre quando um par de alelos recessivos “inibe” a ação de outro par de alelos Como exemplo, temos a coloração dos pêlos em ratos.

12 o gene C é responsável pela produção do pigmento preto e seu alelo c, em homozigose, não produz pigmentos (albinismo). O gene A produz pigmentos amarelos e seu alelo a, não. Assim, os ratos com o genótipo C-A- produzem simultaneamente os pigmentos pretos e amarelos, ficando com a cor acinzentado (aguti). Não existem ratos amarelos ccA-, pois cc é epistático sobre o locus A, determinando a ausência de pigmentos (albinismo).

13 Exemplo: Um camundongo macho de pelos Agutis (PpCc) cruzou com uma fêmea de pelos brancos (ppcc) e produziu 20 filhotes. Qual o número esperado de filhotes com pelos pretos?

14 Epistasia recessiva duplicada
Ocorre quando dois pares de alelos recessivos “inibem” a ação do outro par de alelo. Ex: cor da flor de ervilhas-de-cheiro. Genótipos Fenótipos A_B_ púrpura A_bb branca aaB_ aabb

15 Exemplos: Uma mulher surda( ddEe) casa-se com um homem normal (DDEe). Qual a probabilidade de nascer uma criança do sexo masculino e surda?

16 Herança Quantitativa Interação gênica, onde pares de genes somam ou acumulam seus efeitos. Ex: Seres humanos: altura, peso, cor da pele, cabelos e olhos. Em bovinos: Produção de leite. Plantas: Cor da semente, peso da semente, comprimento do caule, peso do fruto.

17 Cor da pele humana A cor da pele humana depende da síntese de melanina. Genes: N e B = melanina n e b = melanina

18 Exemplo: Um homem mulato médio (NnBb) Casou-se com uma mulher mulata escura (NNBb). Qual a probabilidade desse casal ter uma criança do sexo masculino e mulato médio?


Carregar ppt "Outros mecanismos de herança"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google