A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

... Precisamos lembrar o que é um período. PERÍODO é a frase que tem início com letra maiúscula e termina com a pontuação final (ponto final, dois pontos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "... Precisamos lembrar o que é um período. PERÍODO é a frase que tem início com letra maiúscula e termina com a pontuação final (ponto final, dois pontos,"— Transcrição da apresentação:

1

2 ... Precisamos lembrar o que é um período. PERÍODO é a frase que tem início com letra maiúscula e termina com a pontuação final (ponto final, dois pontos, ponto de exclamação, ponto de interrogação), sendo organizada em uma ou mais orações. O período que apresenta uma só forma verbal ou uma locução verbal, portanto apenas UMA ORAÇÃO, é chamado de PERÍODO SIMPLES. Por outro lado, se o período apresentar MAIS DE UMA ORAÇÃO, isto é, mais de um verbo ou de uma locução verbal, é CHAMADO DE PERÍODO COMPOSTO. O dia decorreu sem sobressalto.Você está passando do limites! Aquele cara não fede / nem cheira.Eu tomo sorvete / porque é gostoso.

3 Os períodos que apresentam mais de uma oração podem ser: Compostos por COORDENAÇÃO: quando contêm orações de funções equivalentes. Maria almoçou / e saiu. Ela chora / e depois ri. Gosto de dar carona, / mas isso pode ser perigoso. Compostos por SUBORDINAÇÃO: quando trazem orações dependentes (que exercem função sintática) umas das outras. Todos queriam / que o disco voador aparecesse. Como fiquei doente, / não fui à aula ontem. As ações são independentes umas das outras. Nos dois casos, a oração destacada, chamada subordinada, tem relação de dependência com a outra, chamada principal.

4 Como vimos anteriormente, nos períodos compostos há sempre uma ORAÇÃO PRINCIPAL, que serve de suporte para as orações subordinadas. Porém, a principal característica da oração principal é que ela carrega a ideia central a ser abordada ao longo do período. Essa ideia principal é desenvolvida pelas as orações subordinadas. Já com relação às orações subordinadas, elas podem ser classificadas como: SUBSTANTIVAS: são normalmente introduzidas pela conjunção que (às vezes, por se). Podem desenvolver função de sujeito, objetos (direto e indireto), complemento nominal, aposto e predicativo. ADJETIVAS: são geralmente introduzidas por um pronome relativo e exercem função de adjunto adnominal (adjetivo). ADVERBIAIS: são geralmente introduzidas por conjunções subordinativas e funcionam como adjunto adverbial (advérbio).

5 Seguem alguns períodos compostos por subordinação para facilitar o entendimento deste tópico gramatical. Lembre / que isso é importante! Oração Principal A oração destacada funciona como objeto direto do verbo “lembra” (quem lembra lembra algo). Portanto, é uma ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA. A televisão que eu comprei tem 29 polegadas. Oração Principal A oração destacada funciona como um adjetivo que especifica/restringe qual é a televisão mencionada. Portanto, é uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA. As pessoas ficam felizes quando o verão chega. Oração Principal A oração destacada funciona como um advérbio de tempo. Portanto, é uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADVERBIAL TEMPORAL.

6 As orações subordinadas podem não ser expandidas, isto é, não apresentarem conectivos que as introduzam. Quando isso ocorre, elas normalmente trazem uma FORMA NOMINAL DO VERBO e, pelo contexto, é possível perceber a relação que se estabelece entre a oração principal e a subordinada. As orações reduzidas podem ser classificadas em: Orações reduzidas de GERÚNDIO: são geralmente adverbiais. Orações reduzidas de PARTICÍPIO: podem ser adverbiais ou adjetivas. Orações reduzidas de INFINITIVO: podem ser adverbiais ou substantivas. Trabalhando conosco, você progredirá. = Se você trabalhar conosco,... Conj. Subord. que introduz uma Oração Subordinada Adverbial Condicional Terminada a reunião, o patrão foi embora. = Quando a reunião terminou,... É importante chegarmos cedo ao aeroporto. =... que cheguemos cedo ao aeroporto. Conj. Subord. que introduz uma Oração Subordinada Adverbial Temporal Conj. Subord. que introduz uma Oração Subordinada Substantiva Subjetiva


Carregar ppt "... Precisamos lembrar o que é um período. PERÍODO é a frase que tem início com letra maiúscula e termina com a pontuação final (ponto final, dois pontos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google