A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 5 5 Origem e Evolução do Universo Origem e Evolução do Universo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 5 5 Origem e Evolução do Universo Origem e Evolução do Universo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Módulo 5 5 Origem e Evolução do Universo Origem e Evolução do Universo

3 Movimento é relativo  Todo movimento depende de um referencial;  Procura de um modelo para explicar e fazer previsões quanto ao movimento dos planetas e estrelas;  Geocentrismo x Heliocentrismo.

4

5 GEOCENTRISMO

6 Gregos  Platão e Aristóteles  Quatro Elementos;  Nome dos planetas:  Mercúrio - Hermes - Mensageiro dos Deuses (é o com movimento mais rápido no céu)  Vênus - Afrodite - Deusa do Amor e da Beleza (é o mais luminoso, portanto o mais bonito no céu)  Marte - Ares - Deus da Guerra e da Tragédia (é o mais vermelho)  Júpiter - Zeus - Deus Supremo  Saturno - Chronos - Pai de Zeus e Deus do Tempo (é o com movimento mais lento).

7

8 e

9

10

11 Claudius Ptolomeu  83 – 161 d.C.  Consolidou o geocentrismo criando os EPICICLOS

12

13

14 HELIOCENTRISMO

15 Nicolau Copérnico  1473 – 1543 d.C.  As principais partes da teoria de Copérnico são:  Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos).  O centro do universo é perto do Sol.

16 Nicolau Copérnico  Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno, e as estrelas fixas.Mercúrio VênusTerraLuaMarteJúpiterSaturno  A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo.  A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.  O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra.

17

18

19 TYCHO BRAHE  1546 – 1601  Observações muito precisas para época;

20 Johannes Kepler  1571 – 1630  A partir das observações de Tycho mapeou as órbitas, dando provas matemáticas para o HELIOCENTRISMO!  As órbitas são elipses – a da terra é uma elipse com excentricidade quase 1;  Lei das áreas;  Quanto mais próximo do sol mais rápido o planeta se movimenta.

21 Galileu Galilei  1564 – 1642  Pai do método cientifico;  Melhorou a luneta, conseguindo um aumento de 30x  Em 1609 fez suas primeiras observações;  Publicou Sidereus Nuncius;  Foi julgado pela santa inquisição;  Passou o restante de sua vida em prisão domiciliar;

22 Observações de Galileu  Montanhas e crateras na lua;  Satélites em Júpiter;  Anéis de Saturno;  Via láctea era formada por milhares de estrelas;  As fases de Vênus.

23 Fases de Vênus

24

25

26 Isaac Newton  “Se cheguei tão longe foi por estar sobre os ombros de gigantes”  Lei da gravitação universal;

27

28 Teorias sobre a origem do Universo  Criação Divina;  Universo Eterno;  Big Bang.

29 Edwin Powell Hubble  1889 – 1953;  Descobriu que as chamadas nebulosas são galáxias fora da via láctea;  Elas se afastam uma das outras com velocidades proporcionais a distância entre elas (Lei de Hubble – Homanson);  Efeito Doppler;

30 Espectro Luminoso

31

32 Big Bang  George Gamow  Teoria da Relatividade Geral e principio cosmológico;

33

34 Estrelas: fabrica de átomos!  Primeiros átomos a serem criados no Big Bang: Hidrogênio e Hélio;  Atração gravitacional entre os átomos formam nuvens imensas que posteriormente virarão Estrelas;  Fusão Nuclear.

35 E o fim?  Universo Eterno;  Big Freeze;  Big Crunch (Gnab Gib).

36 Origem do sistema solar!  Há 5 bilhões de anos;  Nuvem de hélio;  Uma estrela explode nas proximidades, jogando sobre a nuvem uma quantidade enorme de energia e matéria;  A nuvem começa a colapsar formando o sol e os planetas;

37


Carregar ppt "Módulo 5 5 Origem e Evolução do Universo Origem e Evolução do Universo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google