A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Pegada Carbónica” da Escola Secundária de Lagoa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Pegada Carbónica” da Escola Secundária de Lagoa."— Transcrição da apresentação:

1 “Pegada Carbónica” da Escola Secundária de Lagoa

2 A turma 11ºF, do Curso Tecnológico de Informática, desenvolveu um projecto no âmbito do Concurso “Matemática da Energia”.

3 “Este concurso lança a ideia da c onstrução de uma aplicação informática que permita calcular as emissões inerentes à actividade da escola – a sua pegada carbónica – com especial destaque para as questões relativas à eficiência energética e a mobilidade sustentável.”

4 A primeira fase do projecto consistiu na recolha de toda a informação pertinente sobre a temática referente ao concurso, logo a pesquisa inicial incidiu nos temas:  “ Pegada Carbónica” ““Eficiência Energética” ““Mobilidade Sustentável” ““Política dos 3R’s ”.

5 “Pegada Carbónica” Esta pretende ser uma medida para calcular o impacto anual que nós, seres humanos, temos no ambiente de acordo com o nosso estilo de vida habitual. Tem sido usada como indicador de sustentabilidade ambiental… logo, o ideal é que seja o mais pequena possível!

6 A medida desta pegada é feita em termos da quantidade de g ases com efeito de estufa que produzimos diariamente. Estes gases contribuem para o chamado “ Aquecimento Global ”, que está a produzir “ Alterações Climáticas ”. As alterações do clima colocam ( ou já estão a colocar) em perigo a nossa qualidade de vida e o futuro do nosso planeta.

7 Gases com efeito de estufa Entre os gases de estufa que estão a aumentar de concentração, o CO 2 (dióxido de carbono), o CH 4 (metano)e o N 2 O (óxido nitroso)são os mais importantes. O CO 2 é o gás com efeito de estufa que foi contabilizado para o cálculo da pegada carbónica da nossa escola…

8 “Pegada Carbónica” Quanto mais consumirmos, directa ou indirectamente, os nossos recursos naturais, maior será a pegada que deixaremos! E desta forma haverá “menos espaço” para todos os que no futuro vão viver no nosso planeta, Terra.

9 “Eficiência energética” Eficiência energética pode ser definida como a optimização que podemos fazer no consumo de energia. A utilização racional de energia consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético.

10 “Mobilidade Sustentável” “A mobilidade urbana sustentável pode ser definida como o resultado de um conjunto de políticas de transporte e circulação que visa proporcionar o acesso amplo e democrático ao espaço urbano, através da priorização dos modos não-motorizados e colectivos de transporte, de forma efectiva, que não gere segregações espaciais, socialmente inclusiva e ecologicamente sustentável. Baseado nas pessoas e não nos veículos.”

11 Uma estratégia de transportes pode promover a mobilidade sustentável. Por exemplo, a implementação de redes de percursos pedonais nas cidades e a criação de condições para facilitar o transporte de velocípedes nos transportes públicos pesados podem ajudar na mudança de atitudes.

12 Regra dos 3R’s ““R” de Reduzir - reduzir o que compramos, o que consumimos e o lixo que fazemos! ““R” de Reutilizar - voltar a usar, pelo menos mais uma vez, as coisas antes de as jogar fora. É só ter um pouco de imaginação e ser prático! ““R” de Reciclar - reciclar é valorizar aquilo que consideramos lixo. Permite diminuir a exploração dos recursos naturais.

13 Na segunda fase do projecto e depois de ter uma noção dos factores/parâmetros necessários para calcular a pegada carbónica, procedeu-se à pesquisa, através da Internet, dos factores de emissão de CO 2. Durante esta fase fez-se também o levantamento dos dados necessários para introduzir na calculadora: MMobilidade para a escola (através de um inquérito); CConsumo de gás ; CConsumo de electricidade; RResíduos sólidos produzidos; ÁÁrea florestada da Escola.

14 Na terceira fase, com toda a informação necessária em mãos, foi altura de iniciar a elaboração da aplicação informática (calculadora), usando o programa “Visual Basic”, de forma a se poder calcular a pegada carbónica da escola. Foram também elaboradas as instruções para o seu funcionamento. Em seguida apresentamos um vídeo que exemplifica como calcular a pegada carbónica da nossa escola.

15 A calculadora… Podes aceder ao site da Calculadora em e fazer download grátis da Aplicação.

16 Como pudeste verificar a nossa pegada é demasiado grande… emitimos cerca de 316, 7 toneladas anuais de CO 2 !! A nossa escola está a contribuir para o desgaste ambiental do planeta.

17 Temos o poder de escolher: Um planeta doente e infeliz ou um planeta saudável e Feliz?? Está nas nossas mãos, alunos, professores e funcionários. Vamos individualmente rever a nossa atitude para agir colectivamente e tentar diminuir esta marca negativa que estamos a deixar no nosso planeta!! Todos somos responsáveis e todos podemos fazer alguma coisa…

18 Que podemos então fazer? A eficiência energética, a mobilidade sustentável e a regra dos 3R´s são possíveis soluções para equilibrar o modelo de consumo que existe e para combater as alterações climáticas.

19 Aprender a utilizar de uma forma responsável a energia de que dispomos é garantir um futuro melhor para as gerações vindouras. Todos os conselhos que a seguir vamos apresentar servem para aplicar na escola e não só, podemos diminuir a nossa pegada carbónica também em casa, por exemplo.

20 Top 10 da Eficiência Energética 1- Evite ter as luzes ou os equipamentos ligados, quando não for necessário, 2- Procure utilizar os transportes colectivos nos seus trajectos diários. E, para distâncias curtas, opte por se deslocar a pé. 3- Procure calafetar as portas e janelas, e isolar paredes, tectos e pavimentos de sua casa. 4- Antes de comprar um novo equipamento verifique a etiqueta energética e opte por aquele que apresenta menor consumo de energia. 5- Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas economizadoras. Dão a mesma luz, mas poupam 80% da energia eléctrica utilizada e duram 8 vezes mais.

21 6- Desligue os equipamentos no botão, ao invés de desligar apenas no comando. Os aparelhos em modo stand-by continuam a gastar energia. 7- Evite abrir desnecessariamente a porta do frigorífico e, quando o fizer, seja o mais rápido possível. 8- No Inverno, aproveite a radiação solar para aquecer a casa, através das janelas. No verão evite os ganhos solares excessivos. 9- Sempre que possível procure proceder à separação dos diferentes lixos. Contribua para a reciclagem! 10- Utilize as máquinas de lavar sempre que puder, com a carga completa e num programa de baixa temperatura.

22


Carregar ppt "“Pegada Carbónica” da Escola Secundária de Lagoa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google