A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda- corpúsculo ou dualidade matéria- energia, constitui uma propriedade básica da mecânica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda- corpúsculo ou dualidade matéria- energia, constitui uma propriedade básica da mecânica."— Transcrição da apresentação:

1

2  A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda- corpúsculo ou dualidade matéria- energia, constitui uma propriedade básica da mecânica quântica e consiste na capacidade das partículas subatômicas de se comportarem ou terem propriedades tanto de partículas como de ondas.

3

4

5  Foi enunciada pela primeira vez em 1924 pelo físico francês Louis-Victor de Broglie, que anunciou que os elétrons apresentavam características tanto ondulatórias como corpusculares, comportando-se de um ou outro modo dependendo do experimento específico. A experiência de Young (experiência da dupla fenda) de Thomas Young exemplifica de maneira sensível esta dualidade.

6

7

8  De Broglie se baseou no efeito fotoelétrico para chegar a esta conclusão, já que Albert Einstein havia concluído que os fótons que atuavam no efeito fotoelétrico eram partículas com energia E=h•f, onde f é a freqüência de onda. Einstein, concluiu desta forma que, em determinados processos, as ondas se comportam como corpúsculos. Então, de Broglie associou o inverso, ou seja, que toda a partícula se comportava como uma onda.

9  O físico francês foi capaz de relacionar o comprimento de onda com a massa da partícula, mediante a formula λ=h/m•v, onde o produto m•v representa o módulo do vetor P, ou quantidade de movimento, h é a constante de Constante_de_Planck, e 'λ', o comprimento de onda. Observando-se a fórmula verifica-se facilmente que, à medida que a massa ou sua velocidade aumenta, diminui consideravelmente o comprimento de onda.

10  Os corpos macroscópicos têm associada uma onda, porém a massa é tão grande que se pode afirmar que apresenta um comprimento de onda desprezível, porém não nula. Por isso, na hora de falar sobre partículas é muito importante considerar a dualidade, já que o comprimento de onda que possuem explica muitos de seus fenômenos.

11  Prof°: Rodrigo  Alunos:Bruno,Diego,João Rodolfo  Turma: 3 A


Carregar ppt " A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda- corpúsculo ou dualidade matéria- energia, constitui uma propriedade básica da mecânica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google