A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PORTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO CENÁRIOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO INTEGRADA DE BASES DE DADOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PORTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO CENÁRIOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO INTEGRADA DE BASES DE DADOS."— Transcrição da apresentação:

1 PORTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO CENÁRIOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO INTEGRADA DE BASES DE DADOS

2 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS BREVE HISTÓRICO – 10 ANOS DO 1º ENCONTRO Conclusões do 1º Encontro em Florianópolis/SC Inexistência de padronização na organização e informatização das Bibliotecas Necessidade de utilizar um sistema-padrão Necessidade de utilização de Vocabulário Necessidade de implantação de uma Rede de Informação de Bibliotecas Impossibilidade de realização de Indexação Cooperativa por falta de sistema-padrão Necessidade de definição de uma política de descarte Necessidade de Normalização das Publicações dos TRTs

3 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS BREVE HISTÓRICO – 10 ANOS DO 1º ENCONTRO – Eleição da Coordenação Nacional da REDIJT – Campo Grande - 24ª Região Objetivo: Definir requisitos básicos do sistema-padrão e interface WEB; criação do site da REDIJT como forma de comunicação contínua entre as Bibiliotecas 2005 – Apresentação do SIABI, do Contempory e das propostas do Biblioshop e do Pergamum – Teresina – 22ª Região Enviada Carta de Teresina ao COLEPRECOR

4 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS BREVE HISTÓRICO – 10 ANOS DO 1º ENCONTRO – SIABI adotado espontaneamente em 6 TRTs: 6ª, 7ª, 13ª, 16ª, 21ª e 22ª Regiões Carta de Fortaleza: recomenda a adoção do SIABI como sistema-padrão para os demais TRTs Enviado Projeto ao CSJT para criação da REDIJT com proposta de criação de uma Comissão de Documentação 2007 – Realização de reunião do Coordenador Nacional da REDIJT com a Assessoria de Tecnologia da Informação e de Comunicações do CSJT para implementação da REDIJT no Portal da Justiça do Trabalho. SIABI adotado em outros 7 TRTs: 4ª, 5ª, 8ª, 14ª, 18ª, 20ª e 24ª Regiões. TOTAL: 13

5 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS BREVE HISTÓRICO – 10 ANOS DO 1º ENCONTRO – SIABI adotado outros 7 TRTs: 2ª, 3ª, 9ª, 11ª, 12ª, 15ª, 17ª Regiões TRTs faltantes: 1ª, 10ª, 19ª e 23ª Regiões.

6 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS CENÁRIO ATUAL Acervo Bibliográfico 20 TRTs já estão integrados à REDIJT. O banco de dados do acervo está montado num mesmo formato baseado no SIABI e dentro dos parâmetros do CSJT – Assessoria de Tecnologia da Informação e de Comunicações O cadastramento segue o Thesaurus da Justiça do Trabalho e normas de biblioteconomia internacionais Possibilidade de realização de trabalho cooperado

7 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS CENÁRIO ATUAL Política de descarte Cada TRT tem uma diferente ou ainda não tem. Política de aquisição Cada TRT tem uma diferente ou ainda não tem. Política de Normalização das Publicações Cada TRT tem uma diferente ou ainda não tem. Classificação orçamentária do Livro: Patrimônio ou material de consumo

8 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS CENÁRIO ATUAL Biblioteca Digital BDJur como opção pronta para adesão ao modelo de Biblioteca Digital. Estrutura já existente. Custo zero para implantação.

9 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS DESAFIOS IMPLANTAÇÃO DO SIABI Acompanhar a implantação do sistema-padrão nos TRTs faltantes para consolidar esta etapa.

10 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS DESAFIOS IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇOS NO PORTAL JT TST – INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 30/2007 Art. 14. O Portal da Justiça do Trabalho (Portal - JT) é o sítio corporativo da instituição, abrangendo todos os Tribunais trabalhistas do país, gerenciado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho e operado pelo Tribunal Superior do Trabalho e pelos Tribunais Regionais do Trabalho, incluindo, entre outras funcionalidades: II - Sistemas de Pesquisa de Jurisprudência, de Legislação Trabalhista e Atos Normativos da Justiça do Trabalho, de acompanhamento processual, de acervo bibliográfico, com Banco de Dados Geral integrado pelos julgados e atos administrativos de todos os Tribunais trabalhistas do país;

11 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS DESAFIOS IMPLANTAÇÃO DA PÁGINA DA REDIJT NO PORTAL JT Acesso restrito para os bibliotecários cadastrados. Fóruns, informativos, memória dos Encontros, etc.

12 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS DESAFIOS DEFINIÇÃO DO PADRÃO DE ATENDIMENTO MÍNIMO EM CADA BIBLIOTECA Definir modelo de serviços a serem oferecidos em todas as Bibliotecas dos TRTs. Definir políticas únicas de Aquisição, de Descarte e de normalização das publicações.

13 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS DESAFIOS DEFINIÇÃO DA ESTRUTURA DA ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO EM TODOS OS TRIBUNAIS Definir uma proposta conjunta de estrutura da Área de Documentação com definição de atribuições e competências.

14 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS DESAFIOS DEFINIR UMA ESTRUTURA NA COORDENAÇÃO NACIONAL DA REDIJT Eleger responsáveis pela definição de cada proposta para implementação e acompanhamento contínuo.

15 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS PROPOSTA ESTRUTURA DA COORDENAÇÃO NACIONAL DA REDIJT Coordenador Nacional Vice-Coordenador Secretário Sub-Coordenador de Gestão do Acervo Sub-Coordenador de Gestão da Normalização Sub-Coordenador de Gestão da Biblioteca Digital

16 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS PROPOSTA ESTRUTURA DA COORDENAÇÃO NACIONAL DA REDIJT Coordenador Nacional Vice-Coordenador Secretário Atribuições: coordenação geral da REDIJT; das diretrizes para a realização dos Encontros e demais atividades da rede.

17 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS PROPOSTA ESTRUTURA DA COORDENAÇÃO NACIONAL DA REDIJT Sub-Coordenador de Gestão do Acervo Atribuições: definir políticas de aquisição e descarte; de classificação orçamentária do livro (patrimônio ou material de consumo); propor melhorias e adequações às normas técnicas de leiaute das bibliotecas; propor soluções para a manutenção e recuperação do acervo (obras raras, acervo corrente, etc)

18 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS PROPOSTA ESTRUTURA DA COORDENAÇÃO NACIONAL DA REDIJT Sub-Coordenador de Gestão da Normalização Definir normas e padrões de: catalogação e indexação; padrões de atendimento e qualidade; padrões para a publicação de obras pelos TRTs; padrões para a publicação de documentos oficiais eletrônicos. Normalização é a maneira de organizar atividades pela criação e utilização de regras e normas, elaboração, publicação e promoção do emprego destas normas e regras, visando contribuir para o desenvolvimento de uma instituição, ou seja, estabelece soluções para problemas de caráter repetitivo existentes ou potenciais..

19 PORTAL JT - CENÁRIOS E DESAFIOS PROPOSTA ESTRUTURA DA COORDENAÇÃO NACIONAL DA REDIJT Sub-Coordenador de Gestão da Biblioteca Digital Acompanhar a implantação da BDJur em todos os TRTs; Definir políticas de publicação do acervo digital Administrar o site da REDIJT no Portal da Justiça.

20 TÍTULO PERGUNTAS?

21 TÍTULO FIM Nome: FLÁVIO KRETZER – Coordenador Nacional da REDIJT Cargo: Assessor da Presidência - TRT da 12ª Região Fone: 48 –


Carregar ppt "PORTAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO CENÁRIOS E DESAFIOS PARA A GESTÃO INTEGRADA DE BASES DE DADOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google