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O QUE É AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE? AMQ é um projeto inserido no contexto da da avaliação da Atenção Básica Está dirigido ao âmbito municipal.

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2 O QUE É AVALIAÇÃO PARA MELHORIA DA QUALIDADE? AMQ é um projeto inserido no contexto da da avaliação da Atenção Básica Está dirigido ao âmbito municipal e oferece instrumentos para Gestão da Qualidade da estratégia Saúde da Família

3 Justificativa A grande expansão da estratégia Saúde da Família na última década ampliou em muito o acesso ao Sistema Único de Saúde. O desafio atual para as três esferas de gestão está centrado na melhoria da qualidade das ações e serviços prestados.

4 Ponto de Partida Avaliação enquanto um processo crítico-reflexivo permanente, que deve ser desenvolvido em co- responsabilidade pelos sujeitos da ação, como forma de subsidiar a tomada de decisão na gestão da qualidade em saúde.

5 Processo auto-avaliativo Livre adesão pelos gestores municipais Ausência de premiações ou punições financeiras ou outras relacionadas a resultados Privacidade das informações (perfil de usuário) DIRETRIZES DA PROPOSTA

6 Histórico da Elaboração 1ª etapa: Elaboração da proposta técnica e padrões preliminares Até Setembro ª etapa: Oficinas com expertos e áreas técnicas Outubro ª etapa: Elaboração dos instrumentos para avaliação da qualidade Novembro ª etapa: Validação com usuários potenciais – Teste Piloto – 25 municípios Março e Abril / ª etapa: -Publicação virtual e impressa -Implantação -Sensibilização e capacitação 4ª etapa: Pré- validação Olinda – PE e Petropólis –RJ Dezembro ª etapa: Análise da pré-validação Re-elaboração dos Instrumentos Janeiro ª etapa: Análise do Piloto; Ajuste dos instrumentos e padrões; Construção do Sistema Informatizado (maio- junho/05)

7 629 municípios habilitados (11,3 %) 134 municípios com dados inseridos no aplicativo 103 municípios finalizaram a 1ª auto-avaliação 1625 equipes cadastradas no aplicativo (6,1%) 980 equipes finalizaram a 1ª auto-avaliação (3,7%) 1600 facilitadores formados em Oficinas AMQ Momento Atual da Implantação

8 Padrões para avaliação da qualidade Padrão de Qualidade é uma referência consensuada, construída a partir da observância de parâmetros técnico-científicos, em consonância com as necessidades de saúde da população e valores culturais. O padrão é a declaração da qualidade esperada. Características dos padrões: Abrangência: proporcionar visão integral do sistema - gestão, estrutura, processo e resultado Sensibilidade: detectar fragilidades Aplicabilidade: fácil compreensão e utilização

9 Unidades de Análise Avaliação Municipal da Estratégia Saúde da Família Componente I: Gestão, Coordenação e Estrutura USF Componente II: Ações e Resultados do trabalho das Equipes

10 COMPONENTE I Componentes da avaliação da qualidade Unidade de Análise: Gestão DIMENSÕES Gestão Saúde da Família Unidade Saúde da Família (Instrumento 3) Coordenação Técnica (Instrumento 2) Desenvolvimento da Estratégia (instrumento 1)

11 COMPONENTE II Componentes da avaliação da qualidade Unidade de Análise: Equipe Saúde da Família DIMENSÕES Equipe Saúde da Família Padrões Loco-Regionais (a serem propostos) Atenção em Saúde (Instrumento 5) Consolidação do Modelo de Atenção (Instrumento 4)

12 Estágios de Qualidade para a SF Implantação e Conformidade com os princípios Melhoria da Qualidade propriamente dita

13 Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio E - Qualidade Elementar abordam elementos de estrutura e as ações mais básicas da estratégia SF

14 Exemplo Instrumento nº 2 Coordenação Técnica das Equipes Planejamento e Integração Q Elementar 2.1PBE A coordenação da AB/SF possui cronograma de visitas às USF e reuniões com as ESF. ( S ) ( N ) O cronograma é um instrumento básico na organização do trabalho da coordenação em que o acompanhamento sistemático e regular das ESF é planejado.

15 Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio D - Qualidade em Desenvolvimento abordam elementos organizacionais iniciais e o aperfeiçoamento de alguns processos de trabalho

16 Exemplo Instrumento nº 2 Coordenação Técnica das Equipes Planejamento e Integração Q Desenvolvimento 2.2PBD A coordenação da AB/SF possui plano de trabalho orientando as atividades a serem desenvolvidas. ( S ) ( N ) O padrão refere-se a um plano de trabalho estabelecendo as competências da coordenação, ações a serem desenvolvidas, prioridades, metas, prazos e responsáveis. Considerar para resposta afirmativa existência de documento redigido e atualizado bienalmente.

17 Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio C: Qualidade Consolidada abordam processos organizacionais consolidados e avaliações iniciais de cobertura e impacto das ações

18 Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio B - Qualidade Boa abordam ações de maior complexidade no cuidado e resultados mais duradouros e sustentados

19 Padrões e Estágios de Qualidade Padrões do Estágio A - Qualidade Avançada colocam-se como o horizonte a ser alcançado, com excelência na estrutura, nos processos e, principalmente, nos resultados

20 Exemplo de padrão diferenciado por porte municipal e em estágio mais elevado Q Avançada 2.8>100A A coordenação da AB/SF desenvolve iniciativas de integração e parceria com instituições acadêmicas, possibilitando a realização de produção científica no campo da Atenção Básica. ( S ) ( N ) O padrão aponta para corpo técnico com capacidade de formulação, reflexão e interação com instituições acadêmicas, promovendo a troca de conhecimentos/práticas e possibilitando a produção de conhecimento no campo. Acompanhamento das Equipes Q Desenvolvimento 2.9PBD A coordenação da AB/SF reúne-se mensalmente com as ESF. ( S ) ( N ) Estágio mais elevado com relação ao 2.1, havendo garantia de reuniões mensais dos membros da Equipe com a coordenação, com pauta e agenda.

21 Site Sistema Informatizado Materiais Impressos Recursos do projeto

22 Materiais Impressos –Documento Técnico –Cadernos de Auto-avaliação Caderno nº 1: Gestão Municipal da Saúde Caderno nº 2: Coordenação municipal SF Caderno nº 3: Unidade Saúde da Família Caderno nº 4: Equipe SF – parte I Caderno nº 5: Equipe SF – parte II Recursos do projeto

23 Materiais Impressos

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25 Etapa V Realização das Intervenções e novo momento avaliativo após 6 a 12 meses Etapas do Projeto Etapa III Momento avaliativo: A) resposta aos instrumentos B) diagnóstico C) propostas de intervenção Etapa I Reconhecimento do material como interessante e útil: ADESÃO Etapa IV digitação e validação das respostas; submissão dos questionários Etapa II Cadastramento, sensibilização e capacitação dos atores locais Tempo sugerido : 2 meses

26 2ª auto- avaliação 3ª auto- avaliação Etapa I: ADESÃO Etapa II: Capacitação Etapa III: Momento Avaliativo Etapa IV: Digitação e validação 6 meses 6 a 12 meses Tempos do projeto Intervenções para MQ Intervenções para MQ Ciclo da Melhoria da Qualidade AMQ Diagnóstico Estágios de Q 1ª auto avaliação

27 Atitude AMQ... Abertura para o novo Impulso para o aperfeiçoamento Flexibilidade para mudanças Perseverança na ação Trabalho em equipe

28 Ponto de Chegada Os resultados benéficos do AMQ dependerão radicalmente da maneira como o projeto será desenvolvido no âmbito municipal. Se utilizado de maneira vertical, autoritária ou normativa, os resultados das auto- avaliações deverão ser desconsiderados.

29 Ponto de Chegada Os gestores da saúde e os coordenadores locais do projeto, para potencializarem o AMQ, deverão criar as condições apropriadas para sua implantação, respeitando as diretrizes estabelecidas e seguindo a metodologia de aplicação recomendada.

30 Projeto Avaliação para Melhoria da Qualidade da Estratégia Saúde da Família (61) e


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