A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SÓ LEMBRANÇAS, SÓ LEMBRANÇAS...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SÓ LEMBRANÇAS, SÓ LEMBRANÇAS..."— Transcrição da apresentação:

1 SÓ LEMBRANÇAS, SÓ LEMBRANÇAS...
PROF. ALEX ROMERO SÓ LEMBRANÇAS, SÓ LEMBRANÇAS...

2 LITERATURA EM CONCEITOS
PREDOMINA A CONOTAÇÃO / PLURISSIGNIFICAÇÃO; POLISSEMIA / SENTIDO FIGURADO. FUNÇÃO ESTÉTICA: ENTRETENIMENTO. EX. ROMANTISMO FUNÇÃO LÚDICA: ARTE PELA ARTE. EX. PARNASIANISMO FUNÇÃO POLÍTICA: SOCIAL. EX. REALISMO/MODERNISMO FUNÇÃO COGNITIVA: CONHECIMENTO / VEROSSÍMIL LEITURA / LITERATURA: PRAZER; CONSCIÊNCIA CRÍTICA; VISÃO SOCIAL E HUMANA; DIÁLOGOS EM DIFERENTES TEMPOS E ESPAÇOS; AGUÇA O CONHECIMENTO.

3 Referencial / Denotativa
FUNÇÕES DA LINGUAGEM CONTEXTO Função Referencial / Denotativa CANAL Fática EMISSOR Emotiva / Expressiva MENSAGEM Poética RECEPTOR Conativa / Apelativa CÓDIGO Metalinguística INFORMAÇÃO / OBJETIVIDADE / JORNALÍSTICO FEEDBACK IMPERATIVO CONVENCER 2º PESSOA DIÁLOGO VOCABULÁRIO / ARTE/ FORMA TESTE CONOTAÇÃO 1º PESSOA SUBJETIVIDADE FEEDBACK CONCEITOS DA LÍNGUA EXPLICAÇÃO DA LINGUAGEM

4 ERA MEDIEVAL TROVADORISMO HUMANISMO
COMPOSIÇÕES ACOMPANHADAS DE MÚSICA: CANTIGAS LÍRICAS (AMOR / AMIGO) CANTIGAS SATÍRICAS (ESCÁRNIO / MALDIZER) HUMANISMO POESIA PALACIANA SEM MÚSICA (RIMA E MÉTRICA); PROSA DIDÁTICA E HISTORIOGRÁFICA; TEATRO VICENTINO: SIMPLES, CRÍTICO, ALEGÓRICO, MORALIZANTE, POPULAR.

5 CLASSICISMO – SÉCULO XVI
ERA CLÁSSICA CLASSICISMO – SÉCULO XVI CULTURA GRECO-ROMANA / UNIVERSALISMO; ANTROPOCENTRISMO / HARMONIA / EQUILÍBRIO; OBJETIVIDADE / FORMALISMO / BELEZA; MITOLOGIA / MEDIDA NOVA. Luís Vaz de CAMÕES LÍRICO: MEDIDA VELHA E NOVA (SONETOS) / CONFLITO EU X MUNDO / NEOPLATONISMO. ÉPICO: “OS LUSÍADAS” - NACIONALISMO

6 QUINHENTISMO – SÉCULO XVI
ERA COLONIAL QUINHENTISMO – SÉCULO XVI LITERATURA DE INFORMAÇÃO: DOCUMENTAL LITERATURA JESUÍTICA: RELIGIOSA BARROCO – SÉCULO XVII CONFLITOS: DEUS X HOMEM / CÉU X TERRA; DUALIDADES, BIFRONTISMO, ANGÚSTIA; CULTISMO / CONCEPTISMO / REBUSCAMENTO; GREGÓRIO (POETA) / PE. VIEIRA (SERMONISTA)

7 ARCADISMO – SÉCULO XVIII
ERA COLONIAL ARCADISMO – SÉCULO XVIII ILUMINISMO / INCONFIDÊNCIA MINEIRA; NEOCLASSICISMO / VIDA SIMPLES / HARMONIA; PASTORALISMO / BUCOLISMO / CARPE DIEM. POETAS LÍRICOS: TOMÁS A. GONZAGA / CLÁUDIO MANUEL DA COSTA / SILVA ALVARENGA; POETAS ÉPICOS: BASÍLIO DA GAMA (O URAGUAI) / FREI DE SANTA RITA DURÃO (CARAMURU).

8 ROMANTISMO – SÉCULO XIX
ERA NACIONAL ROMANTISMO – SÉCULO XIX INDEPENDÊNCIA DO BRASIL / NACIONALISMO; INDIANISMO / LINGUAGEM COLOQUIAL; SUBJETIVIDADE / EGOCENTRISMO / MORTE; ANTICLÁSSICO / TRISTEZA / MELANCOLIA; IMAGINAÇÃO / SONHO / IDEALIZAÇÃO; POESIA INDIANISTA-NACIONALISTA / POESIA DO MAL-DO-SÉCULO / POESIA CONDOREIRA.

9 ROMANTISMO – SÉCULO XIX DESTAQUE: JOSÉ DE ALENCAR
ERA NACIONAL ROMANTISMO – SÉCULO XIX ROMANCE LINEAR / FOLHETINESCO / BURGUÊS; URBANO: COSTUMES DA BURGUESIA; INDIANISTA: IDEALIZAÇÃO DA PÁTRIA; HISTÓRICO: FATOS RELEVANTES E LENDAS; REGIONALISTA: COSTUMES DO SERTÃO BRASILEIRO E LINGUAGEM TÍPICA DESTAQUE: JOSÉ DE ALENCAR

10 REALISMO / NATURALISMO – 2ª METADE DO SÉCULO XIX
ERA NACIONAL REALISMO / NATURALISMO – 2ª METADE DO SÉCULO XIX CIENTIFICISMO / SOCIALISMO X CAPITALISMO; CRÍTICA À BURGUESIA / OBJETIVIDADE; MENTALIDADE REFORMISTA DA SOCIEDADE, DO CLERO, DA ARTE / IRONIA / PESSIMISMO; ANÁLISE PSICOLÓGICA DOS REALISTAS; DETERMINISMO DOS NATURALISTAS; ROMANCES DE TESE / ZOOMORFISMO.

11 REALISMO / NATURALISMO – PRINCIPAIS AUTORES
EÇA DE QUEIRÓS: SARCASMO, CRÍTICA AO CLERO E À BURGUESIA; MACHADO DE ASSIS: IRONIA / PESSIMISMO / ANÁLISE PSICOLÓGICA E SOCIAL. ALUÍSIO DE AZEVEDO: TESES CIENTÍFICAS E CRÍTICA SOCIAL. “O MULATO”/”O CORTIÇO” RAUL POMPÉIA: ROMANCE CRÍTICO, SOCIAL, AUTOBIOGRÁFICO, IMPRESSIONISTA, FREUDIANO E TAINEANO. ”O ATENEU”

12 PARNASIANISMO – 2ª METADE DO SÉCULO XIX
ERA NACIONAL PARNASIANISMO – 2ª METADE DO SÉCULO XIX PERFEIÇÃO FORMAL (rima / métrica) Raimundo Correia: MARCAS ROMÂNTICAS E SIMBOLISTAS. Alberto Oliveira: “2º PRÍNCIPE DOS POETAS”; Olavo Bilac: “Príncipe dos poetas” TEMAS: A MITOLOGIA; A HISTÓRIA; A NATUREZA; O AMOR SENSUAL; ALGUNS POEMAS SATÍRICOS (POLÍTICOS); A PÁTRIA (HINO DA BANDEIRA).

13 PRINCIPAIS AUTORES SIMBOLISTAS
CRUZ E SOUSA: “CISNE NEGRO” Missal – Broquéis – Faróis – Últimos sonetos • Sofrimento da condição humana / Morte • Espiritualização • Sofrimento (tragédia familiar / preconceito) • Obsessão pela cor branca... Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras... ALPHONSUS DE GUIMARAENS: “SOLITÁRIO DE MARIANA” Dona mística – Kyriale – Câmara ardente • Morte da noiva / Paisagem fantasmagórica das cidades mineiras • Misticismo religioso

14 Grupo passadista (realistas, naturalistas, parnasianos e simbolistas)
PRÉ – MODERNISMO: “Ecletismo literário” “OS SERTÕES” – Euclides da Cunha “CANAÔ – Graça Aranha Grupo passadista (realistas, naturalistas, parnasianos e simbolistas) X Grupo renovador (“Redescoberta do país” de uma perspectiva crítica)

15 MODERNISMO PORTUGUÊS 1ª FASE 1915/1927 2ª FASE 1927/1940 3ª FASE
REVISTA ORPHEU: SAUDOSISMO E RENOVAÇÃO / FERNANDO PESSOA, ALMADA NEGREIROS, MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO E RONALD DE CARVALHO. 1ª FASE 1915/1927 REVISTA PRESENÇA: FILOSOFIA / ESTADO NOVO / EXISTENCIALISMO / JOSÉ RÉGIO, MIGUEL TORGA, BRANQUINHO DA FONSECA... 2ª FASE 1927/1940 GAIBÉUS – ALVES REDOL NEORREALISMO / FERNANDO NAMORA, FERREIRA E CASTRO, JOAQUIM PAÇOS D’ARCO. 3ª FASE 1940/1960 AGUSTINA BESSA LUÍS, HERBERTO HÉLDER, ANTÔNIO LOBO ANTUNES E JOSÉ SARAMAGO. CONTEMPORÂNEA 1960 / ATUALIDADE

16 MODERNISMO BRASILEIRO
1ª FASE /1930 Caráter anárquico, heroico e destruidor. Liberdade de expressão / Linguagem coloquial. Valorização poética do cotidiano. Nacionalismo / Paródias. OSWALD DE ANDRADE MÁRIO DE ANDRADE MANUEL BANDEIRA

17 N A C I O N A L I S M O ROMANTISMO MODERNISMO ● AFIRMAÇÃO DA
IDENTIDADE PÁTRIA; ● VISÃO IDEALIZADA E UFANISTA. ● POSIÇÃO CRÍTICA E IRÔNICA DA REALIDADE BRASILEIRA; ● DISCUSSÃO DA IDEIA DE PÁTRIA.

18 2ª FASE /1945 POESIA: neossimbolismo / universal / preocupação com o destino dos homens, o estar-no-mundo; Formas tradicionais e livres / Ideologia social. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE cotidiano / social metalinguagem MÁRIO QUINTANA: ironia / humor / o cotidiano musicalidade / mistério subjetiva / universal CECÍLIA MEIRELES

19 VINÍCIUS DE MORAES ( ) TEMAS E CARACTERÍSTICAS: “O poeta da paixão” - o amor místico (1ª fase) / o amor sensual (2ª fase); - o cotidiano / a denúncia social: “Operário em construção”; Neossimbolista / religiosidade / misticismo / lirismo; Retomada do soneto / Crise existencial / Coloquial; Participação na música (compositor da Bossa Nova). PRINCIPAIS TEXTOS: Soneto de Fidelidade Soneto de Separação Soneto do Amor total A Rosa de Hiroshima Orfeu da Conceição (teatro) PRINCIPAIS OBRAS: Cinco elegias Poemas, sonetos e baladas Livro de Sonetos Para viver um grande amor (crônicas e poemas)

20 ESCOLA LITERÁRIA CARACTERÍSTICAS AUTORES OBRAS MODERNISMO
(Romance de 30) 1928 –A Bagaceira José A. de Almeida Congresso regionalista do Recife (1926) ROMANCE REGIONAL sertão nordestino zona da mata Bahia: cacau/Salvador Denúncia social Neorrealismo crítico: latifúndio, seca, coronelismo, violência, corrupção, exclusão Romance Psicológico Tensões políticas e ideológicas Rio Grande do Sul GRACILIANO RAMOS Vidas Secas São Bernardo RAQUEL DE QUEIROZ O Quinze Memorial de Maria Moura JORGE AMADO Capitães da Areia Gabriela, Cravo e Canela Tieta do Agreste Dona Flor e seus Dois Maridos JOSÉ LINS DO REGO “Ciclo da Cana-de-Açúcar” ÉRICO VERÍSSIMO O Tempo e o Vento

21 3ª FASE / 2009 PROSA: intimismo, sondagem psicológica (Clarice Lispector / Lygia Fagundes Teles) Regionalismo universal / misticismo / linguagem e vocabulário inovadores (Guimarães Rosa) Contos sociais e psicológicos (Dalton Trevisan) POESIA: geração que se opõe aos modernistas de 22 / social / Concretismo / Tropicalismo / Marginal... JOÃO CABRAL DE MELO NETO: “ENGENHEIRO DA PALAVRA” FERREIRA GULLAR / ADÉLIA PRADO / ANA CRISTINA TEATRO: social e crítico (Nélson Rodrigues) / popular, irreverente, alegórico e folclórico (Ariano Suassuna)

22 ESCOLA LITERÁRIA CARACTERÍSTICAS VANGUARDAS MODERNISTAS Pós 1950
CONCRETISMO Fim do intimismo /eu lírico Geometrização; Visualização da linguagem Linguagem sintética Palavra solta (som, forma, visual, carga semântica) TROPICALISMO Iniciado em l967, a partir dos Festivais de Música Popular Brasileira da TV Record. Proposta de uma postura nacionalista crítica e de ruptura formal. Influenciados pelo Concretismo e Antropofagia.

23 3ª FASE: PÓS-MODERNISMO - TEATRO
NÉLSON RODRIGUES ( ) polêmico e sarcástico “Nem todas mulheres gostam de apanhar, só as normais” / “O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes” / “O dinheiro compra até o amor verdadeiro” / “Os homens mentiriam menos se as mulheres fizessem menos perguntas”. Vestido de Noiva / Álbum de família / Beijo no asfalto / Toda nudez será castigada / Bonitinha, mas ordinária. Um dos nossos melhores dramaturgos / cronista da realidade; Peças que provocam reações extremas como amor e ódio; Retrata o cotidiano da classe média... seus vícios, aspectos desumanos (adultério, incesto, traição, loucura, suicídio,...)

24 DIAS GOMES (1922-1999) ARIANO SUASSUNA o Dom Quixote nordestino
Cineasta / dramaturgo / autor de novelas O pagador de promessas (prêmio no Festival de Cannes e indicado ao Oscar em 1960) / O berço do herói (adaptado para Roque Santeiro ) / O bem amado (1962). Social / crítico / moralizante / polêmico / popular e simples. ARIANO SUASSUNA o Dom Quixote nordestino Auto da Compadecida / O santo e a porca (teatro) A pedra do Reino (romance) / Movimento Armorial Um estudioso e defensor da cultura popular nordestina; Aspecto moralizante / crítico / irreverência social /universal.

25 UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO / ESTUDOS CRÍTICOS SOMENTE A PARTIR DO SÉCULO XX

26 PROSA / FICÇÃO ASSIS BRASIL: “BEIRA RIO BEIRA VIDA” / SOCIAL
FRANCISCO GIL CASTELO BRANCO: “ATALIBA, O VAQUEIRO” – ROMANTISMO – 1º ROMANCE DO PIAUÍ ABDIAS NEVES: “UM MANICACA” – REAL-NATURALISMO FASE ACADÊMICA / 1º ROMANCE SOBRE TERESINA O.G. REGO DE CARVALHO: GERAÇÃO MERIDIANO / SOCIAL / OEIRAS / INTROSPECÇÃO / CONCISÃO ASSIS BRASIL: “BEIRA RIO BEIRA VIDA” / SOCIAL VANGUARDISTA / REGIONALISMO UNIVERSAL FONTES IBIAPINA: VANGUARDISTA / REGIONALISTA / SOCIAL E CRÍTICO (“PALHA DE ARROZ”) – 2º ROMANCE SOBRE TERESINA00

27 POESIA PIAUIENSE OVÍDIO SARAIVA: “POEMAS” - NEOCLASSICISMO
LEONARDO DA SENHORA DAS DORES CASTELO BRANCO: “A CRIAÇÃO UNIVERSAL” – BARROCO / “O ÍMPIO CONFUNDIDO” - ROMANTISMO HERMÍNIO CASTELO BRANCO: “LIRA SERTANEJA” – ROMANTISMO / CORDEL / COSTUMES DA COSTA E SILVA: “SANGUE” / “ZODÍACO” “PANDORA” - FASE ACADÊMICA / PREDOMINA SIMBOLISMO / FORMA PARNASIANA

28 MÁRIO FAUSTINO: “O HOMEM E SUA HORA” VANGUARDISTA / CLÁSSICO E MODERNO
H. DOBAL: “O TEMPO CONSEQUENTE” – MODERNISTA GERAÇÃO MERIDIANO / SOCIAL / ORALIDADE MÁRIO FAUSTINO: “O HOMEM E SUA HORA” VANGUARDISTA / CLÁSSICO E MODERNO TORQUATO NETO: “OS ÚLTIMAS DIAS DE PAUPÉRIA” - VANGUARDISTA / LÍRICA SOCIAL / TROPICALISMO / IRREVERÊNCIA CRÍTICA HARDI FILHO: “ESTAÇÃO 14” / “SUICÍDIO DO TEMPO” – CLIP / LÍRICA AMOROSA. GRAÇA VILHENA / PAULO MACHADO / SALGADO MARANHÃO: MIMEÓGRAFOS OU PÓS-69

29 ALGUNS REPRESENTANTES CONTEMPORÂNEOS
Salgado Maranhão (lirismo amoroso-erótico / social / cotidiano / metalinguístico – “Sol Sanguíneo”) Airton Sampaio (contista social e crítico – “Contos da terra do sol”) Graça Vilhena (contista lírico-social / poeta – “Em todo canto”) Oton Lustosa (romancista - “Vozes da ribanceira”) Anfrísio Lobão (“Mandu Ladino” – romance histórico) TEATRÓLOGOS DE DESTAQUE: JÚLIO ROMÃO (“A MENSAGEM DO SALMO”) / FRANCISCO PEREIRA DA SILVA (“RAIMUNDA PINTO SIM SENHOR”) / GOMES CAMPOS (“AUTO DO LAMPIÃO NO ALÉM”) “Canário da terra” / “O jornaleiro de gesso”


Carregar ppt "SÓ LEMBRANÇAS, SÓ LEMBRANÇAS..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google