A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."— Transcrição da apresentação:

1 Visite nosso site ! - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages

2 O que é Agricultura de Precisão ? Agricultura de precisão é uma prática agrícola na qual utiliza-se a tecnologia de informação baseada no princípio da variabilidade do solo, clima e terreno. A partir de dados específicos de áreas geograficamente referenciadas, implanta-se o processo de automação agrícola, dosando-se adubos, corretivos e defensivos. O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados no ambiente de um software de informações geográficas (SIG). O que é Geoprocessamento ? O tutorial Agricultura de Precisão com TNTmips é subdividido em 13 etapas : 1.Mapeamento dos talhões - Importação dos dados GPS 2.Criar grade de agricultura de precisão 3.Criar pontos de amostragem 4.Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem 5.Interpolação dos pontos de amostragem (Geoestatística) 6.Transferir a interpolação para a grade de agricultura de precisão 7.Criar um mapa de aplicação com taxa variável 8.Exportar o mapa de aplicação com taxa variável 9.Criar linhas de aplicação para piloto automático 10.Sensoriamento remoto e agricultura 11.Baixar uma imagem gratuita de satélite 12.Importar e visualizar uma imagem de satélite em TNTmips 13.Índices de vegetação – Criar e interpretar o NDVI

3 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Teoria Geralmente, dados sobre as lavouras são armazenados em bancos de dados como Excel, Access, Oracle, SQL Server, MySQL, PostgreSQL, DBASE, etc.... TNTmips liga dinamicamente seu banco externo de dados aos seus talhões. Uma ligação dinâmica permite a manipulação dos dados no formato nativo (em nosso exemplo Excel) com alteração automática dos dados manipulados em TNTmips. No tutorial #4, você aprende a ligar dinamicamente as informações do levantamento da amostragem de campo, no formato de uma planilha Excel, aos talhões.

4 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Os dados resultantes da amostragem de campo encontram-se em formato de planilhas de Excel. TNTmips permite a ligação dinâmica de planilhas de Excel aos vetores de TNTmips. Clique em “Importar...” para ligar as planilhas de Excel aos pontos de amostragem

5 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Primeiro Passo: Escreva a extensão do arquivo a ser importado; neste exemplo importaremos um arquivo Excel com a extensão “xls”. Primeiro Passo: Escreva a extensão do arquivo a ser importado; neste exemplo importaremos um arquivo Excel com a extensão “xls”. Segundo Passo: Clique no botão “Selecionar Arquivos”s para selecionar o arquivo a ser importado. Segundo Passo: Clique no botão “Selecionar Arquivos”s para selecionar o arquivo a ser importado.

6 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique duas vezes em seguida no arquivo para que o arquivo fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK”. Navegue até a pasta “Agricultura de Precisão”.

7 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Escolhe codificação de texto “UTF8” que é compatível com a língua portuguesa Clique na caixa “Apenas Ligar” para criar um link dinâmico entre a planilha de Excel e os pontos de amostragem em TNTmips. Um link dinâmico permite a manipulação dos dados em Excel com atualização automática das informações ligadas aos pontos de amostragem. A seguir, clique em “Importar” Primeiro, clique em “Próximo”

8 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique 2x em “Pontos de Amostragem Total” para entrar na estrutura do vetor Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

9 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique 2x em “PontoBancoDados” para entrar na estrutura do banco de dados para pontos

10 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Aceite o nome automático A seguir, clique em “OK” para concluir a importação da planilha Excel

11 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Parabéns! Você acabou de ligar dinamicamente a planilha Excel aos pontos de amostragem! Clique em “OK’ Clique em “Sair” para encerrar o processo de importação

12 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem A planilha de Excel foi ligada aos pontos de amostragem. Porém, para saber qual registro da planilha se refere à qual ponto de amostragem, precisa-se estabelecer uma relação entre um campo (coluna) da planilha e um campo chave do banco de dados dos pontos de amostragem. Primeiro, vamos criar um campo chave no banco de dados dos pontos de amostragem, usando a numeração seqüencial dos pontos de amostragem. Em um segundo passo, vamos ligar o campo da planilha com o campo chave dos pontos de amostragem. A planilha de Excel foi ligada aos pontos de amostragem. Porém, para saber qual registro da planilha se refere à qual ponto de amostragem, precisa-se estabelecer uma relação entre um campo (coluna) da planilha e um campo chave do banco de dados dos pontos de amostragem. Primeiro, vamos criar um campo chave no banco de dados dos pontos de amostragem, usando a numeração seqüencial dos pontos de amostragem. Em um segundo passo, vamos ligar o campo da planilha com o campo chave dos pontos de amostragem. Clique em “Exibição...”

13 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique no ícone “Novo” A seguir, clique em “Exibição em 2D...”

14 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique duas vezes em seguida em “Pontos de Amostragem Total” para que o arquivo fosse transferido para a área de seleção. A seguir, clique em “OK” Navegue até o arquivo de projeto “Treinamento Agricultura de Precisão com TNTmips.rvc” e entra nele, clicando 2x.

15 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem

16 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Primeiro Passo: Clique no símbolo “+” para entrar na estrutura dos pontos de amostragem.

17 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Posicione a flecha conforme mostrado na figura e clique no botão direito.

18 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique em “Tabela Nova...”

19 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique em “Definido pelo usuário” A seguir, clique em “Próximo”

20 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Digite o nome e a descrição conforme a figura. A seguir, clique em “Próximo”

21 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem A seguir, clique em “Próximo” Escolhe o tipo de ligação “Um registro por elemento, número de registros é igual ao número de elementos.

22 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique novamente em “Próximo”

23 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Primeiro clique na aba “Campo”. A seguir, clique no ícone “Adicionar Campo”.

24 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Aparece o nome padrão “Campo” na lista de campos

25 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Digite “Chave” em vez de “Campo”e pressione o botão “Enter” do seu teclado para salvar a alteração do nome Escolhe “Computado” como tipo de campo A seguir, clique em “Editar Expressão...” Clique na caixa de “Chave Primária”

26 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Primeiro, clique no ícone “Inserir Campo”

27 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Escolhe a configuração de “Elemento” / “Tabela” / “Campo” conforme a figura ao lado. Clique em “Inserir” e a seguir em “Fechar”

28 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique em “OK”

29 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique novamente em “OK” para concluir a criação da nova tabela com o campo de chave.

30 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Posicione a flecha conforme mostrado na figura e clique no botão direito.

31 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique em “Editar Relações...”

32 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique no ícone “Relacionar”

33 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Puxe de “Consulta” para “Chave” uma linha, pressionando o botão esquerdo do mouse

34 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique em “Campo”

35 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique em “ID” e a seguir em “OK”

36 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique em “OK”

37 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Parabéns! Você ligou a planilha Excel aos pontos de amostragem com reconhecimento de cada ponto! Feche a janela para encerrar o processo. Parabéns! Você ligou a planilha Excel aos pontos de amostragem com reconhecimento de cada ponto! Feche a janela para encerrar o processo.

38 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Vamos testar a ligação entre a planilha Excel e os pontos de amostragem. Clique no símbolo “+” para entrar na estrutura das tabelas ligadas aos pontos de amostragem.

39 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique na caixa da tabela “Consulta” para abrí-la

40 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem A tabela “Consulta” abre; redimensione a janela para adequá-la conforme mostrado na figura. Certifique-se, que o ícone “Mostrar Todos os Registros” esta ativado.

41 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique na caixa indicada.

42 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique no ícone “Exclusivo

43 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem O ponto (cor destacada) foi selecionado por meio da tabela. O registro com a cor destacada é ligado ao ponto selecionado.

44 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique no ícone “Desmarcar Todos” para desmarcar o ponto selecionado.

45 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique no ícone “Selecionar”.

46 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Selecione o ponto indicado

47 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem O registro com a cor destacada é ligado ao ponto selecionado.

48 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Parabéns! A planilha Excel está corretamente ligada aos pontos de amostragem. Parabéns! A planilha Excel está corretamente ligada aos pontos de amostragem. Para encerrar o processo, clique em “Exibir”

49 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem A seguir, clique em “Sair”

50 Prática 4. Ligar dinamicamente as informações aos pontos de amostragem Clique em “Sim” para encerrar a visualização dos pontos de amostragem

51 Visite nosso site para conhecer toda a série de tutoriais da Latitude 23: Soluções em Geoprocessamento Parabéns! Você concluiu o tutorial com sucesso. Continue com o próximo módulo do tutorial. Distribuidor autorizado da MicroImages


Carregar ppt "Visite nosso site ! www.latitude23.com.brwww.latitude23.com.br - Soluções em Geoprocessamento Distribuidor autorizado da MicroImages."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google