A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte (1798- 1857), sendo considerado o pai da Sociologia – provavelmente o primeiro pensador moderno. Comte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte (1798- 1857), sendo considerado o pai da Sociologia – provavelmente o primeiro pensador moderno. Comte."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte ( ), sendo considerado o pai da Sociologia – provavelmente o primeiro pensador moderno. Comte defendia a ideia de que para uma sociedade funcionar corretamente, precisa estar organizada e só assim alcançará o progresso. Seu esquema sociológico era tipicamente positivista, corrente com grande expressão no século XIX.

4 Max Weber, Émile Durkheim e Karl Marx - os três principais pensadores clássicos da sociologia

5 Na Índia, onde os casos de meninos-lobo foram relativamente numerosos, descobriram-se em 1920, duas crianças, Amala e Kamala, vivendo no meio de uma família (?) de lobos. A primeira tinha um ano e meio e veio a morrer um ano mais tarde. Kamala, de oito anos de idade, viveu até Não tinham nada de humano e seu comportamento era exatamente semelhante àquele de seus irmãos lobos.

6 Elas caminhavam de quatro, apoiando-se sobre os joelhos e cotovelos para os pequenos trajetos e sobre as mãos e os pés para os trajetos longos e rápidos. Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos.

7 Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativas e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.

8 Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinquenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos.

9 Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outras com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples”. (LEYMOND, B. Le development social de l’enfant et del’adolescent. Bruxelles: Dessart, p )

10 “O relato acima descreve um fato verídico e permite entender em que medida as características humanas dependem do convívio social. Amala e Kamala, as meninas-loba da Índia, por terem sido privadas do contato com outras pessoas, não conseguiram se humanizar: não aprenderam a se comunicar através da fala, não foram ensinadas a usar determinados utensílios, não desenvolveram processos de pensamento lógico...”  (DAVIS, Cláudia; OLIVEIRA, Zilma de. Psicologia na educação.São Paulo: Cortez: p 16-17)

11 Assim que foram resgatadas, não se separavam por nada

12 Kamala recebendo biscoitos da senhora que cuidava dela, a Sra Singh.

13 A forma que Kamala comia: como um lobo faminto.

14 Kamala arranhando o portão na tentativa de fugir

15 A primeira vez que Kamala ficou de p é Leia mais em: Amala e Kamala, as meninas-lobo -MetamorfoseDigital Amala e Kamala, as meninas-lobo -MetamorfoseDigital

16  Devido às diferentes versões, a história de Amala e Kamala tem como testemunha apenas o próprio Reverendo Singh, que as teria acolhido em sua instituição. Assim, persistem consideráveis controvérsias relacionadas com a veracidade da história.  A maioria dos cientistas consideravam Amala e Kamala crianças com limitações mentais e defeitos congênitos. O "mito" de ter sido criadas por lobos é uma antiga concepção indiana para explicar o comportamento animalesco de crianças abandonadas com defeitos congênitos e que pouco contato tiveram com seu grupo social.  A fraude foi desenvolvida para ganho financeiro


Carregar ppt "O termo Sociologia foi criado por Augusto Comte (1798- 1857), sendo considerado o pai da Sociologia – provavelmente o primeiro pensador moderno. Comte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google