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O estudante e a sociedade A sociedade, conforme Horkheimer e Adorno, é a interligação entre os indivíduos, que dependem uns dos outros na execução de.

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2 O estudante e a sociedade A sociedade, conforme Horkheimer e Adorno, é a interligação entre os indivíduos, que dependem uns dos outros na execução de suas funções.

3 Aqui se chega à ideia que vincula o jovem à sociedade. O conhecimento que ele tem de sua realidade faz parte da vida social e constitui-se em uma história. Ele aprendeu com sua família, com seus colegas, com seus professores, com os meios de comunicação, com os livros etc. Também ensinou e mudou muita coisa ao seu redor. Pense! Aquela dica de computador dada a seus pais, a modalidade de esporte em que é craque, a festa que promoveu, e assim por diante.

4 Ser estudante em uma sociedade não quer dizer apenas ser sofredor, ter de cumprir as obrigações ditadas pelos responsáveis e professores. Ser estudante em uma sociedade não quer dizer apenas ser sofredor, ter de cumprir as obrigações ditadas pelos responsáveis e professores.

5 O estudante é a possibilidade de inovação, caso esteja inserido de forma crítica na sociedade, e não apenas mais um receptor passivo das informações. Sendo ele um conhecedor dos fatos que o rodeiam, também é um transformador no momento em que converte as informações em conhecimento. Estar informado não significa ter conhecimento.

6 Exemplo: receber a informação de que haverá prova de Filosofia na semana seguinte é suficiente para realizá-la? Não! Você precisa saber mais: data, horário, conteúdo a ser cobrado, estudar e, principalmente, compreender os saberes filosóficos. Só assim você estará preparado. Caso contrário, detém apenas uma informação. Exemplo: receber a informação de que haverá prova de Filosofia na semana seguinte é suficiente para realizá-la? Não! Você precisa saber mais: data, horário, conteúdo a ser cobrado, estudar e, principalmente, compreender os saberes filosóficos. Só assim você estará preparado. Caso contrário, detém apenas uma informação.

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8 O produto dos meios de comunicação

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10 O trabalho dos meios de comunicação de massa é: a)produzir as informações (muitas vezes pensamos que a informação é uma simples reprodução); b) produzir necessidades por meio das informações. Esses são os produtos da chamada indústria cultural.

11 Como distinguir, em meio a tantos interesses, o que existe de verdade, de fantasia e de omissão nas informações transmitidas pela indústria cultural?

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13 O ser humano é um ser social

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15 Eram incapazes de permanecer em pé. Só se alimentavam de carne crua ou podre. Comiam e bebiam como os animais, lançando a cabeça para a frente e lambendo os líquidos. Na instituição onde foram recolhidas, passavam o dia acabrunhadas e prostradas numa sombra. Eram ativa e ruidosas durante a noite, procurando fugir e uivando como lobos. Nunca choravam ou riam.

16 Kamala viveu oito anos na instituição que a acolheu, humanizando-se (?) lentamente. Necessitou de seis anos para aprender a andar e, pouco antes de morrer, tinha um vocabulário de apenas cinqüenta palavras. Atitudes afetivas foram aparecendo aos poucos. Chorou pela primeira vez por ocasião da morte de Amala e se apegou lentamente às pessoas que cuidaram dela bem como às outra com as quais conviveu. Sua inteligência permitiu-lhe comunicar-se por gestos, inicialmente, e depois por palavras de um vocabulário rudimentar, aprendendo a executar ordens simples. LEYMOND, B. Le development social de lenfant et deladolescent. Bruxelles: Dessart, p

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18 Grupos e Tribos Sempre há um grupo ao qual o indivíduo pertence: família, escola, amigos, igreja etc. O homem é um ser social, por isso há vários motivos para se constituir em grupos. Música, esporte, estilo de roupa, dança, ideais, idioma e muitos outros aspectos da cultura favorecem a socialização entre as pessoas e constituição de grupos sociais.

19 Dentre os muitos motivos que levam o ser humano a reunir-se em grupo, aponta-se a necessidade de afeto, pois todos precisam receber carinho e atenção das pessoas que os rodeiam.

20 Outro aspecto que reúne as pessoas são os objetivos em comum. Exemplo: alunos que gostem de jogar vôlei aos poucos se identificam e constituem a turma do vôlei, que marca os encontros para jogar.

21 Outra razão que favorece o surgimento de grupos: semelhanças entre as pessoas comportamento, personalidade, religião, música, etnia etc. Algumas pessoas gostam de conviver com turma extrovertida, que sempre está agitando, gargalhando; outras preferem um grupo mais quieto, que opta por ouvir um som sossegado. Assim, entre os vários grupos, existem diferenças.

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25 Alguns grupos mesclam um pouco dessas características, mantendo-se entre um grupo primário e outro secundário. É o caso da escola, que se enquadra em um grupo secundário, por apresentar regras definidas e um sistema a ser seguido. A partir dessa formalidade, construímos os grupos primários dos amigos que encontramos na escola e com quem nos relacionamos de maneira informal, sem necessidade de seguir um manual do amigo para compor o grupo.

26 Os agregados sociais: multidão, público e massa Multidão: reunião de pessoas que estão juntas em um local, por acaso, para assistir a algum evento, como carnaval ou passeata. A multidão não é organizada, as pessoas não se conhecem, os indivíduos mantêm objetivos comuns e proximidade por tempo específico.

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28 Público: agrupamento de pessoas que seguem os mesmos estímulos. É espontâneo, amorfo, não se baseia no contato físico, mas na comunicação recebida pelos diversos meios de comunicação.

29 Massa: pessoas que assistem ao mesmo programa de televisão, veem o mesmo anúncio em um cartaz ou leem o mesmo jornal. A massa não emite opiniões a respeito do que vê; o público, sim.

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32 Punks = pode-se simplesmente passar por eles sem notá-los ou admirá-los, pela forma como se apresentam; também há quem fique receoso, ache tudo muito estranho ou expresse posição contrária àquele comportamento, fazendo caretas, comentários ou afastando-se rapidamente.

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