A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância Pólo Gravataí Atividade em grupo Disciplina: Desenvolvimento da Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I Professor: Paulo Francisco Slomp Atividade: 6 (em grupo) Alunas: Cristina de Siqueira da Silva Andréa Kerschner Barcellos Ione Fernandes Ana Beatriz Lima da Silveira Data: 23/05/2007

2 Um olhar... Uma luz...

3 De segunda à sexta, sempre a tarde, em torna de 12:50, chegava à escola a professora Isabel. Muito querida e admirada por todos os alunos e pais de sua classe esbanjava alegria e carinho por onde passava. De segunda à sexta, sempre a tarde, em torna de 12:50, chegava à escola a professora Isabel. Muito querida e admirada por todos os alunos e pais de sua classe esbanjava alegria e carinho por onde passava.

4 Era comum em sua classe, os alunos lhe imitarem, a maioria das meninas utilizavam o mesmo penteado da professora. Quando saia de sua sala sempre tinha um aluno para levantar e se colocar em frente ao quadro e fazer os mesmos gestos e trejeitos de Isabel. Sempre muito interessada na aprendizagem de seus alunos, logo notou que uma das meninas apresentava dificuldades e seu comportamento era estranho. Era comum em sua classe, os alunos lhe imitarem, a maioria das meninas utilizavam o mesmo penteado da professora. Quando saia de sua sala sempre tinha um aluno para levantar e se colocar em frente ao quadro e fazer os mesmos gestos e trejeitos de Isabel. Sempre muito interessada na aprendizagem de seus alunos, logo notou que uma das meninas apresentava dificuldades e seu comportamento era estranho.

5 Esta menina nunca expressava emoções mesmo que elogiada pela professora. Em relação aos colegas, derrubava o material escolar, pisava propositalmente nas mochilas, negando sempre seus atos. Quando questionada pela professora afirmava chorando que não havia sido ela. Isabel muito preocupada logo chamou os pais e então conversaram. Esta menina nunca expressava emoções mesmo que elogiada pela professora. Em relação aos colegas, derrubava o material escolar, pisava propositalmente nas mochilas, negando sempre seus atos. Quando questionada pela professora afirmava chorando que não havia sido ela. Isabel muito preocupada logo chamou os pais e então conversaram.

6 Os pais contaram que esta menina era adotiva e possuía mais quatro irmãos adotados por famílias diferentes. Segundo o que o conselho tutelar informou aos pais adotivos: a menina vinha de uma família desestruturada, onde os pais eram dependentes químicos, injetavam drogas, mantinham relações sexuais em frente as crianças e que a menina havia sido abusada sexualmente pelo próprio pai sendo estes os motivos pelo qual foram retirados do convívio com os pais verdadeiros. Os pais contaram que esta menina era adotiva e possuía mais quatro irmãos adotados por famílias diferentes. Segundo o que o conselho tutelar informou aos pais adotivos: a menina vinha de uma família desestruturada, onde os pais eram dependentes químicos, injetavam drogas, mantinham relações sexuais em frente as crianças e que a menina havia sido abusada sexualmente pelo próprio pai sendo estes os motivos pelo qual foram retirados do convívio com os pais verdadeiros.

7 Após a conversa, os pais adotivos procuraram um especialista que iniciou um tratamento psicanalítico com a menina. Gradativamente a menina apresentou progresso em sua aprendizagem e relacionamento com os colegas e professora, demonstrando sucesso em seu tratamento. Após a conversa, os pais adotivos procuraram um especialista que iniciou um tratamento psicanalítico com a menina. Gradativamente a menina apresentou progresso em sua aprendizagem e relacionamento com os colegas e professora, demonstrando sucesso em seu tratamento.

8 A professora Isabel ficou muito feliz, pois através de seu olhar interessado pode ajudar uma aluna a transpor um trauma pelo qual havia passado. Um olhar... Uma luz... Isabel... A professora Isabel ficou muito feliz, pois através de seu olhar interessado pode ajudar uma aluna a transpor um trauma pelo qual havia passado. Um olhar... Uma luz... Isabel...


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Educação Curso de Licenciatura em Pedagogia Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Modalidade a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google