A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ave “inteligente” Uma alegoria sobre resolução de problemas ... Há muitos, muitos anos, vivia na floresta, um par de aves “inteligentes”,... Vinham.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ave “inteligente” Uma alegoria sobre resolução de problemas ... Há muitos, muitos anos, vivia na floresta, um par de aves “inteligentes”,... Vinham."— Transcrição da apresentação:

1 A ave “inteligente” Uma alegoria sobre resolução de problemas ... Há muitos, muitos anos, vivia na floresta, um par de aves “inteligentes”,... Vinham pessoas de muito longe só para as avistar e contar a história aos amigos e à família...

2 O problema da ave “inteligente” Um dia, tristemente, a ave “inteligente” fêmea, chocou com uma árvore quando procurava alimento e, como consequência do choque, perdeu o instinto para fazer ninhos o que ia ser um grande problema para ela.

3 Felizmente, as notícias não eram todas más: ela agora podia pensar logicamente como um ser humano. Assim, na Primavera, quando chegou o tempo de fazer o ninho, tentou a estratégia “Big 6 Information and Problem- Solving” Mas a boa notícia é... 1.Be sure you understand the problem. Definir o problema 2.Identify sources of information. Procurar fontes de informação 3. Gather relevant information. Recolher informação 4. Select a solution. Seleccionar uma hipótese 5. Integrate the ideas into a product. Organizar as ideias (síntese) 6. EXamine the result. Avaliar o resultado

4

5 1. Be sure you understand... Certifique-se que compreende o problema... Ninho( Forte+Seguro+Abrigado+Aconchegado )  ninhada saudável de passarinhos A ave “inteligente” pensou profundamente acerca do problema...e elencou as características básicas de um ninho.

6 2. Identify Information Sources Identifique as fontes de informação Mas como planear um ninho que satisfaça estas condições? Então pensou: “Por que não ir ver como é que as outras aves constroem os seus ninhos?”

7 3. Gather Relevant Information Recolha informação relevante A ave “inteligente” estudou o ninho do corvo: observou os ramos fortes colocados numa árvore alta, longe dos predadores rasteiros. Mas, como poderia aquele feixe de ramos desatados suportar os ventos fortes?

8 3. Gather Relevant Information Recolha informação relevante Gostou dos ninhos sólidos feitos de barro da andorinha... Mas pensou: era óbvio que o barro se dissolveria se a chuva forte caísse sobre ele...

9 3. Gather Relevant Information Recolha informação relevante A atarefada “ave tecelã” impressionou-a com os seus engenhosos entrelaçados de ervas e pelos de animais. O ninho parecia suave e confortável, além de resistente.

10 4. Select the Best Ideas Seleccione as melhores ideias Ao todo, a ave inteligente” inspeccionou dez ninhos de aves diferentes e, no fim, baseou a sua solução nos ninhos do corvo, da andorinha e da “ave tecelã”. NINHO DO CORVO Y ramos fortes Y longe de predadores Y precisa de construção mais cuidada NINHO DE ANDORINHA Y barro firme Y precisa de abrigo NINHO DA “AVE TECELÔ Y suave e acolhedor Y fortemente entrelaçado Y ligado a ramos

11 5. Integrate Ideas into a Product Integre as Ideias num Produto Ela “pediu emprestadas” as técnicas do corvo, da andorinha e da ave tecelã e juntou-lhes as suas próprias ideias para obter o produto final: UM NINHO QUE SATISFAÇA AS SUAS NECESSIDADES Folhagem de abrigo Entretecido no ramo Revestimento em erva entretecida Barro a juntar os ramos Ramo alto

12 5. Integrate Ideas into a Product Integre as Ideias num Produto Para mostrar aos outros que havia “pedido emprestado” algumas ideias, juntou ao seu ninho, penas de corvo, de andorinha e de ave tecelã.

13 6. EXamine the Finished Product Examine o Produto Final Acabado o ninho, a ave “inteligente” mal podia esperar para o experi- mentar: aconchegou-se profundamente no revestimento suave e sentiu-se segura e confortável – justamen- te o que os seus pas- sarinhos iriam precisar.

14 6. EXamine the Finished Product Examine o produto final Ela sentiu-se muito satis- feita com o ninho e estava orgulhosa do modo reflec- tido que tinha utilizado para o planear e construir. Anunciou, então, ao seu companheiro que tudo estava pronto para que a sua família nascesse e fosse criada.

15 SUCESSO!!! Agora, na floresta, há muitos pares de aves inteligentes. As pessoas congratulam-- se com o facto de a primeira mãe ter sido tão boa em resolução de pro- blemas, porque só assim tinha podido ter muitas ninhadas de passarinhos com sucesso.

16 A verdadeira ave “inteligente” De facto, pode-se dizer que a primeira fêmea foi uma ave “inteligente” em dois aspectos. É capaz de dizer quais foram estes dois aspectos? FIM Produced by Brian Armour of the Redlands Independent College Acknowledgements: Mike Eisenberg and Bob Berkowitz for Big 6. Corel for the clipart used in this production.


Carregar ppt "A ave “inteligente” Uma alegoria sobre resolução de problemas ... Há muitos, muitos anos, vivia na floresta, um par de aves “inteligentes”,... Vinham."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google